APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Nekomata – O Gato Yokai Malévolo Japonês

Nekomata, um tipo de gato Yōkai que é muito contado. Onde é muitas vezes citado no folclore por meio de textos como Kaidan clássico, ensaios, etc. Estes podem ser dito como um dos mais populares Yokais.

Pensando bem, a moda com temas de gato no Japão faz muito sucesso. Assim, é lógico que essas figuras do folclore também sejam citadas. Por exemplo, Maneki-Neko, a figura do gato da sorte que é extremamente popular no Japão.

Mas enfim, o assunto deste artigo é o Nekomata. Lembrando que tem um Yokai muito semelhante a este, o Bakeneko. Então, não confunda os dois, são semelhantes, mas não são os mesmos.

Recomendamos ler também:

Nekomata e suas origens

Acredita-se que a origem desses gatos Nekomata vem da China, visto que histórias semelhantes são contadas antes mesmo da dinastia Sui do Japão.

No Japão, existem citações no Meigetsuki, escrito no início do período Kamakura, no início de Tenpuku (1233). Neste texto, há uma declaração de que um Nekomata comeu e matou várias pessoas em uma noite.

Esta é a primeira citação vista na literatura. Assim, o Nekomata foi citado como uma fera nas montanhas. No entanto, no "Meigetsuki", descreve eles com olhos de um gato, mas com um corpo grande como de um cão. Com essa descrição, muitos ficam na dúvida se trata de um felino.

Nekomata - o gato yokai malévolo japonês

Histórias sobre Nekomata

Em um texto do Tsurezuregusa, é mencionado haver também gatos de estimação que envelhecem e se transformam em yokais. Depois eles começam a sequestrar pessoas e as comem.

No período Edo e depois, geralmente se pensa que os gatos domésticos se transformariam em Nekomata à medida que envelhecem. Logo, os já mencionados Nekomata das montanhas foram interpretados como gatos que fugiram e vieram morar nas montanhas.

Justamente por esse motivo uma crença popular surgiu em cada área do Japão. As pessoas passaram a acreditar que os gatos não devem ser criados por muitos meses e anos.

No "Ansai Zuihitsu" pelo tribunal cerimonial Sadatake Ise temos outra citação. É afirmado que "um gato com vários anos terá duas caudas. Então se tornará o Yōkai chamado Nekomata".

Nekomata - o gato yokai malévolo japonês

Nekomata e suas más influências

Gatos são frequentemente associados à morte no Japão, e esse espírito em particular é frequentemente culpado. Afinal, este Yokai é mais sombrio e malévolo do que a maioria dos Bakeneko.

Diz-se que o Nekomata tem poderes de necromancia e, ao ressuscitar os mortos, os controlará com danças ritualísticas. Esses Yokai estão associados a incêndios estranhos e outras ocorrências inexplicáveis.

Quanto mais antigo, e quanto mais mal-tratado um gato foi antes de sua transformação, mais poder o Yokai iria ter.

Nekomata - o gato yokai malévolo japonês

Para se vingar daqueles que erraram, o espírito pode assombrar os humanos com visitas de seus parentes mortos. Geralmente estes espíritos aparecem como mulheres mais velhas. E comportando-se mal em público e trazendo tristeza e malevolência onde quer que viajassem.

A partir deste discernimento e características estranhas, os Nekomata foram considerados diabólicos desde tempos imemoriais. Devido a medos e crenças populares como os mortos ressuscitados em um funeral. Ou que sete gerações seriam amaldiçoadas como resultado de matar um gato, entre outros.

Por estas coisas, que se acredita que a lenda deste Yokai nasceu.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Nekomata - o gato yokai malévolo japonês
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Nekomata é um espírito maligno

Não se engane com outras descrições populares. Você pode observar a moda com aspectos felinos de uma boa perspectiva. Mas não pense que o Yoikai Nekomata é uma figura folclórica bondosa.

A moda Nyanko é muito baseada na figura do Maneki Neko. Além de outros certos aspectos da cultura japonesa. Mas enfim, este não é o ponto aqui. O importante é não considerar Nekomata como uma figura fofa e bondosa.

Nekomata - o gato yokai malévolo japonês

Enfim, podem ter ficado algumas dúvidas. Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou algo do tipo, basta deixar o seu comentário. Além disso, peço que compartilhe a página do site nas redes sociais, isso ajuda bastante. No mais, obrigado por ler o artigo até aqui, até o próximo.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?