Apesar de ser focado principalmente em histórias adolescentes, é um gênero que tem ganhado cada vez mais espaço no grande público
Assim como outras mídias, os animes possuem uma série de subgêneros indicados para todas as idades e gêneros. Um deles é o shoujo, que, apesar de ser direcionado para o público feminino mais jovem, faz bastante sucesso em outros nichos.
O termo shoujo, em japonês, significa “pequena garota”. Existem indícios de que esse gênero começou a aparecer nos anos 1950, com publicações de mangás direcionados para o público adolescente.
Com a ascensão dos animes, o gênero foi ganhando cada vez mais força e alcançando novos públicos. Porém, com a chegada da internet e também dos serviços de streaming, fica difícil escolher somente um para começar a acompanhar.
Por conta disso, separamos aqui os melhores animes shoujo para que você possa entrar nesse gênero com tudo.
Índice de Conteúdo
Sailor Moon (1992-1997)
Disponível: Netflix
Episódios: 5 temporadas | 200 episódios
Achou mesmo que não iríamos falar desse clássico dos animes? Em Sailor Moon, acompanhamos Usagi Tsukino, uma garota romântica que acidentalmente descobre ser a reencarnação de uma guerreira que luta pelo amor e pela justiça.
Esse anime é um clássico do gênero, e fez bastante sucesso nos anos 90, principalmente aqui no Brasil. É ideal para quem quer começar a adentrar nesse mundo dos animes, ou até mesmo para quem assistia e quer revisitar.
Itazura na Kiss (2008)
Disponível: Crunchyroll
Episódios: 1 temporada | 25 episódios
A colegial Kotoko abre seu coração para um colega do último ano, chamado Naoki, mas isso acaba em uma tremenda rejeição. A partir daí, a comédia se desenrola até o ponto em que a casa da jovem é destruída por um terremoto.
Enquanto a casa é reconstruída, o pai de Kotoko e ela vão ficar um tempo na casa de um amigo de infância. Ao chegarem lá, eles se deparam com este homem, e também com seu inteligente filho, que pretende fazer faculdade de medicina. Ele não é ninguém menos do que o próprio Naoki.
Colégio Ouran Host Club (2006)
Disponível: Netflix
Episódios: 1 temporada | 26 episódios
Nessa comédia, acompanhamos Haruhi, uma garota pobre que ganha uma bolsa de estudos para um colégio bastante renomado. Graças ao seu jeito diferente, ela acaba sendo confundida com um garoto pelos membros do Host Club, em uma sala de música que estava supostamente vazia.
Mas os seus problemas realmente começam quando ela quebra um vaso sem querer, e não tem condições de pagá-lo. Com isso, os membros do clube fazem com que ela trabalhe para eles até a formatura.
Uta no Prince-Sama (2011-2016)
Disponível: Crunchyroll
Episódios: 4 temporadas | 53 episódios
Nesse anime acompanhamos a jovem compositora Nanami Haruka e sua rotina em uma escola que treina jovens ídolos pop. Ela é colocada então junto de um grupo de 6 garotos, mas, para complicar a sua situação, a instituição tem uma regra bastante rígida: os alunos não podem namorar.
O anime brinca muito com o conceito romantizado de namorar com jovens ícones pop de grupos coreanos e japoneses, o que acaba dando uma nova camada para a obra.
My Little Monster | Tonari No Kaibutsu-Kun (2012)
Disponível: Crunchyroll
Episódios: 1 temporada | 13 episódios
Quando a apática Mizutani Shizuku é mandada para entregar algumas apostilas para Yoshida Haru, que não tem ido à escola, devido a uma briga no primeiro dia, os dois acabam ficando muito próximos um do outro.
Conforme se passam os episódios e vamos conhecendo os dois, uma linda história de amizade (e por que não amor?) vai florescendo entre os dois, abordando temas como dificuldade em se relacionar com outras pessoas e até consigo mesmo.
Sakura Card Captors (1998-2000)
Disponível: Sites de anime
Episódios: 3 temporadas | 70 episódios
Mais um clássico dos animes shoujo, acompanhamos a história de Sakura, uma menina de 10 anos que, após abrir um misterioso livro, espalha pela sua cidade 52 cartas mágicas. Com isso, ela precisa se transformar em uma jovem guerreira caçadora e capturar novamente os cards, antes que eles causem mais destruição.
O anime ganhou diversas continuações e outras obras derivadas ao longo dos anos. Porém o original ainda compensa ser assistido não somente por quem gosta do gênero, mas também por quem gosta de animações mais clássicas.
Fruits Basket (2001)
Disponível: Crunchyroll
Episódios: 1 temporada | 26 episódios
Depois que sua mãe morre, Tooru vai morar com seu avô, mas, como a casa dele precisa de reformas, ela acaba morando sozinha em uma barraca. Próximo dela, moram um colega de classe e seu primo.
Conforme o tempo passa, ela descobre uma maldição da família do garoto: quando eles abraçam alguém do sexo oposto, acabam se transformando em um animal do horóscopo chinês.
Kimi ni Todoke: Que Chegue a Você (2009-2010)
Disponível: Netflix
Episódios: 2 temporadas | 38 episódios
Aqui acompanhamos Sawako Kuronuma, de 15 anos, e que tem um apelido dado por seus colegas de Sadako (a personagem que conhecemos aqui no Brasil como Samara, dos filmes de terror ‘O Chamado’).
Apesar de ela ser doce e gentil, todos têm medo dela. Até que o garoto popular Kazehaya começa a falar com ela, e então tudo muda. Para melhor.
My Love Story!! (2015)
Disponível: Crunchyroll
Episódios: 1 temporada | 24 episódios
Esse é um shoujo bastante diferente do habitual. Ao invés de focar nas emoções de uma garota, é um garoto o foco principal da história. Nele conhecemos o alto e musculoso Takeo e seu gentil e bonito amigo Makoto.
Devido ao seu enorme tamanho, Takeo acaba intimidando todas as garotas, que preferem ficar com seu colega. Então ele acaba se apaixonando por Rinko, mas, em seu complexo de inferioridade, acaba achando que ela está apaixonada por Makoto, e faz de tudo para juntar os dois.
Jibaku Shounen Hanako-kun (2020)
Disponível: Sites de anime
Episódios: 1 temporada | 12 episódios
Baseado em uma lenda urbana escolar, ele se centra na história em que uma menina assombra o banheiro dos colégios, mas que também pode realizar qualquer desejo que a pessoa pedir.
Com isso, vemos Nene, que conjura o espírito, mas, para sua surpresa, acaba sendo um garoto. Com isso, ela se torna a assistente do fantasma e acaba conhecendo novos espectros da personalidade da entidade, se aproximando dele.