APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Sou um otaku? Como Identificar os diferentes tipos de otaku?

Oi, tudo bem? Você se considera um otaku? Como você sabe que é mesmo um otaku? Quais os diferentes tipos de Otaku? Para responder estas e outras perguntas este artigo foi feito, pois nele iremos aprender também a como identificar um otaku, e espero que depois de ler, você tenha uma nova visão sobre o assunto.

Acredito que a maioria das pessoas que vão ler este artigo já tem uma ideia do que significa, mas não tem uma noção específica e ampla do assunto. Como por exemplo os vários tipos de otakus que existem e não só os de animes e mangás.

Mas vamos por partes, logo começaremos com a definição literal do termo e como ele se aplica na vida das pessoas, só lembrando que o uso do termo pode variar um pouco conforme o lugar, aqui no Brasil por exemplo, o termo tem um uso diferente do uso do Japão.

Vale lembrar que também já escrevemos um longo artigo explicando o que significa Otaku e sua essência. Você pode ler clicando aqui. Temos um resumo do artigo sobre o significado de Otaku no vídeo abaixo:

A Essência de ser Otaku

Otaku é um termo japonês para pessoas com que possuem um tipo de interesse obsessivo em alguma coisa, por exemplo mangás e animes, mas também pode ser em jogos ou até mesmo coisas mais banais como armas e pescaria. Enfim, “interesses obsessivos” pode ser trocado por vício, não é correto mas também é aplicável, só não é tão elegante.

No entanto, seu uso pode ser usado também de forma pejorativo e negativo, tipo o próprio “viciado” já que a maioria das vezes é utilizado como algo para degradar. Até hoje está visão principalmente no Japão é vista como negativa, mas vem mudando devido ao número crescente de pessoas que se identificam com este termo, no mundo inteiro.

Podemos comparar este termo como outros do ocidente, que são “geek” e “nerd”, o problema é que no Japão é utilizado de uma forma mais depreciativa. No entanto, como eu já disse no começo do artigo, o termo se estende para designar fãs de qualquer tema, tópico, hobby ou forma de entretenimento em particular.

Sou um otaku? Como identificar os diferentes tipos de otaku?

Como se identifica um otaku?

Eu particularmente não sei como fazer isto sem conviver com o mesmo, afinal é a mesma coisa que tentar identificar um usuário de drogas, você não vai saber se ele não quiser que você saiba. Por exemplo, eu sou um anime otaku e nos meus círculos sociais ninguém além de meu amigo também anime otaku sabe desta informação. Deu para entender?

Mas existem aqueles que não conseguem se controlar e deixa transparecer seus interesses particulares para as pessoas ao seu redor, estes são os mais fáceis de se identificar. Mas pode haver vários outros casos diferentes, no entanto a melhor maneira de se identificar um otaku é o convívio. Um método é você perguntar para alguém próximo, tipo a mãe ou uma irmã.

Agora vamos ao dilema de muitos, como conseguir identificar o próprio vício? Para mim é muito simples, basta tentar passar algum tempo sem fazer o que gosta, no meu caso, eu logo fico transtornado se não assistir animes por mais de 3 dias, tem gente que aguenta muito mais, no entanto só quando a necessidade obriga.

Se quiser mesmo testar a si mesmo, basta tentar acessar a internet normalmente, mas sem acessar nenhum fansub ou site de streamer para assistir animes, ler mangás ou outros do tipo. Se você conseguir facilmente, parabéns você não é um otaku, mas se você não conseguir vencer a vontade, parabéns você é sim um otaku.

Sou um otaku? Como identificar os diferentes tipos de otaku?

Diferentes personalidades Otaku

Um estudo revelou que existem cinco categorias de otakus, todas são baseadas em personalidade, já que alguns tendem a ser diferente em relação ao seu vício de outros. Por exemplo, eu escondo meus interesses dos grupos sociais, mas meu amigo não esconde de ninguém, então podemos classificar em cinco, que são os seguinte:

*Eu vou dar uma abrasileirada nos termos para ficarem mais práticos.

Otaku de armário: este é aquele tipo que está preocupado com sua família e o que eles podem pensar. Ele tem interesses mais dinâmicos e é o que tem a personalidade mais madura entre tás categorias.

Otaku “marcante”: bem, não tem muito o que dizer, já que esta categoria é marcada por indivíduos que querem deixar um legado e suas marcas para serem reconhecidos. Seus interesses se voltam em campos de mecânica e negócios.

Otaku diversificado e exposto: sim, nem todos eles precisam escolher apenas uma área de interesse, e este em particular é o que mais se orgulha de sua personalidade, já que ele compartilha o máximo que pode com as outras pessoas.

Otaku extrovertido e assertivo: eu acho que os youtubers que compartilham conteúdos de animes, mangas, qualquer outro hobby, se encaixa perfeitamente nesta categoria. Eles também costumam ganhar fama promovendo seu hobby.

Otaku de revistas de fãs (fanart): é exatamente o que parece, mas fica difícil para quem não conhece as famosas obras de fãs. Sim, existe as obras que os fãs produzem de seus interesses pessoais, por exemplo, existem as fanfics e os doujinshis. Basicamente aquele otaku que acha que pode dar o seu toque pessoal.

Sou um otaku? Como identificar os diferentes tipos de otaku?

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Sou um otaku? Como identificar os diferentes tipos de otaku?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Diferentes tipos de otaku

Bem, agora vamos colocar alguns tipos para você saber que não existe apenas um tipo ou algo isolado. Existem inúmeros tipos já que qualquer hobby, formas de entretenimento particular e etc, é potencialmente uma oportunidade atrativa para pessoas que venham se tornar viciado, por exemplo, além de animes e mangás temos otakus em:

  • Pc;
  • Maid(empregadas);
  • Gamer;
  • Ti móvel;
  • Equipamento audiovisual;
  • Câmera;
  • Moda;
  • Ferroviário;
  • Militar;
  • Pescaria;
  • Cosplay;
  • Vocaloid;
  • Figures;
  • Wrestling profissional;

E vários outros que não vou citar aqui. Mas só com estes exemplos já dá para perceber que abrange várias áreas.

Você é ou não um Otaku?

Espero ter ajudado a você em alguma coisa, e só lembrando que alguns otakus não gostam que critiquem seus interesses, por isto tome muito cuidado quando for criticar alguma coisa, você pode acabar com consequências negativas.

E ajuda muito se você compartilhar sua experiência de quando se deu conta de que era um otaku, caso você seja um, e caso você tenha dúvidas basta fazer o que eu indiquei neste artigo para confirmar e depois conte o resultado.

Enfim, é tudo que este artigo pode oferecer. Caso tenha alguma dúvida, crítica, sugestão ou algo do gênero basta deixar seu comentário aí embaixo, e não se esqueça de compartilhar a página nas redes sociais. No mais, obrigado a você por ler este artigo até aqui e até o próximo, tchau.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?