O beisebol é uma paixão dos japoneses. O esporte é assistido e praticado por milhões de fãs nipônicos e o seu sucesso se estende às várias províncias do arquipélago. Neste artigo, iremos conhecer as principais equipes de beisebol do Japão.
Leia também: Beisebol - Entendendo o esporte mais popular do Japão
Índice de Conteúdo
O Koshien e as ligas industriais
Um dos eventos mais marcantes e de enorme apelo popular é o Koshien (甲子園), que além de ser o nome do estádio principal da competição, costuma ser o nome dado ao torneio nacional de beisebol do Ensino Médio (colegial). Times de jovens promessas do país inteiro disputam este torneio. O Koshien é frequentemente mencionado na cultura pop japonesa, sobretudo em animes, mangás e filmes. A audiência do evento é enorme e a competição costuma ser muito valorizada.
Além dos vários times de beisebol do colegial, há também as equipes das ligas industriais, que representam empresas famosas, como Yamaha e muitas outras.
Os times profissionais da Nippon Professional Baseball (NPB)
A liga profissional de beisebol do Japão é a Nippon Professional Baseball League (NPB), também conhecida como Puro Yakyuu (プロ野球) e existe desde 1950, embora já houvesse um torneio profissional desde 1936 (com outro nome). Atualmente, a NPB se organiza da seguinte forma:
- As equipes se dividem em duas ligas principais: A Liga do Pacífico e a Liga Central, cada uma com 6 times.
- A liga do pacífico é formada por Saitama Seibu Lions, Tohoku Rakuten Goldes Eagles, Hokkaido Nippon Ham Fighters, Orix Buffaloes, Chiba Lotte Marines e Fukuoka SoftBank Hawks.
- A liga central é composta por Hiroshima Toyo Carp, Tokyo Yakult Swallows, Chunichi Dragons, Hanshin Tigers, Yomiuri Giants e Yokohama DeNA BayStars.
- Cada equipe faz 144 partidas durante a temporada regular.
- Curiosamente, ao contrário do que acontece na MLB (Major League Baseball), pode sim ocorrer um empate em uma partida da NPB. O empate é decretado se o placar estiver igualado após 12 innings (entradas).
- Estima-se que quase 30 milhões (cerca de 27 milhões) de japoneses assistam a NPB e quase 50% (48%) tenham o beisebol como esporte preferido.
- O país conta com o melhor jogador do mundo na atualidade: Shohei Ohtani.
- Os times mais populares são: Yomiuri Giants, Hanshin Tigers e Hiroshima Carp.
- Muitos brasileiros já atuaram no beisebol japonês, como: Henrique Shigeo Tamaki, Daniel Matsumoto, Reinaldo Sato, Thyago Vieira, Felipe Natel, Vitor Ito, entre outros.
Leia também: Shohei Ohtani - O gênio do beisebol mundial
Abaixo, você poderá conhecer melhor acerca de cada uma das equipes:
Yomiuri Giants
Time da liga central que joga no estádio Tóquio Dome (東京ドーム Tōkyō Dōmu) e é amplamente considerado o maior time da história do Japão. Possui 22 títulos de Nippon Series, sendo até o momento o time com mais torneios conquistados na NPB. Possui uma enorme torcida e muitos ídolos, incluindo o lendário Sadaharu Oh, o "rei dos home runs".
Hanshin Tigers
Outra tradicionalíssima e popular equipe de beisebol. Tem 2 títulos de Nippon Series, sendo o último conquistado em 2023. A primeira vez em que a equipe venceu o torneio foi em 1985. Costuma mandar as suas partidas no Koshien Stadium, em Nishinomiya (Hyogo).
Hiroshima Carp
O Hiroshima Toyo Carp também possui um grande número de fãs no Japão. O arremessador brasileiro Shigeo Henrique Tamaki atuou durante mais de uma década no Carp. Fazem parte da liga central e possuem 3 títulos de Japan Series, um a mais que o Hanshin Tigers. Manda suas partidas no Mazda Zoom-Zoom Stadium Hiroshima, o estádio municipal de Hiroshima.
Yakult Swallows
Já contou com vários brasileiros no plantel, incluindo Daniel Matsumoto e Reinaldo Sato. Tem 5 títulos de Japan Series e seu estádio é o Meiji Jingu Stadium (明治神宮野球場 Meiji Jingu Yakyuujou), localizado em Tóquio. O mascote do time é uma andorinha ("swallow", em inglês).
Chunichi Dragons
Sediado em Nagoya, os Dragons são uma franquia antiga, fundada em 1936. Tem como característica os seus dois mascotes: um pequeno Dragão Azul (Chunichi Dragons Shaolon) e um Coala (Chunichi Dragons Doala). Acumula em sua história 2 títulos de Japan Series e seu estádio é o Vantelin Dome Nagoya バンテリンドーム ナゴヤ (Banterin Doomu Nagoya). Também faz parte da Liga Central.
Yokohama BayStars
Desde 2012, os BayStars são administrados pela empresa de serviços online DeNA, do ramo de celulares e plataformas móveis. Na sala de troféus estão 2 títulos de Japan Series (1960 e 1998), apesar de que não vencem uma novamente há 25 anos.
Sediado em Kanagawa, o time joga no Yokohama Stadium e tem como mascote um Hamster com uma estrela pintada no rosto. As cores principais são o branco e o azul.
Seibu Lions
Time onde hoje joga o brasileiro Bo Takahashi. É o segundo maior campeão da história, com 13 títulos de Japan Series. Está entre as equipes que jogam a Liga do Pacífico. Seu estádio principal é o Seibu Dome (西武ドーム), localizado em Saitama.
Tohoku Rakuten Golden Eagles
Campeão da Japan Series em apenas uma ocasião, em 2013. Brasileiros também marcaram presença na equipe, como Fernando Luciano e Shigeo Tamaki (Henrique Tamaki). A sede da equipe fica em Sendai, na província de Miyagi, onde manda suas partidas (Miyagi Baseball Stadium).
Hokkaido Nippon Ham Fighters
Representando a ilha mais ao norte do arquipélago, os Ham Fighters tem 3 Japan Series no histórico e mandam os seus confrontos no Sapporo Dome, inaugurado em 2001. O estádio é bastante peculiar, com dois campos (um de futebol e outro de beisebol), gramado móvel e um design que se assemelha a um sapo com a língua de fora (a língua seria o campo de futebol, sem cobertura).
Orix Buffaloes
Resultado da fusão do Orix BlueWave com o Osaka Kintetsu Buffaloes. Ichiro Suzuki, uma das maiores lendas do beisebol japonês, defendeu o time durante nove temporadas. A equipe, que tem um bufalo como mascote (o "buffalo bell"), já venceu a Japan Series em cinco oportunidades, sendo a última em 2022. Manda suas partidas no Kyocera Dome Osaka Stadium (Osaka Dome), um futurista estádio que tem capacidade para mais de 50 mil pessoas (51 mil).
Fukuoka SoftBank Hawks
Representante da Liga do Pacífico, foi comprado pelo grupo SoftBank em janeiro de 2005, quando passou a se chamar Fukuoka SoftBank Hawks. Anteriormente, o time chegou a se chamar Fukuoka Daiei Hawks (1988-2005) e Nankai Electric Railway Company (1938-1988). Tem 11 títulos de Japan Series e manda suas partidas no Fukuoka Dome.
Chiba Lotte Marines
O último time da Liga do Pacífico possui 4 títulos de Japan Series e tem sede na região de Chiba, onde manda seus jogos no estádio ZOZO Marine Stadium (Chiba Marines Stadium). O mascote é um pato chamado Mar-kun (マーくん). Há também o Zuu-chan (ズゥちゃん) e a Riin-Chan (リーンちゃん), a versão feminina do mascote.
Páginas úteis sobre o beisebol japonês
Para saber mais a respeito do beisebol japonês, recomendo a você que siga as seguintes páginas no Instagram: @beiseboljapones e @reidasrebatidas.