APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

JR Pass – Vale a Pena? Como comprar?

Muitos que desejam viajar ao Japão conhecem o famoso JR Pass (Japan Rail Pass) que consiste em um passe que permite viajar em diversos trens, incluindo o Shinkansen (trem bala) de forma ilimitada. Neste artigo, vamos ver se realmente vale a pena obter esse passe e como compra-lo.

O JR Pass consiste em um passe que turistas podem usar para pegar trens da empresa JR e parceiras de forma ilimitada em períodos de 7, 14 ou 21 dias e viajar de trens balas sem pagar exceto no nozomi e mizuho (os trens mais rápidos do Japão).

Com o JR Pass você pode viajar tranquilamente de Tokyo para Osaka, Hokkaido, Kumamoto e 90% de outras cidades do Japão, não importa a distância. Pode ser muito vantajoso caso você queira viajar por todo Japão e não está a fim de pagar mais de 10.000 ienes (+350R$) para fazer uma viagem de shinkansen (trem bala).

Eu fiz um vídeo falando um pouco sobre o JR pass e você pode assisti-lo abaixo:

Quanto custa o JR Pass? Onde Comprar o JR Pass?

Atualmente o JR Pass custa cerca de 250$ dólares para 7 dias, 415$ dólares para 14 dias e 550$ dólares para 21 dias. Existem lugares que o JR Pass de 21 dias pode ultrapassar o valor de 3000 reais, o que aparentemente é bem caro.

Em ienes um JR Pass de 21 dias pode custar até 80.000. Se você for usar o shinkansen cerca de 8 vezes talvez já seja vantagem compra-lo apesar do alto preço. Uma viagem de Tokyo para Osaka de shinkansei pode custar até 13.000 ienes.

Jr pass - vale a pena? Como comprar?

Para comprar o JR Pass você precisa fazer isso fora do Japão antes de sua viagem. Você pode encomenda-lo através do site oficial ou de outros sites e agências que representam e vendem o JR Pass de forma oficial e segura. Você vai receber uma nota de troca por correio, no Japão deve apresenta-la no guinche especifico para ativa-la.

Você deve ficar atento a data limite para ativar seu JR Pass e também a data de vencimento depois de ativo. Apesar de alguns guardas fazerem vista grossa ao olhar seu passe, não tente usa-lo depois de vencido. Apenas pessoas com visto de Visitante Temporário podem obter e usar um JR Pass.

Jr pass - vale a pena? Como comprar?

Vale a pena comprar o JR Pass?

A cada dia que passa o valor do JR Pass e a moeda Real desvaloriza, o que não se torna algo tão vantajoso. Existem diversas situações que não vale a pena usar o JR Pass. Por exemplo, se você for visitar Tokyo, Kyoto e Osaka, talvez seja mais vantajoso comprar uma passagem de ida para Tokyo e de volta saindo de Osaka.

Se fizer isso você só vai precisar usar o shinkansen uma vez ou pode economizar mais ainda utilizando trens locais de Tokyo para Osaka e ainda conhecer mais cidades. Sem mencionar que o JR Pass não funciona em todos os lugares, principalmente na região de Kansai que é dominada por estações de trens de outra empresa.

Jr pass - vale a pena? Como comprar?

Existem outras opções de cartões e passes em cidades como Tokyo e Osaka que podem substituir o JR Pass caso queira usa-lo mais dentro dessas grandes cidades. Se deseja viajar apenas para o Sul ou Norte do Japão talvez exista opções melhores do que usar um Shinkansen.

Por exemplo, eu irei para Hokkaido, o JR Pass pode ser vantajoso, mas eu escolhi pegar um avião até Hokkaido e descer as estações de trens locais até chegar na região de Sendai ou mais no centro do Japão. Às vezes comprar uma passagem de avião seja bem mais prático e mais barato que usar um trem bala com JR Pass.

O JR Pass só vale a pena se você for viajar muito, em diferentes cidades e usando o trem bala. Nesse caso vale a pena fazer o alto investimento nos passes de 250, 415 e 550 dólares. O que você acha do JR Pass? Vale a pena? Queremos ouvir a sua opinião nos comentários.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?