A Coreia do Sul é um país que leva muito a sério o serviço militar obrigatório. Lá não tem a opção de dispensa igual tem no Brasil e em outros países. A pessoa que não obedece a lei perde a sua liberdade por ficar em uma penitenciária. E essa época também é muito triste para os fãs pois não são abertas exceção para grupos de k-pop ou outros artistas que atingem a idade dos 30 anos.
O serviço militar começa a partir dos 20 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 30. O serviço dura até 3 anos e é um momento angustiantes para os fãs, pois muitos estão no auge da carreira e tem que dar uma pausa para cumprir com a lei do país.
Nesse artigo vamos entender mais sobre esse assunto , quais os artistas que já serviram o exército, quais medidas o governo está tomando para resolver isso e se essa lei significa o fim da carreira da banda k-pop do momento: BTS.
Como funciona o serviço militar obrigatório e qual a sua duração?
O serviço militar na Coreia do Sul se estende tanto para homens como para mulheres ao atingirem a maior idade, mas é obrigatório apenas para pessoas do sexo masculino. A lei de alistamento existe desde 1957. E o serviço não é apenas para nascidos no país sul-coreano, mas se estende para quem tem dupla nacionalidade e optou pela coreana. Também tem relação com pessoas que residem na Coreia do Sul há um bom tempo.
O obrigatoriedade militar da Coreia do Sul está entre os 4 mais rígidos do mundo, ficando atrás apenas da Coreia do Norte, Israel e Singapura. Então o homem tem o prazo de 18 a 28 anos de idade para se alistar, se não fizer isso pode ser preso. E a maneira como os presidiários são tratados lá também não são muito atrativas não! A pessoa pode passar décadas sem a sua liberdade.
A situação é tão séria que mesmo que a pessoa tenha algum problema de saúde ou físico ela deve se alistar, mas fazem um tipo de serviço não-ativo como se fosse um serviço voluntário voltado para a sociedade. Nesse caso a pessoa fica dois anos nessa modalidade de serviço.
Existem algumas exceções no caso de alistamento voltados para os coreanos que tenham diabetes, por ser uma doença que deixa a pessoa fraca, com restrição alimentar e caso ela se fira a cicatrização é bem demorada podendo agravar o problema, nesse caso a pessoa pode pedir a dispensa. Outra exceção serve para atletas olímpicos que ganharem medalha de ouro, por ser considerada uma forma de serviço ao país.
O tempo de recrutamento vai também ser de acordo com o tipo de serviço escolhido. O Povo Online mostrou a duração para cada um dos serviços militares:
Serviço não-ativo (trabalho social) – 2 anos
Serviço não-ativo (técnico industrial) – 2 anos e 10 meses
Serviço não-ativo (médicos, advogados, veterinários e pesquisadores) – 3 anos
Marinha – 1 ano e 9 meses
Exército – 1 ano e 9 meses
Exército Naval – 1 ano e 11 meses
Força Aérea – 2 anos
Artistas coreanos que vão servir o exército em breve
O coração dos fãs chega dói nesse período, embora para muitos isso não pareça ser nada de mais , mas o afastamento para o serviço militar obrigatório de determinados membros de um grupo pode fazer com a banda perca sua força com o passar do tempo.
Ah e é importante ressaltar que na Coreia do Sul a idade de uma pessoa é contada de uma maneira diferente. Quando a pessoa já nasce ela tem 1 ano, pois é levado em conta o tempo de gestação, e depois segue contagem da idade normalmente. Então eles levam em consideração a idade de lá. Alguns cantores de k-pop já estão há alguns passos de se alistarem. Vamos ver quais são.
1 – Jin (BTS)
Jin ou Kim Seok-jin (김석진) nasceu em 4 de dezembro de 1992, ele é o mais velho do grupo. Então levando em consideração a idade em coreano em dezembro ele faz 30 anos, ou seja o limite que o governo determinou para que artistas no auge do sucesso se alistassem. Jin é tenor e toca guitarra. Está na banda desde o começo em 2013.
2 – Wonho (Monsta X)
Wonho ou Lee Ho-seok (이호석) já está com 29 anos (idade coreana) e é ex-integrante da banda Monsta X da Starship Entertainment, ele entrou na banda em maio de 2015. Ele ficou no grupo até o lançamento de sua carreira solo em abril de 2020. Ele se destaca por ter um rosto muito bonito, por isso se dedica também à carreira de modelo desde 2018 para grandes marcas.
3 – Jay B (GOT 7)
Jay B ou Lim Jae-beom (임재범) completa seus 29 anos coreanos em janeiro de 2022. Sua carreira teve início em 2012, mas ele se tornou conhecido por se integrar ao grupo Got 7 formado no ano de 2014. Além de canta,r Jay B também é ator, com participação em 3 doramas e vários programas de variedades.
4 – Vernon (Seventeen)
Hansol Vernon Chwe (한솔 버논 최) tem 24 anos coreanos. Ele é rapper, cantor, compositor e dançarino do grupo Seventeen. Vernon nasceu em NY, Estados Unidos, mas aos 5 anos mudou para a Coreia do sul, portanto possui dupla nacionalidade e quando a pessoa escolhe a nacionalidade sul-coreana deve se alistar, mas caso contrário a pessoa é tratada como imigrante.
5 – Mino (Winner)
Mino é o nome artístico de Song Min-ho (송민호) o rapper, cantor e compositor tem 29 anos em coreano e é integrante do grupo Winner desde 2015. Sua carreira teve início em 2011 e até hoje ele está na ativa. O artista ganhou o prêmio de descoberta do ano em 2016.
6 – Suga (BTS)
Suga se chama Min Yoon-gi (민윤기) faz 29 anos em março de 2022. Ele está no BTS desde sua estreia em 2013, onde passou a ser mais conhecido, mas 3 anos antes ele já fazia parte de um grupo de rap.
7 – Xiumin (EXO)
Xiumin que tem como nome Kim Min-seok (김민석) ele tem 32 anos coreanos e já está servindo ao exército. Ele iniciou sua carreira em 2012 ao entrar para a banda EXO e ficou até 2019 quando teve que se ausentar para o serviço militar.
A lei BTS
O grupo BTS é uma das bandas com mais influência na Coreia do Sul. Esse grupo contribuiu muito para o fenômeno hallyu e só está crescendo e conquistando mais pessoas no mundo todo e levando seus aspectos culturais. Como a maioria dos integrantes tem quase a mesma idade, com certeza com a época de se alistarem se aproximando as pessoas não poderiam deixar de se manifestar de alguma forma.
Apesar de várias tentativas de entrar em acordo o grupo BTS ainda não conseguiu isenção do serviço militar obrigatório, o único progresso na verdade foi que o prazo estabelecido aumentou. Eles teriam até os 30 anos de idade (coreano) para se alistarem ao invés de 28. Acabou que essa medida se estendeu para todo artista sul-coreano. A Korea Music Contents Association (MCON), uma associação voltada ao desenvolvimento da indústria do K-pop, até o momento não concordou com a isenção dos artistas, mas já já é uma pauta a ser avaliada.
O que você acha dessa lei? Será que em breve eles vão conseguir isenção ou algum tipo de serviço alternativo?