Os desenhos japoneses antigos marcaram a infância e a adolescência de grande parte da população brasileira. Outras obras japonesas que dominaram a década de 90 foram os tokusatsu, séries live action de heróis.
Para relembrar esses desenhos japoneses e tokusatsu da década de 1980 e 1990, fizemos uma lista para compartilhar essas memórias com você.
Índice de Conteúdo
6 obras japonesas antigas que fazem sucesso até hoje
Esses desenhos japoneses antigos (animes) e tokusatsu trazem emoções e mexem com a cabeça de qualquer um.
Então, assim que tiver um tempinho, assista e relembre toda a saga dos personagens sendo os heróis de muitos, até hoje.
1 - Cavaleiros do Zodíaco
Os Cavaleiros do Zodíaco é um desenho em série japonês de mangá e anime, escrito e ilustrado por Masami Kurumada.
O lendário Saint Seiya é o personagem protagonista da série, lançada em 1985. Cavaleiros do Zodíaco foi o primeiro desenho japonês que viralizou no Brasil.
Apesar de ser um desenho japonês antigo, os fãs acompanham a saga dos personagens até os dias de hoje. Além disso, seus personagens continuam sobrevivendo em outros animes.
2 - Sailor Moon
Depois do sucesso dos Cavaleiros do Zodíaco, o Sailor Moon ou a Navegante da Lua começaram a ser exibidos para os fãs em 1996.
Esse anime foi inspirado no mangá escrito e ilustrado por Naoko Takeuchi.
3 - Jaspion
Muitos dizem que o início da abertura de Jaspion foi o melhor de 1980.
Essa série televisiva mostra o predestinado Jaspion vestindo uma armadura metálica, a fim de acabar com as ameaças na Terra.
Jaspion é um clássico dos Tokusatsu antigos, que traz boas lembranças até os dias de hoje.
4 - Jiban
Esse tokusatsu japonês antigo teve apenas uma temporada, mas fez muito sucesso no Brasil ao abordar o policial de aço Naoto Tamura, que combatia os vilões da Biolon.
5 - Jiraya
Jiraya era um herói que buscava em seu coração, a sua força, inspirando as pessoas a acreditarem em uma nova era, do poder do amor.
Ele vive o momento e acredita ser o bem que vai dominar. Jirata além de Tokusatsu, ganhou outras adaptações como animes e mangás.
6 - Dragon ball
Estreando em 1986 e com 153 episodios, Dragon ball se tornou um sucesso mundial rapidamente.
Posteriormente, foi lançado Dragon Ball Z (1989–1996), GT (1996–1997), Kai (2009–2015), Super (2015–2018) e Super Dragon Ball Heroes (2018 - presente)
É considerado por muitos um dos animes mais famosos que já criaram, fazendo sucesso com a garotada até os dias de hoje.
O que é um desenho animado japonês e como ele é popularmente conhecido?
O desenho animado japonês é popularmente conhecido como anime.
Mas, na cultura japonesa, o anime é um termo utilizado também para classificar todas as espécies de animações, seja qual for a sua origem.
Apesar de ser confundido com o gênero de animação, o anime também apresenta outros gêneros, como terror, infantil, romance, aventura, ficção científica, comédia, etc.
Em meados de 1980, o desenho japonês começou a fazer mais sucesso aqui no Brasil e a marcar a infância e a adolescência com os populares desenhos do Naruto, Dragon Ball, Sakura, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Sailor Moon, entre vários outros.
O contraste, as cores brilhantes e os elementos de ficção científica são uma das características dos animes.
O que é um desenho mangá?
Sabe aquelas histórias em quadrinho japonesas? Então, mangá é o nome dado para elas.
O mangá possui algumas características que o diferenciam das outras revistas em quadrinhos, como o traço dos personagens, forma de leitura, diagramação, entre outros.
Os personagens do mangá possuem corpos esguios e olhos grandes.
Além disso, uma curiosidade é que muitos desses mangás deram origem às séries televisivas em animes, inclusive contendo hoje em dia na Netflix.
O que é um Tokusatsu?
Diferente dos animes, tokusatsu são obras japonesas feitas com personagens de carne e osso, que pode misturar um pouco de computação gráfica da época, efeitos especiais, personagens fantasiados e outros.
Alguns seguem as mesmas primícias dos animes, podem ser baseados em mangás ou uma obra original. O que difere os tokusatsu das séries e doramas tradicionais é o fato de tokusatsu geralmente tratar a pele de um herói ou grupo de herois.
Recomendamos ler: Guia Dos Heróis Japoneses – Onde Assistir Tokusatsu Online?
Qual a diferença do anime e dos mangás?
A principal diferença do anime e dos mangás é que os mangás são desenhos em quadrinho, enquanto os animes são desenhos da TV.
O que diferem são apenas o meio utilizado para entregar ao público, pois o princípio de ambos é o mesmo.
Vale a pena lembrar que vários animes foram criados em cima de seus mangás, como os Cavaleiros do Zodíaco.
Conclusão sobre os desenhos japoneses antigos
Os desenhos japoneses antigos, especialmente das décadas de 1980 e 1990, marcaram a infância e a adolescente de muitas pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Como abordado nesse artigo, muitos desses desenhos japoneses fazem sucesso até os dias de hoje, não apenas como desenho animado na TV, mas também como inspiração para muitas crianças e adultos, que iniciam o sonho de aprender a desenhar iniciando com os animes e os mangás.
Por fim, não deixe de compartilhar esse artigo com aquele amigo que também é fã dos desenhos japoneses.