APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

A era dos cursos online e marketing digital – Minha opinião

Se você navega bastante pela internet deve ter percebido o crescente número de propagandas no facebook sobre cursos online e eventos gratuitos. Só de japonês já existem 3 no mercado, fora a área VIP do Suki Desu que está em desenvolvimento. Vivemos na era da informática onde a maioria das pessoas passam grande parte de seu tempo em redes sociais e na internet, é normal imaginarmos o crescente Número de propostas e cursos online que aparecem.

Eu pessoalmente estou feliz com isso, porque também trabalho nessa área, mas eu fico com medo porque as coisas estão avançando de uma maneira que eu acho errada! O marketing digital está morrendo como o marketing tradicional! Os cursos online estão ficando cada vez mais defasado e muitos aparecem apenas com objetivo de ganhar dinheiro. Por isso estou escrevendo esse artigo no meu blog pessoal, para debatermos um pouco sobre esse assunto.

Tive a ideia de escrever esse artigo no meu blog pessoal depois de ter uma discussão em grupos do facebook sobre cursos de japonês online, e também depois de ver uma publicidade para o curso do viral Whindersson Nunes. Esse assunto é bastante delicado porque vivemos num ambiente com milhares de cursos online, e a maioria deles tratam do assunto de ganhar dinheiro online, o que faz muitos relutarem. só do idioma inglês existem milhares.

Muitos desses cursos não são de confiança, às vezes prometem coisas absurdas no marketing, mas na hora de fazer o curso a pessoa se sente decepcionada! Isso é prejudicial para as pessoas e também para os outros cursos que acabam tendo o nome manchado por se tratar de um curso online ou por fazer um marketing forte parecido.

É seguro ou não fazer um curso online?

Eu posso garantir que alguns cursos online são muito superiores a qualquer tipo de curso presencial. Para um curso online vender ele precisa apresentar algum tipo de atrativo ou exclusividade, ainda mais nesse mercado da internet cheio de concorrentes. Se a pessoa montar um curso de qualquer maneira, não vai conseguir lucrar, porque as plataformas de cursos online acabam oferecendo garantia ao consumidor.

Na minha opinião, a obrigação de qualquer produtor de curso online ou algo similar, é dedicar-se o máximo possível em entregar o conteúdo prometido e ainda mais que isso. Enquanto professores presenciais precisam gastar o seu dia inteiro ensinando vários alunos, um professor online só precisa encontrar uma maneira de criar as aulas uma única vez, isso era para possibilitar um conteúdo muito mais rico, infelizmente alguns professores não se dedicam nisso.

Os maiores críticos dos cursos online são aqueles que conseguem com facilidade absorver o assunto abordado no curso. Autodidatas são os que mais criticam os cursos online, porque eles conseguem com facilidade navegar em sites internacionais e estudar sozinho apenas com textos e suas próprias metodologias. A maioria daqueles que compram cursos online é porque não possuem facilidade para aprender sozinho, não sabem inglês, não tem experiência com computadores e precisa de um mentor ou impulso. Eu mesmo aprendo tudo sozinho e nunca pagaria 7.000 reais em um curso de marketing como esse tal famoso fórmula de lançamento que é responsável por esse marketing que os cursos online tem feito hoje. Eu quero falar exatamente dele agora!

O problema dos cursos online

Uma coisa que eu notei ao ir no Japão é a incrível variedade de alimentos, sabores e outras coisas. O Japão é um país capitalista, o que faz com que as pessoas sempre tentem inovar e fazer algo diferente. Infelizmente no Brasil a maioria das pessoas querem seguir a mesma fórmula e fazer igual as outras. Na verdade as pessoas sempre querem fazer o melhor, mas não acabam inovando em nada.

Se você é ligado no mundo digital deve conhecer o Erico Rocha e sua fórmula do lançamento. Eu não tenho o que criticar dele, ele realmente ensina pessoas que não sabem nada sobre internet a entrarem no mercado de cursos online. O Erico Rocha é mentor do Luiz Rafael, o criador do Programa Japonês Online que é meu grande parceiro e um curso em que eu confio muito. O grande problema é que a maioria dos que estão entrando no mercado de cursos online estão usando a mesma fórmula apresentada pelo Erico Rocha.

Você deve ter notado semana do inglês, workshop de francês e outros eventos gratuitos. A fórmula do lançamento é um marketing que eles aprenderam de como divulgar e vender o curso. E realmente ela funciona no início, mas o resultado disso pode ser catastrófico. Tem coisas bem obvias que devemos fazer na divulgação de um curso, não precisamos de nenhuma fórmula para saber disso.

O problema não está na fórmula do lançamento mas sim em como as pessoas estão aplicando ela. O que eu tenho reparado é um monte de curso igual, com a mesma proposta, com mesmo preço, com mesmo sistema de ensino e sempre com propostas tentadoras e absurdas. Pessoas inteligente já reparam isso e até ficam longe daquelas famosas páginas de captura de e-mail, webinários e outras coisas usadas para gerar possíveis clientes.

A maioria que faz a fórmula do lançamento está fazendo a mesma coisa, vestindo a mesma fantasia! Em uma festa fantasia não se destaca aquele que está diferente? Na minha opinião, quanto mais a pessoa se distanciar da manada que está o marketing hoje, melhor é para ela. Para vender cursos online a pessoa precisa ter carisma e entregar o que as pessoas gostam, escrever muitos artigos, fazer muitos vídeos e mostrar confiança para os clientes. Não existe essa de fórmula mágica! Isso está apenas deixando o mercado defasado! Claro que existem gatilhos mentais, maneiras de gerar contatos e fazer divulgações, mas isso não é nenhum segredo!

Por que eu falo de marketing se eu mesmo faço marketing?

Whindersson Nunes está usando seu carisma para tentar ensinar as pessoas algo que eu nem acredito que ele saiba. A maioria das pessoas com habilidades e destaque na internet está tentando encontrar algo para vender. Isso é necessário porque está cada vez mais difícil se sustentar apenas criando conteúdos gratuitos. Tanto que até mesmo eu estou desenvolvendo uma área de membros paga, porque quero ter condições de criar uma família e morar no Japão. Só que eu não vou entregar algo ruim para meus clientes, tanto que eu contratei alguém com mais experiencia em japonês para me ajudar nessa área.

Pra mim é perfeitamente normal eu falar sobre como o site é rentável, quais os meus projetos e como eu trabalho com eles. Não tenho nada para esconder de ninguém, você acha mesmo que as pessoas criam sites sem fins lucrativos? Às vezes trabalhar em um site é tão cansativo quanto trabalhar em uma fábrica. Isso porque o cansaço mental é maior do que o cansaço físico. Eu não estou cheio de cabelo branco aos 22 por ficar atoa, como alguns imaginam que é trabalhar online...

Não é apenas entrar no painel de administração do site e escrever um artigo por dia em 2 horas. Se apenas escrever artigos gera-se alguma grana, mas com visitas não tiro nem meio salário mínimo por mês. Quem acha que trabalhar na internet é fácil e lucrativo como alguns cursos online prometem, não caia nessa! Trabalhar na internet exige dedicação! A única vantagem é poder fazer seu próprio horário e às vezes ganhar mais que esse mísero salário brasileiro. Está cada vez mais difícil com essa manada de concorrentes, e não digo apenas de cursos mais de sites.

É quase impossível eu achar pessoas que desejam escrever pro meu site, mas toda semana alguém quer criar um site sobre animes e Japão. Alguns criam apenas por hobby, mas pela falta de experiência com sites, não consegue receber leitores. Eu acharia muito mais vantajoso escrever para um site grande como o meu! xD Bem, essa é minha opinião sobre essa crescente era de cursos online que estamos vivendo.

Eu acho que os cursos vão crescer cada vez mais! Os clientes também vão brotar cada vez mais! Não tem como esse mercado morrer, ele vai apenas crescer! Mas quem continuar seguindo a manada, vai acabar não se destacando e vai apenas perder seu tempo e afastar as pessoas de cursos online que são realmente bons. Eu quero que as pessoas saibam o que eu penso e estou fazendo! Tanto que todo conteúdo da área de membros que estou criando é visível na categoria de conteúdo vip. É assim que eu penso! Espero que tenha entendido algo... kkkkkkk

Qual sua opinião sobre esse mercado de cursos online e o marketing digital crescente hoje?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?