Smartphones do Passado ao Futuro

Já se perguntou como será os smartphones do Futuro? Como foi a evolução dos celulares? Como o povo do passado imaginava os telefones? O que vai aparecer agora?

Em Star Trek, pudemos descobrir os primórdios do celular na forma de um “comunicador pessoal” de cor dourada. Capitão Kirk usou para enviar sinais ao redor da galáxia. Foi em 1964 que este primeiro protótipo apareceu em "The Cage", o primeiro episódio desta série cult. Dez anos depois, Martin Cooper, desenvolvedor da Motorola, usou ele como modelo para lançar a primeira cópia de um telefone sem fio. Este último tinha um alcance de apenas 20 minutos, uma frequência de 800 MHz e pesava cerca de 1 kg. Demorou mais uma década para ser colocado à venda pelo preço assustador de US$ 3.995! Olhando agora, os preços atuais do mercado são uma ninharia!

Smartphones do passado ao futuro

Desde os anos 2000, o celular se tornou a ferramenta essencial do nosso dia a dia, tanto que ninguém sabe mais como ficar sem ele. Hoje um smartphone nos permite realizar qualquer atividade: não apenas comunicar, mas também fazer nossas compras, orientar-nos em viagens, calcular nosso desempenho esportivo ou até jogar em plataformas de alta tecnologia. Cada vez mais eficiente, está constantemente sujeito às proezas tecnológicas. Conquistou o mundo inteiro com mais de 600 milhões de usuários somente na África.

É um poderoso aliado diário, bem como um host intrusivo: difícil pegar um notebook quando você tem tempo livre! Mas essa capacidade de nos entreter constantemente é o que também o torna tão encantador! As últimas invenções tecnológicas transformaram nossos smartphones em verdadeiras varinhas mágicas.

Polecamy również przeczytać:

Uma ascensão meteórica de 1973 até os dias atuais

Beneficiando dos mais recentes avanços, o seu desenvolvimento tecnológico acompanhou de perto o dos computadores e outras máquinas interativas, ou mesmo inteligentes. Desde o lançamento do iPhone em 2007 graças à Apple, assistimos a uma evolução assustadora nos novos modelos colocados sucessivamente no mercado. Poderíamos falar de uma enxurrada de revoluções técnicas para alcançar um telefone perfeito que esteja em verdadeira simbiose com seu usuário.

Não esqueçamos que o autor de Desiring Machines, Félix Guattari, afirmou, como outros filósofos da tecnologia como Jacques Ellul, que toda máquina vem de um contexto ou de uma necessidade social preestabelecida e que nisso precede a tecnologia que deveria fazê-lo aparecer. Isso vai na direção de uma demanda que cria a oferta, e não o contrário. Em suma, não há criação de telefone celular sem o primeiro e colectivo impulso de comunicar! Há também um aspecto revolucionário do tipo deleuziano no fato de que o celular cria rizomas entre pessoas e lugares enquanto ele próprio vem de uma rede como evidenciado pelo 4G, ou mesmo a rede 5G tão promissor quanto questionável.

Celulares no japão - curiosidades e modelos japoneses

A invasão dos celulares não é ficção científica!

Nas empresas, o smartphone desde 1995, se difundiu, permitindo que os funcionários se comuniquem a qualquer hora e em qualquer lugar com a hierarquia, o que mudou completamente a situação na história social do trabalho, particularmente promovendo rendimentos. E este meio de comunicação assume um lugar de destaque nos nossos carros para nos informar a todo o momento mas também para nos fazer chegar em segurança, e isso não é um luxo!

Parte integrante de muitas outras máquinas, o celular integrou em seu sistema funções versáteis específicas de outros dispositivos, mesmo que isso signifique fazê-los desaparecer gradualmente: fotografia, música, notebook, GPS, etc.

De fato, o filme e depois a câmera digital foi suplantado pelos telefones celulares com sua qualidade de imagem aumentando para 8 megapixels em 2008 para atingir absurdos 108 megapixels hoje. O historiador da fotografia da Universidade de Quebec, Vincent Lavoie, fala de uma evolução central no panteão do celular: “O usuário se torna mestre de toda a cadeia, desde a foto até a edição”. Assim, a hegemonia do smartphone não está pronta para parar!

Na verdade, o smartphone também ajudou a encurtar muitos circuitos....

- 10 aplikacji do rysowania mangi na telefonie
10 aplikacji do rysowania mangi na telefonie komórkowym

Como será nosso smartphone no futuro?

Pode muito bem ser que, em tempos não tão distantes, nosso celular parecesse mais uma joia do que um aparelho. Como ele será cada vez mais flexível e inquebrável, podemos enrolá-lo no antebraço como se fosse uma pulseira, e o resultado ficará bem na moda!

Graças a um aumento constante de megapixels, podemos esperar ver muito em breve o aparecimento do “pixel binning” permitindo tirar fotos no escuro, como prometido pela Samsung. Prático quando você faz uma expedição noturna em uma caverna!

Presumivelmente, o telefone do futuro será muito inteligente e funcionará como um controle remoto universal para controlar remotamente nossa casa (domótica) e nosso carro, mesmo a quilômetros de distância! Além disso, a fabricante americana Tesla já está no local.

Smartphones do passado ao futuro

Por fim, como em Star Wars, podemos visualizar as mensagens na forma de hologramas: essa técnica chamada Estar Takee está em pesquisa e desenvolvimento, e mal podemos esperar para descobrir o resultado!

E uma boa notícia, em breve o smartphone não precisará mais ser recarregado sistematicamente. Sob um simples toque, ou mesmo ao sol, ele recomeçará, para nosso maior prazer!

Przeczytaj więcej artykułów na naszej stronie.

Dziękujemy za przeczytanie! Będziemy jednak bardzo zadowoleni, jeśli spojrzysz na inne artykuły poniżej:

Przeczytaj nasze najpopularniejsze artykuły:

Czy znasz to anime?