APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kenrokuen, Korakuen e Kairakuen – Os 3 Grandes Jardins do Japão

Neste artigo, vamos falar sobre os 3 grandes Jardins do Japão chamados de Nihon Sanmeien [日本三名園]. Os 3 jardins chamados de kenrokuen, korakuen e kairakuen se encontram em lugares distantes mas estão ligados.

Por que os 3 grandes Jardins do Japão?

Esses são realmente os 3 melhores, maiores ou mais populares jardins japoneses? Por que kenrokuen, korakuen e kairakuen são ligados num grupo de 3 grandes jardins do Japão? Existe algum motivo por trás de tudo isso?

Na realidade, ambos são jardins totalmente diferentes, construído por pessoas diferentes e com finalidades diferentes, mas que foram agrupados pelos japoneses por serem grandes tanto em escala e aspectos tradicionais de um jardim japonês.

Os japoneses tem o costume de agrupar coisas famosas em grupos de 3. Por exemplo, os 3 maiores templos, os 3 maiores onsens, as 3 maiores vistas, os 3 maiores festivais e assim por diante. Não significa que esses 3 grandes jardins são os maiores do Japão ou os mais visitados.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

Os três famosos jardins expressam o setsugekka [雪月花] que significa literalmente neve, lua e flores, considerado os três aspectos mais belos da natureza por meio de várias épocas do ano.

Acredita-se que o Jardim Kenrokuen simboliza a neve, por ser bastante belo durante o inverno. O Jardim Korakuen é melhor visto durante o Outono simbolizando a lua. Já o Jardim Kirakuen simboliza as flores com suas mais de 3.000 flores de ameixa.

O Famoso Jardim de Kenrokuen - Kanazawa

O Jardim Japonês Kenrokuen [兼六園] é um dos jardins mais populares e turísticos de todo Japão, localizado na província de Kanazawa, é um dos mais procurados pelos turistas do mundo inteiro.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

O Kenroku-en foi desenvolvido entre 1620 a 1840 pelo Clã Maeda que dominava Kanazawa, na época chamada de Domínio de Kaga. O nome kenrokuen [兼六園] significa literalmente "Jardim dos 6 atributos", nome dado por Matsudaira Sadanobu a pedido de Narinaga.

Os 6 atributos do Jardim Kenrokuen são amplidão, serenidade, venerabilidade, vistas panorâmicas, projeto subtil e frieza. Esses são atributos essenciais para a criação de um jardim japonês ideal.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

Ele foi constituído em 1676 e atualmente é considerado um dos jardins mais belos e antigos do país. Inicialmente foi criado para entretenimento dos nobres e seus visitantes, e foi normalmente usado por sucessivos senhores feudais.

Ele era aberto ao público apenas em datas especiais, mas foi definitivamente aberto ao público desde o ano de 1871. O que deve ser ressaltado neste jardim é a harmonia e equilíbrio que existe entre o que foi construído pela mão do homem e a natureza.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

Informações sobre o Jardim Kenrokuen

O jardim localiza-se fora dos portões do Castelo de Kanazawa e cobre cerca de 114.436,65 m² (mais de 25 acres). O Jardim tem mais de 8750 árvores, 183 diferentes espécies de plantas que rodeiam colinas pitorescas, riachos, lagos, rochas, caminhos entre pontes e casas de chá.

Fora do Jardim Kenrokuen, você ainda encontra uma alameda com cerejeiras, restaurantes e lojas. Esse é um passeio turístico completo e incrível onde pode ver tanto um belo jardim como visitar o castelo da cidade de Kanazawa.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

No Kenrokuen você encontra a fonte mais antiga do Japão, operado por uma pressão natural de água. Um Pagode Kaiseki doado para Maeda por Toyotomi Hideyoshi. A ponte do ganso voando, feita de onze pedras vermelhas e muito mais.

Outra grande vantagem é que o Jardim pode proporcionar uma boa experiência em qualquer época do ano. No Jardim de Kenrokuen você também encontra o famoso sorvete folheado a ouro, que custa cerca de ¥ 1,000.

O Jardim Korakuen em Okayama

O Jardim Korakuen é ideal para representar a beleza do outono. Ele é localizado ao norte do castelo de Okayama e foi construído em 1700 por Ikeda Tsunamasa, incorporando as colinas circundantes do castelo.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

Korakuen [後楽園] significa jardim do "prazer só depois" fazendo referência a um ditado Confúcio que diz que um governante sábio deve atender as necessidades de seus súditos em primeiro lugar, e só depois [後] considerar seus próprios interesses e prazeres [楽].

O jardim foi projetado no estilo Kaiyu que símula um passeio panorâmico, apresentando uma bela vista a cada passo cercado de gramados, lagos, colinas, casas de chá e muitas árvores e plantas. O Jardim se localiza na margem do Rio Aashi e cobre cerca de 133 mil metros quadrados.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

A experiência traz uma sensação de paz e tranquilidade para quem passa algum tempo andando neste jardim. O Jardim é cercado por água e incorpora uma lagoa interna com um fluxo artificial de 650 metros.

O Jardim é enorme e oferece vistas deslumbrantes com plantas azaléias, rododendros, além de flores vermelhas e brancas como lótus. Suas árvores de bordo são belas na primavera, mas no outono a paisagem é de tirar o fôlego, com vistas cercadas de folhas vermelhas entre milhares de caminhos e pontes.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Jardim Kairakuen em Mito, Ibaraki

O Jardim de Kairakuen [偕楽園] foi feito para ser apreciado em conjunto, esse é o significado de seu nome. Ele foi construído por Tokugawa Nariaki em 1841. Diferente dos outros jardins do artigo, ele já foi criado com objetivo de ser aberto ao público, por isso o nome Kairakuen.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

Esse jardim é muito importante, porque serviu de modelo para que outros jardins privados fossem aberto ao público, fazendo jus ao nome e proporcionando que várias pessoas pudessem apreciar os jardins juntos.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

O Jardim Kairakuen é famoso pelas mais de 3000 árvores de ameixa representando o espírito e as cores da primavera. Existem mais de 100 espécies de ameixa (ume) num total de 13 hectares. Kairakuen está mais para um parque que jardim.

O Jardim Kairakuen se localiza em uma colina da cidade de Mito, suas árvores proporciona uma uma coloração branca, rosa e vermelha por toda parte. O jardim também tem um lago artificial chamado Lago Senba, repleto de carpas e cisnes.

Kenrokuen, korakuen e kairakuen - os 3 grandes jardins do japão

O melhor momento para visitar o Jardim Kairakuen é durante a temporada das ameixas que acontece na primavera entre final de fevereiro e abril. É possível apreciar também azaleias, cosmos, madeira de cedro e um bosque de bambu, além de construções tradicionais.

O que acha de visitar os 3 grandes jardins?

Claro que os 3 jardins mencionados no artigo não são os mais importantes, populares ou famosos do Japão. Em qualquer cidade você pode apreciar diversas paisagens coloridas, tirar belas fotos e relaxar nos inúmeros jardins.

Ao visitar algumas das 3 cidades mencionadas no artigo, pense em visitar os castelos e seus jardins que os cercam. Kenrokuen é sem dúvida um dos pontos turísticos mais populares mencionado neste artigo, além de ser possível aprecia-lo em qualquer época do ano.

O que você achou dos 3 grandes jardins japoneses? Já teve a chance de visitar algum deles? Quais os seus jardins japoneses favoritos? Se gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar e deixar seus comentários.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?