APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Conheça a Smart City de Fujisawa no Japão

Imagine a vida sem engarrafamentos que tomam grande parte do seu tempo nem postos de gasolina. Agora pense em como seria usar seu smartphone para marcar suas consultas médicas automaticamente e ir ao trabalho em bicicleta elétrica, passando por áreas verdes bem conservadas. Bem-vindo a Fujisawa e sua vida futurista e sustentável, construída em um antiga área fabril no Japão. 

A iniciativa chega em boa hora. Segundo especialistas, cerca de oito em cada dez pessoas estarão morando em cidades até 2050. As implicações dessa rápida urbanização são preocupantes: o futuro do planeta, muitos deles alertam, poderia ser garantido ou perdido no planejamento urbanístico das grandes cidades.

A cidade de Fujisawa é um projeto que custou 60 bilhões de ienes (740 milhões de dólares) e foi liderado pela Panasonic. Com o desenvolvimento desta cidade, a multinacional queria construir, a partir do zero, a primeira cidade inteligente do Japão.

Conheça a smart city de fujisawa no japão

Todas as casas construídas na cidade vêm com seus próprios painéis solares e células de combustível de hidrogênio opcionais. Outra grande vantagem dessa construção é que os moradores podem optar por vender o excesso de energia para as concessionárias. A cidade foi “inaugurada” no início de 2014, com à venda de 220 casas.

Com o tempo, espera-se que este projeto se expanda ainda mais e que a cidade esteja completa até 2020. Toda a filosofia que rege a cidade está baseada nos cinco pilares que, juntos, formam a base das smart cities: comunidade, mobilidade, energia, segurança e saúde.

De acordo com o projeto, a cidade abrigará pelo menos 3.000 moradores quando toda a construção estiver concluída em 2020. Além disso, espera-se que a cidade tenha 600 casas geminadas e 400 unidades de condomínio. Apesar do fato de que Fujisawa ainda não esteja concluída, o local já acomoda mais de mil moradores. Cada uma das casas geminadas na cidade custou cerca de 500.000 dólares.

Cada vez mais pessoas começam a se interessar por casas sustentáveis e a iniciativa já tem alguns adeptos no Brasil. Segundo o site MAGODECASA, é cada vez maior o número de pessoas que procuram saber mais sobre o tema e as vendas de aparelhos eletrônicos que medem o consumo de eletricidade das residências tem crescido nos últimos anos: “Apesar de não ser uma tecnologia barata, o investimento é compensado pela economia nas contas e pela sensação de estar cuidando planeta”, conta Lucas Coppi, coordenador do site.

Conheça a smart city de fujisawa no japão

O projeto de Fujisawa, liderado por um consórcio de 18 empresas dos setores público e privado, construiu a cidade de tal forma que os moradores não precisam temer uma queda de energia em caso de um desastre natural. A cidade tem a capacidade de atender às necessidades de seus residentes por três dias com suas reservas de energia.

Objetivos da construção de Fujisawa

Com a construção da cidade de Fujisawa, a Panasonic quer reduzir as emissões de dióxido de carbono, tornado a cidade o mais sustentável possível. Para isso, os moradores também são alertados para o potencial desperdício em seu uso de energia e água. Para ajudar a reduzir a “pegada de carbono”, a cidade também oferece veículos elétricos para locação e as luzes das ruas possuem sensores que são ativados pela aproximação de veículos e pedestres.

Outro dos objetivos do projeto era desenvolver um senso de comunidade entre os moradores. A cidade se orgulha de oferecer comodidades como um centro comunitário, playgrounds, jardins, um shopping e sua própria praça de wellness, focada exclusivamente no bem estar dos habitantes.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?