Neste guia completo vamos falar tudo sobre a internet do Japão, vamos examinar preços, velocidade, etc. Você vai descobrir como contratar internet no Japão, quais serviços de internet existem, e como um turista pode acessar a internet de graça.
Só porque é Japão, não significa que em todo país a internet vai ser 1gbps como alguns imaginam. Muitas pessoas ainda usam ADSL e não a fibra óptica. Ou pior, a maioria usa moldem de serviços de telefone móvel, felizmente o 4G ou até 5G não é ruim.
No Japão a velocidade e preço da internet varia bastante de empresa, localização, região e serviço contratado. As velocidades variam entre 30mb a 1gbps. A internet móvel também costuma alcançar uma velocidade de até 300mbps graças ao 4g.
Como esse artigo é extenso, vamos compartilhar um sumário para ajudar você a navegar e entender os objetivos deste Guia de Internet no Japão:
Índice de Conteúdo
Serviços de Internet no Japão
A Fibra óptica no Japão possui uma velocidade entre 100mb a 500mb. Existe uma fibra óptica chamada hikari que alcança a velocidade de até 1gbps. Essa velocidade pode aumentar bastante em comparação com a data que escrevi este artigo (2020).
Vale lembrar que a velocidade não importa, é necessário um bom servidor para fazer downloads, e seu ping deve ser baixo para melhor experiencia no carregamento de páginas e jogos.
As empresas mais conhecidas no Japão são:
- NTT
- ASAHI
- Au one net
- BIGLOBE
- TWICS
- Yahoo BB
- OCN
- So-net
- @nifty
Às vezes a empresa que fornece a linha é diferente da empresa que fornece a internet. Os preços são bem acessíveis, e podem variar entre 2.000 ienes a 8.000 ienes (60 - 250 reais). A instalação da internet pode custar um pouco caro.
A maioria dos condomínios, apartamentos e bairros, oferecem serviços especiais de internet, alguns apartamento já oferecem a internet instalada ou até de graça. O preço comum costuma ser 3.000 ienes por 100 megas.
Internet móvel no Japão
No Japão, a maioria dos hotéis, aeroportos, estações de trem, shoppings oferecem acesso grátis ao wi-fi. Às vezes, para usar essas opções gratuitas é necessário cadastrar-se, e algumas restringem o acesso a alguns sites.
É recomendável você usar o aplicativo Japan Connected Free Wi Fi para localizar pontos de acesso gratuito. Existem também serviços de wi-fi pagos que cobrem 95% das grandes cidades do Japão (Wimax).
Os japoneses costumam usar um pequeno moldem que distribui wi-fi à sua área envolvente. A internet móvel no Japão também costuma possuir limites, que podem cortar o acesso ou diminuir a velocidade.
Grandes empresas móveis como Softbank e Docomo tem feito bom uso da tecnologia do Wimax além de oferecer ótimas opções de acesso a rede de dados através do 4G.
Como um turista pode conseguir acesso a internet?
Existe um ótimo serviço de chip pre-pago, que você compra para adquirir acesso a internet durante toda sua viagem. Você pode adquirir o cartão em lojas e konbini da Lawson, Yodobashi, Don Quijote, Nojima, Yamada Denki, Joshin, Aeon, Kojima e Sofmap.
Você também pode comprar o cartão online e solicitar que seja entregue nos correios do aeroporto. Algumas empresas fornecem até mesmo aparelhos celulares e planos de internet e telefone dentro do aeroporto.
Esses cartões 4G alcançam uma velocidade de até 250mb e podem ser adquiridos pelo preço de 3.000 ienes com um limite de até 2GB. Caso você ultrapasse este limite, basta fazer uma recarga.
Existe outros planos ilimitados, que reduzem a velocidade se ultrapassar o limite diário. As empresas que fornecem este serviço de internet aos turistas são: IIJmio, B-Mobile, COMST, Datago, eConnect, JPSIM, So-Net e outras.
Internet de Graça no Japão
“Como assim? Internet de graça?” É possível sim ter acesso a internet de graça no Japão sim! Já até mencionamos ele no artigo… Tudo isso graças há um programa nacional criado pelo governo japonês chamado: Japan Connected Free Wifi.
Por meio desse programa, o Japão fez um acordo com marcas de lojas de conveniências, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos para permitir acesso a internet de graça para turistas quando viajarem ao Japão.
Conhecendo o aplicativo e seus pontos positivos
Em primeiro lugar, ele é muito simples de usar. Basicamente é só chegar em um wifi cadastrado no programa do governo e colocar para conectar. E caso você queira saber se a o lugar permite você conectar ou não, é só procurar pelo símbolo que está nessa imagem:
O aplicativo unifica o processo de registro de mais de 150.000 pontos turísticos gratuitos por inúmeras empresas e organizações, para que os visitantes possam usá-las sem precisar se registrar para cada serviço individualmente. O registro de alguns dados pessoais é necessário.
Outras formas de conseguir Internet de graça no Japão
Outra maneira de conseguir internet gratuita no Japão é através dos mais de 400.000 hotspots da Softbank espalhados por restaurantes, cafés, estações de trem, hotéis e outros locais do Japão. Para utilizar este serviço você precisa de um Roaming Global, o que não é vantajoso para brasileiros e suas operadoras abusivas.
Existem soluções pagas de redes wi-fi mas não são nenhum pouco vantajosas em comparação com um chip 4g ou um roteador portátil. A melhor opção é usar esse aplicativo do Japan Free Wi-Fi e talvez comprar um chip de turista com uma boa duração para uso de internet.
A Internet Domina o Japão e o Mundo?
Não é de hoje que sabemos que a internet está “dominando” o mundo. Calma, não é nenhuma teoria da conspiração, é apenas a mais pura realidade. Mas vamos explicar melhor do que estamos falando.
Analisando um post de pouco tempo atrás, Os site mais acessados do Japão e Brasil, podemos perceber coisas interessantes. Uma delas é a posição de topo do gigantesco site de buscas da Google.
Neste site podemos ter acesso a informações do mundo todo. Mas, só para deixar claro, não podemos acessar todas as informações do mundo como se acredita. Dá para fazer pesquisas escolares, se entreter, aprender coisas e muito mais.
Já imaginou ter que buscar sites de um por um para fazer uma pesquisa escolar? Muitos iriam preferir abandonar a internet e ir direto para os livros. Isso, pode ser bom à primeira vista, ler sempre vai ser algo bom. O problema é quando faltar a informação daquela localidade.
Outro ponto importante é os rankings de redes sociais e lojas online. Isso pode ser observado como uma dependência de facilidade. As redes sociais nos permitem se comunicar e conhecer pessoas diferentes. E já que somos animais coletivos, isso nos trás uma certa felicidade.
Já as lojas online são a comodidade e facilidade personificadas. Esses sites nos permitem fazer compras de lugares distantes sem sair do lugar. O que resulta em uma ascensão em massa para este tipo de comodidade.
Agora é que vem o choque de realidade. Creio que o mundo entraria em colapso se a internet parasse de funcionar. Vários tipos de comércios dependem direta e indiretamente da internet para funcionarem.
Assim como já citei as lojas onlines, temos também empresas online e pessoas físicas que dependem da internet para sobreviver. Além disso, nós somos todos afetados indiretamente. Teoricamente, as comunicações entre pessoas, cidades e países iriam chegar a níveis ruins e críticos.
O comércio iria ser dificultado. Além disso, empresas iriam falir, nós seriamos forçados a perder comodidades. E para pôr fim a discussão, iriamos perder a nossa maior fonte de informação. Por isso, valorize a internet que você tem! Mesmo não sendo a mais rápida!