APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Junji Ito, o gênio do horror japonês – 3 mangás do autor

Neste artigo conheceremos um dos maiores e mais conhecidos mangakás de terror de todos os tempos: Junji Ito [伊藤潤二].

Autor do clássico Uzumaki [渦巻き] e de várias histórias curtas de terror, Junji Ito tornou-se famoso no mundo inteiro pela qualidade do seu traço e pela sua capacidade impressionante de desenvolver uma atmosfera assustadora e tensa em seus mangás. 

Abaixo, discutiremos um pouco sobre as suas obras e daremos também algumas sugestões de leitura.

Peculiaridades do terror/horror japonês

Em primeiro lugar, percebe-se facilmente a diferença de estilo entre um terror japonês e um terror americano. A primeira diz respeito ao fato de que o terror japonês tende a ser mais visual. A segunda está evidente na forma como os mangás são construídos, com a atmosfera psicológica e com a tensão que se constrói ao longo do tempo ganhando destaque. Nas obras de Junji Ito não é diferente.

Enquanto o terror/horror norte-americano tende a ser preenchido com mortes, aparições, assassinatos, fantasmas, bonecos e coisas do tipo, o horror japonês se concentra na psicologia das situações, nas bizarrices e na tensão do ambiente (algo que faz com que esse gênero, no Japão, se misture um pouco com o suspense e com o sci-fi).

Nesse sentido, talvez seja mais fácil sentir-se desconfortável lendo um mangá desse gênero no Japão que (embora também ocorram) vendo filmes comuns do ocidente, como filmes de terror de Hollywood.

Junji ito: o gênio do horror japonês

Uzumaki e o sucesso mundial

Uzumaki é, sem dúvida, a obra mais popular de Junji Ito no ocidente. O mangá foi publicado duas vezes no Brasil. A primeira leva veio pela editora Conrad, em três volumes. Posteriormente, a editora Devir lançou uma edição de luxo completa da série em volume único, com cerca de 656 páginas.

Uzumaki, ao pé da letra, significa "Espiral" ou "Redemoinho" e ilustra exatamente a temática principal do mangá. Para quem curte o gênero de terror ou horror, é uma leitura indispensável. Por isso, prefiro não fornecer spoilers aqui.

Fragmentos do Horror

Outro mangá bastante interessante de Junji Ito foi publicado no Brasil com o título de "Fragmentos do Horror (2014)", em edição em capa dura. O mangaká, por sua vez, passou um bom tempo parado sem publicar mangás do gênero até a publicação deste novo compilado de histórias de horror.

É extremamente recomendável para quem quer se introduzir nas obras de Ito, tendo em vista que Uzumaki pode acabar sendo uma obra pouco palatável para os leitores novatos ou desavisados. Se quer ir se acostumando com o clima dos contos de Junji ito, recomendamos começar por aqui.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Junji ito, o gênio do horror japonês - 3 mangás do autor
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

O enigma da falha de Amigara

Aqui temos um bizarro conto envolvendo falhas geológicas (faults) com forma humana. Sem motivo aparente, as pessoas começam a identificar as próprias silhuetas nas falhas e passam a ter um desejo doentio de entrar nelas. O mangá é coberto por uma atmosfera de mistério, nonsense e terror.

Também é recomendada a leitura para os que já estão familiarizados com algum outro mangá do autor.

Junji ito: o gênio do horror japonês

Caso queira adquirir algum dos mangás, é possível comprá-los através do site da Amazon.

E você? Já leu a obra deste incrível mangaká? Comente, curta e compartilhe com seus amigos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?