APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Skincare coreano: conheça as vantagens dos produtos de beleza asiáticos

As diversas e mais distintas culturas orientais ainda são tratadas com distanciamento por parte das populações ocidentais. Entretanto, com a globalização e a possibilidade de explorar o dia a dia de outros países através de poucos cliques, acontece a troca de elementos culturais entre nações de todo o mundo. 

Mesmo quem não possui interesse particular pela cultura coreana, já se deparou com fenômenos e tendências que o país vem exportando para o restante do mundo. Esse fenômeno de exportação cultural da Coreia do Sul ficou conhecido como Onda Hallyu e vai muito além do K-pop e dos doramas. Os produtos de beleza asiáticos já são referência para a indústria de cosméticos há muitos anos por conta de sua inovação, tecnologia e matérias-primas. 

Atualmente, a rotina de skincare coreana vem chamando atenção nas redes sociais e marcas se fazem cada vez mais presentes na vida das brasileiras. Mas quais são os benefícios que diferenciam estes produtos do restante do mundo? Entenda a seguir os três principais pilares responsáveis pela popularização dos produtos de beleza e cuidados coreanos.

Ingredientes Naturais

A primeira grande diferença entre a indústria asiática e a ocidental é a aposta em ingredientes e matérias-primas 100% naturais. A cultura coreana realça a tendência da beleza natural e saudável, com peles “de porcelana”, ou glass skin, como ficou conhecida a rotina tendência criada pelas influenciadoras coreanas.

Dessa forma, os produtos de skincare são produzidos com uma taxa mínima de formuladores sintéticos e substâncias processadas que podem ser tóxicas e alergênicas para a pele. Além disso, estes cosméticos orgânicos valorizam a produção sustentável e são livres de crueldade animal, fatores muito valorizados no mercado atual.

Skincare coreano: conheça as vantagens dos produtos de beleza asiáticos

Estética clean

Como o próprio nome diz, a tendência glass skin trata-se de buscar a pele perfeita de acordo com os padrões culturais estéticos coreanos: sem manchas e poros visíveis, com viço e textura aveludada e sem elementos fortes não naturais como o uso cores extravagantes e maquiagem marcante. 

Por valorizarem esse tipo de beleza clean e natural, os coreanos foram responsáveis por desenvolver tecnologias inovadoras no mercado de beleza que buscam exatamente essa perfeição tão almejada. Esse padrão de beleza, que já era almejado também fora do ambiente asiático, foi visto como um marco alcançável através da exportação dos produtos vindos da Coreia do Sul, o que explica parte de sua rápida popularização.

Promoção e exportação de padrões de beleza

Os produtos de beleza não foram os únicos — nem os principais — produtos a serem exportados em massa da cultura coreana. A dominação da indústria cultural mundial pelos astros do K-pop, gênero de música pop coreana, produziu também grandes influenciadores de imagem e estilo de vida para os fãs dos grupos musicais. 

Através das redes sociais e de sua própria imagem, que se conforma com o padrão de beleza imposto pela cultura coreana, os ídolos propagam produtos, técnicas e rotinas de skincare, influenciando milhões de pessoas.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Skincare coreano: conheça as vantagens dos produtos de beleza asiáticos
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Como encontrar produtos coreanos?

Por terem se popularizado de forma muito rápida, muitos produtos que se tornaram parte da rotina de milhares de brasileiros já estão disponíveis para compra no Brasil. Outros que ainda não chegaram ao mercado nacional podem ser exportados com facilidade por meio de plataformas online como a Amazon.

Esse é o caso da Missha, uma das marcas de cosméticos mais famosas da Coreia do Sul. A Missha já pode ser encontrada em algumas redes de beleza presentes no Brasil, como a The Beauty Box. O produto mais vendido da marca — e um dos mais vendidos de todo o país —, Time Revolution The First Treatment Essence (em português, Revolução do Tempo: a primeira essência de tratamento), possui alta concentração de levedura que promete deixar a pele sempre elástica e equilibrar a tonalidade.

A Missha também é dona de um dos BB Creams mais amados do mundo, conhecido por sua textura única e alto nível de nutrição para a pele. Uma das especialidades coreanas é unir o skincare à maquiagem, diferente do que muitos consumidores estão acostumados. O BB Cream Missha traz cobertura leve, natural e aveludada, cobre as imperfeições e não necessita de reaplicação. Além de tudo, protege a pele dos raios UV com FPS 42. Não é à toa que é um dos cosméticos mais vendidos do mundo.

Os protetores solares asiáticos também ganharam espaço nas prateleiras das lojas brasileiras por seus altos fatores de proteção e propriedades nutritivas para a pele. Marcas como Bioré e SkinAqua, ambas originais do Japão, seguem conceitos muito similares às marcas produzidas na Coreia do Sul e já possuem alguns dos produtos de beleza mais vendidos do Brasil. 

Para os integrantes da Onda Hallyu que acompanham as tendências de beleza asiáticas, tudo começou com a popularização das máscaras faciais utilizadas pelas personalidades coreanas nas redes sociais. As máscaras de rápida absorção, com aspecto de papéis colocadas sob o rosto, são conhecidas por seu efeito lifting e se tornaram peça chave nas rotinas de skincare de diversos países.

Mesmo com tanta inovação e tecnologia, o padrão de “beleza saudável” coreano também está diretamente associado com alimentação e com os nutrientes consumidos na dieta. Muitos fatores influenciam no aspecto da pele e nem todos os componentes necessários para a saúde podem ser absorvidos por uso tópico. 

Por isso, o uso de nutrientes encapsulados, como o colágeno tipo 2 —  muito utilizado para garantir a elasticidade e viço da pele — e a hidratação por meio da alimentação também devem fazer parte da rotina de skincare. Aliados a produtos naturais de alta tecnologia como os citados acima, estes fatores podem revolucionar a saúde da pele por passos simples e pequenas mudanças no dia a dia.

É sempre importante lembrar, também, que cada pele necessita de um tipo de cuidado, nem todas as tendências positivas para um grupo de pessoas são positivas para todos. O mercado de beleza da Coreia do Sul é amplamente vasto e atende a diversas necessidades de forma orgânica, facilitando os testes, e previne contra reações alérgicas e até mesmo efeitos colaterais. 

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?