APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Casamento no Japão – Gastos e procedimentos

Já se perguntou quais os gastos e requisitos para se casar no Japão? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre todos os gastos que os japoneses e estrangeiros vão ter para realizar um casamento, além de documentos, procedimentos e requisitos necessários.

Procedimentos e gastos no civil

Nada melhor do que consultar diretamente o consulado e a prefeitura de sua cidade para tirar todas as dúvidas relacionadas com casamentos. Cada caso é diferente, então o melhor a se fazer é entrar em contato com os órgãos locais responsáveis. Ainda sim quero deixar uma luz para os leitores.

Assim como no Brasil, no Japão, na prática, é apenas ir à prefeitura e realizar o casamento rapidamente. A menos que algum dos cônjuges sejam estrangeiros, nesse caso as coisas ficam mais difíceis e demoradas.

Casamento no japão - gastos e procedimentos

Um casamento entre pessoas de nacionalidades diferentes é muito complicado. Em certas situações você precisa pedir um atestado de solteiro do Brasil, precisa realizar o casamento na prefeitura e depois registrar no consulado.

Caso queira mudar o nome da esposa, você vai precisar renovar o passaporte dela. São tantas variáveis e documentos que a prefeitura e consulado solicitam, que o processo pode levar meses, então tenha cuidado nas escolhas de datas para festas e lua de mel.

Sobre os gastos com documentação, saiba que mais uma vez o Brasil é o que mais rouba. Meu amigo gastou cerca de 700 ienes com documentações japonesas, mas teve que gastar 32.000 ienes com documentações relacionadas ao Brasil.

Casamento no japão - gastos e procedimentos
  • Aqueles que tiverem dupla nacionalidade precisam apresentar o passaporte japonês e o Koseki Touhon;
  • Você também vai precisar de duas testemunhas para realizar seu casamento;
  • Toda papelada para o casamento na prefeitura custa por volta de 2.000 ienes;
  • O custo pelo registro de casamento é gratuito, diferente do Brasil que ultrapassa 300 reais;

A festa de casamento no Japão

Você sabia que no Japão é comum os convidados pagarem a festa de casamento? Exatamente, você pode acabar sendo convidado para uma festa de casamento, mas pode ter que contribuir com dinheiro na festa.

Uma festa razoável de casamento para 100 pessoas pode custar 300.000 ienes, um valor muito salgado para quem deseja realizar uma boa festa. Nem todas as festas cobram dos convidados, cabe a família e aos noivos decidirem o melhor.

Mencionamos uma festa de casamento barata, existem casos que a festa pode custar até 2 milhões de ienes para 100 convidados. A roupa da Noiva também é cara e são 5 peças que mesmo alugadas, podem custar mais de 100.000 ienes.

Casamento no japão - gastos e procedimentos

Pesquisas revelam que os japoneses tem gastos de até 3 milhões de ienes realizando a festa de casamento. Ao invés de presentes, os convidados costumam levar dinheiro em envelopes, onde os noivos costumam receber mais de 2 milhões para pagar as despesas.

Convertendo para reais, um japonês pode gastar facilmente mais de 100.000 reais em sua festa de casamento, mas todo valor pode ser abatido com a ajuda dos parentes e convidados da festa. Pode parecer assustador, mas basta ter boas escolhas.

Essas festas de 5 milhões de ienes são aquelas que acontecem em um hotel luxuoso, com recepção, jantar e presentes para cada hóspede. Caso queira algo super simples você pode gastar facilmente menos de 100.000 ienes.

Casamento no japão - gastos e procedimentos

A média de doação por convidado nas festas de casamento são de 30.000 ienes. Hokkaido é a região do Japão onde as festas de casamentos são mais baratas e chegam a custar metade do preço de Tokyo.

Às vezes você ainda vai gastar com flores, bolo, fotógrafos e alianças. Caso queira fazer um casamento no estilo ocidental com vestido branco, pode gastar menos que as 5 peças de um kimono.

Outras informações sobre casamentos no Japão

Caso queira realizar uma cerimônia em um santuário xintoísta, pode gastar cerca de 50.000 a 300.000 ienes para alugar o local. Uma opção mais barata é alugar um restaurante para realizar a festa. Alguns santuários e templos tem parceria com agências de festas.

Casamento no japão - gastos e procedimentos

O Japão ama vender coisas em pacotes. Você pode economizar realizando toda festa de casamento por meio de um pacote completo em uma agência de festas que pode incluir as roupas, fotografia, maquiagem, presentes, alimentação, bolo e tudo mais.

Alguns pacotes incluem até mesmo a lua de mel em algum Hotel, Ryokan ou Resort chique. Na verdade, a lua de mel é outro gasto que você precisa analisar. Talvez você queira passar à noite em um Ryokan de primeira e gastar cerca de 50.000 ienes pela experiência.

Espero que tenham gostado das dicas relacionadas aos casamentos no Japão. Se gostou do artigo não se esqueça de compartilhar com os amigos e deixar seus comentários. Obrigado e até a próxima.

Já escrevemos diversos outros artigos que falam sobre casamento e namoro no Japão. Para finalizar o artigo vamos deixar esses outros artigos listados abaixo:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?