APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

O Japão e as influências do Ocidente

Compartilhe e Ganhe um Presente Secreto!

Obrigado por compartilhar! Seu Presente se encontra no Final da Página! Boa Leitura!


O japão e as influências do ocidente

A história milenar do Japão exerce forte influência no Ocidente. As referências e adaptações de práticas orientais estão por todos os lados. Existe uma verdadeira adoração por produtos culturais japoneses que conquistaram legiões de fãs pelo mundo. No entanto, a lógica também existe no sentido contrário: o Ocidente conquistando o Japão.

O Japão, uma nação com uma rica herança cultural e tradições milenares, também é um país que abraça com entusiasmo elementos culturais e esportivos do Ocidente. Esta integração de culturas é visível em diversos aspectos da sociedade nipônica, onde fenômenos ocidentais encontram um terreno fértil para crescer e prosperar.

O campo do entretenimento é a via expressa dessa importação. Músicas, filmes, séries, e também modalidades esportivas, como a NBA, fazem sucesso na Terra do Sol Nascente.

A seguir, exploraremos alguns exemplos marcantes de como a cultura e o esporte ocidentais fazem sucesso por ali. Confira:

Ritmos estrangeiros

A música é uma forma de integração que foi muito bem recebida pelos japoneses. Existe um enorme apelo por gêneros como rock, pop e hip-hop, com o Japão sendo um ponto de parada para as turnês mais exclusivas do mundo, como Taylor Swift, que passou por Tóquio.

Outros grupos que fazem sucesso são clássicos do rock, como The Beatles, KISS e Guns and Roses, este último realizou um dos seus shows mais icônicos na capital japonesa em 1992. E antes disso, os Beatles tiveram um impacto duradouro desde sua primeira visita ao país, em 1966.

A viagem dos vídeos

Ainda que conte com gênios como Hayao Miyazaki, diretor do clássico A Viagem de Chihiro (2001), o Japão também sabe apreciar filmes e séries criadas do outro lado do mundo. Filmes da Marvel, como Vingadores: Ultimato (2019), e franquias como Star Wars atraem grandes audiências nos cinemas, criando uma base de fãs.

O avanço da tecnologia ajudou a acelerar o processo de migração audiovisual e, por meio das plataformas de streaming, séries como Game of Thrones e Stranger Things conquistam uma audiência fiel. A habilidade desses filmes e séries de criar narrativas envolventes e personagens carismáticos ressoa profundamente com o público japonês.

Diversão digital

O Japão é berço das maiores empresas de jogos eletrônicos, foram criadas no país a Sony, a Nintendo e a SEGA. Mesmo contando com uma oferta generosa dentro de casa, o mercado de jogos no Japão é um atrativo para diversas companhias, incluindo alguns títulos do passado que ganharam força no mundo digital.

Nesse caso, xadrez e poker têm crescido em popularidade e praticantes no país. O primeiro ganhou novo impulso com os sites especializados e a série Gambito da Rainha, da Netflix, que traz a modalidade em primeiro plano. Já o famoso jogo de cartas conseguiu ganhar destaque com versões digitais que captam a essência competitiva e estratégica, além de contar com diversos modos de jogo, como o Texas Hold’em poker como o mais praticado, além de ser também o mais popular. 

O japão e as influências do ocidente
O japão e as influências do ocidente

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

O japão e as influências do ocidente
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

A boa nova esportiva

Os esportes ocidentais têm um lugar especial no coração dos japoneses. O beisebol, introduzido no Japão no final do século XIX, é um dos esportes mais populares no país. A Liga Japonesa de Beisebol (NPB) tem milhões de seguidores, e jogadores japoneses que se destacam na Major League Baseball (MLB) nos Estados Unidos, como Ichiro Suzuki e Shohei Ohtani, são considerados heróis nacionais.

O futebol é outra modalidade ocidental que ganhou o coração da população. Diversos craques do passado ajudaram a criar e consolidar a liga nacional do Japão, o mais notório deles foi o Zico, que ensinou a beleza do esporte vestindo a camisa do Kashima Antlers. Atualmente, a seleção japonesa de futebol é um time que disputa Copas do Mundo e com frequência alcança a fase mata-mata.

O Japão, com sua capacidade única de mesclar o tradicional com o moderno, acolhe diversos aspectos da cultura e dos esportes ocidentais. Este intercâmbio cultural não só enriquece a sociedade japonesa, mas também fortalece os laços globais, criando um ambiente onde diferentes culturas podem coexistir e prosperar. Dessa forma, o Japão não apenas consome a cultura ocidental, mas a reinventa e a integra em seu próprio tecido cultural, resultando em uma sociedade vibrante e multifacetada.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?

Obrigado por ler e compartilhar! Pegue o seu presente: