APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Gueixa – Quem realmente são? História e Curiosidades

Você sabe o que é uma gueixa? Qual a história delas no Japão? Será que são realmente prostitutas? Neste artigo fizemos um guia completo para explicar tudo sobre as gueixas de forma simples e prática. Leia abaixo curiosidades, histórias e muitas outras informações relacionadas as gueixas do Japão.

Gueixa ou Geisha [芸者] são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, dança e canto. No Japão, ser gueixa é uma condição cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição.

O próprio nome gueixa [芸者] pode ser literalmente traduzido como arte (gei - 芸) e pessoa" ou "praticante" (sha - 者), ou seja, uma artista. As gueixas também podem ser chamadas de Geiko (芸子, Geiko) ou Gueigi (芸妓, Gueigi).

Para facilitar a navegação neste artigo, preparamos um sumário:

O Que é uma gueixa? O que elas fazem?

Elas vivem em bairros conhecidos como hanamachi [花街] que significa Cidade das flores. Seus aposentos são chamados de okyia onde elas se alimentam, recebem conselhos, kimono, obis e outras ferramentas e tratamentos especiais durante seu contrato de gueixa chamado de nenki.

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades

Elas trabalham em locais chamados de Ochaya, que são as casas de chá onde elas oferecem um entretenimento que consiste em conversas, flerte, bebidas, jogos tradicionais, espetáculos musicais, canto e dança. As geishas também costumam tocar o tradicional instrumento shamisen, e também tocam outros instrumentos como flauta, koto, ko-tsuzumi e taiko.

Além disso, elas escrevem poemas, pintam imagens e compõem músicas. Elas aprendem técnicas de conversação e também jogos para entreter os convidados. Elas também precisam aprender caligrafia shodo e cerimônia do chá. Não é necessário ser bonita para se tornar uma gueixa, basta ter essas habilidades.

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades

As gueixas também são bastante misteriosas, elas tentavam ser o mais anônima possível, utilizando nomes artísticos que davam um ar de misterioso e fascinava ainda mais os clientes. Tudo nas gueixas são bastante trabalhado e delicado, desde seu penteado totalmente complexo, seu quimono, e sua maquiagem branca.

Acredita-se que uma gueixa leva cerca de 2 a 3 horas apenas para se arrumar. Atualmente, a maioria dos clientes de uma gueixa são homens mais velhos ou ricos que possuem grande admiração pela cultura japonesa. Elas transmitem a ideia de uma mulher perfeita, e fazem seus clientes se sentirem valorizados e atraentes.

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades

Gueixas são prostitutas?

Muitos ocidentais acreditam que as Gueixas são prostitutas, uma ideia completamente errônea. Ao contrario, as Gueixas foram criadas para entretenimento sem sexo, elas eram proibidas de vender sexo. Os clientes das gueixas às vezes se apaixonam e são iludidos, mas precisam cair na realidade de que nunca vai ter uma gueixa em seus braços.

As gueixas eram proibidas de se relacionar, porquê na época as prostitutas no Japão eram licenciadas e conhecidas como Oiran (花魁) cortesãs. Assim, a rotina das Gueixas eram completamente supervisionadas, elas não tinha a liberdade para fazer o que bem entendem, prostituir poderia atrapalhar os negócios das Oiran.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Alguns chegam a essa conclusão, porque nos estágios iniciais da história do Japão, existiam artistas chamadas de saburuko, muitas eram sem famílias, e acabavam se prostituindo ou ganhavam a vida entretendo a alta classe em reuniões sociais.

Com tempo surgiu a divisão entre as que faziam favores sexuais e as que trabalhavam entretendo as pessoas com dança, arte, jogos e músicas (geishas).

Não culpamos os ocidentais por criarem essas confusões, ambas Gueixas, Orians, Saburuko e outras classificações de garotas que trabalhavam nos bairros de lazer, utilizavam uma vestimenta e maquiagem parecida. Outro razão para essa conclusão, é que realmente, algumas mulheres que se tornaram Gueixa, já foram prostitutas.

Para se ter ideia, as primeiras Gueixas na verdade eram homens entretendo clientes que esperavam as cortesãs, eles eram conhecidos como “Taikomochi” ou “Houkan”. Tornar-se gueixa era uma maneira das garotas sairem do mundo da prostituição e ir para o mundo da arte.

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades

Gueixas não podem ter relacionamentos

As geisha também não podiam se envolver em relacionamentos sérios. Se resolvessem casar por exemplo, a gueixa era obrigada a se aposentar definitivamente da profissão.

Podemos comparar as gueixas com as atuais Idols japonesas, caso apareça algum escândalo de elas saírem ou se relacionarem com alguém, isso pode estragar a carreira delas e afetar os fans que são apaixonados por elas, da mesma forma, as gueixas evitam tanto relacionamentos como prostituição.

Apesar de tudo isso, existia uma prática na cerimônia chamada Mizuage, onde uma Maiko (Aprendiz) se Torna Gueixa. Nessa cerimônia, a sua virgindade era leiloada e o dinheiro era usado para promover sua estreia. Felizmente essa prática se tornou ilegal em 1959.

De qualquer forma é inegável que antigamente as pessoas procuravam esses locais para entretenimento. Tanto que eram conhecidos como "Quarteirões do Prazer" (yuukaku - 游廓).

Foram nesses locais que muitas coisas atuais da cultura japonesa surgiram, como o Kabuki que atualmente é um teatro realizado por homens, mas que antigamente era uma dança sensual.

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

O que aconteceu com as Gueixas?

As Gueixa eram bastante populares no Japão, tanto que virou até uma ocupação feminina. Elas eram conhecidas como mulheres elegantes e de alta classe. Ser uma gueixa era honroso e glamoroso, muitas delas começaram seu treinamento desde pequenas, por volta dos 3 a 5 anos, com a média de 9 anos.

As Gueixa diminuíram bastante por volta da segunda guerra mundial, isso porquê as casas de chá, bares e casas das gueixas foram forçadas a fechar, e todos os funcionários foram colocados para trabalhar em fábricas para a guerra. O país considerada o treinamento desde a infância das gueixas como trabalho infantil.

O nome geisha também perdeu seu significado, porque as prostitutas passaram a se referir como gueixas para militares americanos. Depois de um tempo as casas das gueixas foram autorizadas a serem abertas, as poucas mulheres que voltaram, decidiram rejeitar a influência ocidental e retomar as formas tradicionais de entretenimento e vida.

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades

Atualmente existem poucas gueixas no Japão em comparação com antigamente, elas podem ser encontradas na hanamachi distritos das gueixas em cidades como Kyoto.

Entrar em uma casa de chá ou restaurante que possui gueixas atualmente é algo de luxo e muito caro, ser gueixa é uma profissão bastante rentável, porém complicada e exigente.

Em 1920 existia cerca de 80.000 geishas. Em 1970 aproximadamente 17.000. E hoje em dia, estima-se cerca de mil gueixas tradicionais

Gion Matsuri - Festival das Gueixas

O Gion Matsuri é um dos o mais famosos festival do Japão, e também o mais longo - acontecendo durante todo mês de julho. Esse festival é realizado em Kyoto no distrito das gueixas Gion. No entanto, a maioria das principais atrações do festival não acontecem somente em Gion. Esse é um festival repleto de atrações.

Este festival teve origem como parte de um ritual de purificação (goryo-e) para acalmar os deuses e não acontecerem incêndios, enchentes e terremotos. Essa prática se repetia sempre que algum surto ocorria. Em 970, foi decretado como um evento anual.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

O Carro Alegórico de Yamaboko

O pico do festival são os desfiles Yamaboko em 17 de julho e 24 de julho. As ruas de Gion são reservadas para o tráfego de pedestres três dias antes. Fornecedores oferecem lanches e jogos nas ruas, e muitas pessoas frequentam esses dias vestindo o tradicional Yukata.

Os carros alegóricos na Parada de Yoiyama são divididos em dois grupos, Hoko e Yama, que são chamados de Yamaboko (ou Yamahoko). Existem 9 dos grandes Hokos (com varas compridas ou alabardas), que representam as 66 lanças usadas no ritual de purificação original, e 23 dos menores Yama, que carregam figuras em tamanho real de pessoas importantes e famosas.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Todos os carros alegóricos são decorados com bonitas tapeçarias de Nishijin (a melhor de todo o Japão) ou importados de várias partes do mundo. Além dos elementos artísticos, há muitos músicos e artistas tradicionais em cima dos carros.

Os carros alegóricos Hoko costumam ser pesados e perigosos chegando até mesmo a 12.000 kg e 25 metros de altura. Suas rodas costumam ter aproximadamente 2 metros de diâmetro. Os carros Yama costumam pesar uma tonelada e meia, e costumam ter 6 metros de altura.

O Gion Matsuri é talvez o melhor evento do Japão para os fás da gueixa e fotógrafos. Você pode encontrar as mais famosas e tradicionais Geisha, Maiko e Tayu.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Hanamachi - Distritos das Gueixas

Kyoto tem vários distritos de gueixas ou hanamachi, conhecido por suas casas de chá Ochaya. A atmosfera dos hanamachi traz você de volta a era Edo, a maioria destes distritos são preenchidos com restaurantes e atrações noturnas. Kyoto é uma cidade história e tradicional, onde se encontra os melhores Hanamachi de Gueixas de todo Japão.

A palavra Hanamachi significa Cidade Das Flores que são os distritos Gueixa, onde esta localizado os Ochaya, que são as casas de chá onde as Gueixas oferecem um entretenimento que consiste em conversas, flerte, bebidas, jogos tradicionais, espetáculos musicais, canto e dança.

As Gueixas moram em um Okiya uma Pensão onde oferece todo tratamento especial as Gueixas e elas vivem lá durante a duração do seu nenki (contrato ou carreira como uma gueixa).Agora vamos ver os 4 Maiores Hanamachi ou Distritos Gueixas da cidade de Kyoto:

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Gion - O maior destrito de gueixas do Japão

Gion é o maior e mais exclusivo bairro de gueixas do Japão. Os Ochaya em Gion são os refúgios exclusivo de indivíduos ricos no Japão. Também é comum para dignitários estrangeiros e clientes importantes que são convidados.

Para o público em geral, o melhor lugar para ver as geisha e maiko é as ruas de Gion. Muitos turistas andam pelas ruas de Gion na esperança de ver alguma, mas não é fácil. Eu mesmo não tive a chance de ver nenhuma, mas as ruas são belas para fotos.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Há também uma evolução anual de gueixa de Gion chamado Miyako Odori (dança da flor de cerejeira). É realizado a cada noite em abril no histórico No Teatro de Kaburenjo. Essa atração tem sido realizada anualmente desde 1869.

Pontocho - O distrito no rio kamogawa

Pontocho é uma rua próximo ao hanamachi de Gion, paralela ao rio, formada por lojas, casas de chá e restaurantes. Toda a arquitetura é original ao sec. XII e resistiu a destruição e modernização, ficando intocada até os dias de hoje.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Pontocho é centrada em torno de um estreito corredor de pedra que se estende por cerca de seis blocos. A área está repleta de restaurantes e uma variedade de néon iluminando a vida noturna.

A maioria dos restaurantes no lado leste do beco têm vista para o rio Kamogawa. Alguns oferecem uma plataforma de jantar sobre o rio conhecido como um kawayuka.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

 A parte de "trás" da rua fica às margens do Rio Kamo, e as sacadas dos restaurantes criam um visual bastante pitoresco. Sua chance de encontrar Gueixas ou Maiko nessa região é bastante alta. Um local para apreciar o rio a beira de um gramado que da até para jogar futebol.

Miyagawacho - Hanamichi com kabuki

Miyagawacho tem uma grande área de entretenimento ao longo das margens do rio Kamo. Além de vários Ochaya, você encontra o famoso teatro Kabuki Minamiza em Miyagawacho que às vezes apresenta performances Gueixa.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Nessa região acontece diversas performances envolvendo gueixas e maiko, você pode facilmente comprar um bilhete e assistir algum show. Um evento bastante popular é o Miyako Odori, que só funciona por algumas semanas em abril.

Miyagawacho já foi o lar de muitos teatros kabuki que ocorriam na margem do rio, existia até mesmo casas de chá que operam em barcos no rio.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Kamishichiken - o distrito da música

Kamishichiken [上七軒] significa literalmente 7 casas superiores e refere-se as sete casas de chá construídas a partir de materiais da reconstrução do Santuário Kitano na Era de Muromachi (1333-1573).

No bairro há cerca de 25 gueixas e maiko que trabalham em 10 Ochaya. As gueixas neste distrito são conhecidas pela sua excelente música. Aqui você encontra o teatro de Kamishichiken Kaburenjo e eventos como Kitano Odori.

Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Kamishichiken é um dos bairros de Gueixa mais antigos de Kyoto. Ao contrário das outras zonas que ficam no centro da cidade próxima umas as outras, essa está localizada mais longe, por isso é mais silenciosa e tem menos turistas.

Classificações e Formações das Gueixas

As crianças ou filhas que eram treinadas como gueixas eram conhecidas como hangyoku. Na época exigia um longo treinamento para se tornar gueixa e elas passavam pelos seguintes estágios:

  • Shikomi - Significa "serva";
  • Minarai - Significa "aprender observando";
  • Hangyuku - Significa meia-joia - elas recebem metade do salário de uma gueixa. (Maiko)
  • Maiko - Fase final da formação, significa "a menina que dança";
Gueixa – quem realmente são? História e curiosidades

Atualmente as mulheres podem diretamente se tornar geisha ou maiko. Uma mulher acima dos 21 anos é velha demais para se tornar maiko, então ela já se torna Gueixa.

Garotas podem se tornar aprendizes (Maiko) antes dos 18 anos. Elas fazem e aprendem tudo com sua onee-san uma gueixa experiente que serve como tutora. Ser Maiko tem suas vantagens e prestígios, elas estão no auge da feminilidade. Após 5 anos como Maiko, ou ao passar da idade elas se tornam Gueixa e lucram muito mais.

As gueixas eram autorizadas a ter um danna, um homem rico que arcava com os custos do seu treinamento. Não acontecia nenhuma troca de favores sexuais, porém em alguns casos podia estar acontecendo um romance proibido entre os dois.

Caso uma gueixa resolver casar, ela participava de uma cerimônia Hiki Iwai (comemoração da separação), assim ela deixava de ser uma gueixa e às vezes encontrava um protetor danna que lhe sustentava.

Gueixa - quem realmente são? História e curiosidades

Diferenciando Geisha de Maiko

Para diferenciar uma geisha de uma Maiko, basta olhar em seu colarinho. Uma Maiko costuma usar quimonos com cores fortes e um colarinho vermelho. Enquanto uma Gueixa costuma usar cores suaves e um colarinho branco.

Existem muitos detalhes sobre as gueixas que não foram citados. São muitas informação para apenas um artigo, por isso vamos finalizar por aqui. Recomendamos que leia também outros artigos relacionados:

Infelizmente conhecemos poucos animes ou histórias que possuem geishas ou maiko como protagonistas, mas vamos tentar mencionar algumas abaixo:

  • Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu;
  • Recomendamos também o filme memórias de uma gueixa;

Perguntas sobre Gueixas

Como as gueixas dormem?

As aprendizes levam horas fazendo o penteado e, para não desmanchá-lo, dormem sobre um tijolo de madeira (gueixas mais velhas podem usar peruca).

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?