Japończycy doświadczający uprzedzeń w Brazylii

Por muitos anos brasileiros costumam falar que japoneses são preconceituosos, não consigo entender de onde eles conseguem tirar tanta generalização. Será que o contrário também não acontece? Japoneses não sofrem preconceito no Brasil?

Para refletir um pouco sobre o assunto preconceito e racismo, realizei uma pesquisa com relação a imigração dos japoneses no Brasil e o quanto eles acabaram sofrendo em nosso país. Talvez seja por isso que encontramos tantos japoneses no Brasil com cara fechada.

Acho que todos sabemos que até hoje os japoneses sofrem de piadas de gosto duvidoso, criação de apelidos e outras brincadeiras relacionadas à etnia dos japoneses.

Apesar de ser um assunto bastante complexo, no século passado, antes e durante a segunda guerra mundial e até mesmo perto do fim do século os japoneses sofreram situações bem piores que simples piadinhas sem graça. Vamos tentar falar um pouco de forma resumida sobre esse assunto.

Racismo contra os japoneses no começo do século

O preconceito contra o recebimento de imigrantes asiáticos era muito forte. Durante a chegada dos japoneses no Brasil, no começo do século 20, eles foram estigmatizados como Indesejáveis e pertencentes a uma raça inferior. Brasileiros diziam que eles prejudicariam o "branqueamento" que ocorria no Brasil com o recebimento de imigrantes europeus.

Był też strach przed "niebezpieczeństwem żółtym", gdzie wierzyli, że Japończycy mogli się szerzyć i kulturowo i etnicznie zdominować Brazylię.

A segunda guerra mundial aflorou uma série de questões, e os japoneses passaram a ser tratados como inimigo. Na Segunda Guerra, milhares de imigrantes japoneses foram expulsos do Brasil. Vale citar que nos Estados Unidos, o preconceito contra os japoneses na época foi muito pior.

Uprzedzenie

Gwałtowny ruch przeciwko Japończykom

Pouco se fala, mas no ano de 1945 aconteceu um movimento violento em massa contra japoneses em Osvaldo Cruz. Diversos grupos de brasileiros perseguiram e saíram à caça de todo e qualquer japonês, indiscriminadamente, pelas ruas da cidade.

Alguns brasileiros gritavam ordens de linchamento e muitos praticaram agressões e humilhações físicas e morais. Nessa época aconteceu muitas atrocidades que levaram a brigas, mortes e casas pegando fogo.

Pela região, grupos de brasileiros invadiam as casas de japoneses e arrastavam pelos cabelos pais de famílias diante de suas mulheres e filhos. Brasileiros saqueavam as residências de japoneses.

Alguns japoneses foram amarrados à força na chinça do cavalo e os conduziram pelas ruas arrastados brutalmente. Idosos foram agredidos a pedradas e pauladas.

Até mesmo as ruas de acesso à cidade vindo da zona rural foram bloqueadas pelos brasileiros com o objetivo de impedir o acesso de crianças descendentes de japoneses às escolas.

Os japoneses não esboçaram uma reação, suportaram a humilhação e, eles foram mais feridos no seu sentimento como pessoas e no seu caráter, do que fisicamente. 

Alguns brasileiros da época se defendiam dizendo que esses atos eram apenas uma reposta justificável dos brasileiros contra provocações e crimes dos japoneses.

Na época existia um preconceito inconfessável de forma aberta plena contra japoneses, que se estendia também a imigrantes que não eram brancos e católicos, como poloneses, russos e alemães.

Rasizm

Acontecimentos que afetaram japoneses no brasil

Abaixo vamos citar alguns pontos e acontecimentos de destaque que ocorreram no século passado ou ainda ocorre:

  • Muitos japoneses perderam suas propriedades e estas nunca foram devolvidas ou indenizadas;
  • Alguns japoneses foram obrigados a abandonar a cidade e viver isolados em zonas rurais;
  • A presença de japoneses decendentes na mídia (TV) era muito rara ou marcada por estereótipos;
  • Até mesmo quem está aprendendo japonês ou se envolve com cultura japonesa acaba sofrendo piadas de cunho racista;
  • Niektórzy Japończycy byli nazywani "piątą kolumną", co w tamtych czasach było sposobem poniżania ich i mówienia, że są gorsi;
  • No governo de Jânio Quadros, japoneses foram proibidos de falar japonês, e a única rádio japonesa foi retirada do ar. Mais de 200 escolas de japonês foram fechadas;

Algumas coisas que levaram os brasileiros a ter preconceito contra japoneses:

  • Ludzie są porywani przez ruchy, nikt nie chce mieć własnej opinii;
  • Aparência física e aspectos da personalidade;
  • Acontecimentos da Segunda Guerra Mundial;
  • Japão aliado da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial;
  • Sentimentos de superioridade;
  • Brazylijczycy są pod wpływem kultury Stanów Zjednoczonych, jednego z najbardziej rasistowskich krajów na świecie;
  • Os japoneses não costumavam se misturar com os brasileiros;
  • Diferenças religiosas e culturais;
  • Falta de inteligência e raciocínio, definindo pessoas por raça;

Artykuł jest dopiero w połowie, ale polecamy również przeczytanie:

Czy Japończycy doświadczają uprzedzeń w Brazylii?

Infelizmente é essa a realidade que vivemos no Brasil. Apesar do mundo ter evoluído contra o racismo, ainda existem diversos problemas relacionado ao preconceito, xenofobia e classes sociais.

Não são apenas pessoas de países diferentes ou cores diferentes, gordinhos, dentuços, nerds e qualquer coisa diferente no Brasil é motivo de chacota para alguns. E depois brasileiros chamam japoneses de racistas.

Uprzedzenie

Problem polega na tym, że gdy chodzi o Azjatów, ludzie traktują te obelgi jak żarty czy coś normalnego. Jeśli żartujemy lub robimy żarty z Afro-Brazylijczyka, człowieka z północy Brazylii lub z Europejczyka, faceci mogą nas nawet pobić.

Niestety z naszym krajem dzieje się coś bardzo złego! Nawet media robią tego typu żarty. To pokazuje, że obecnie większość przestała używać rasistowskich słów przeciwko czarnym nie dlatego, że nauczyli się ich szanować jako ludzi, ale po prostu dlatego, że nie chcą być nazwani rasistami.

Espero que o texto ajude você a refletir e entender que racismo existe em toda parte, por esse motivo não se deve generalizar. Você chamar os japoneses de preconceituosos faz de você uma pessoa preconceituosa que não sabe diferenciar a pequena parcela de 1% da população que tem medo ou xenofobia do resto da população que não se incomoda da nossa existência.

Preconceito e racismo ainda existem, eles estão maquiados em forma de alegria e descontração. Brincar com as pessoas é algo normal, desde que não as ridicularizem, inferiorizem ou desonrem.

Infelizmente é isso que tem acontecido com a maioria dos japoneses ou descendentes que vivem no Brasil. Apenas quem já passou por isso é capaz de compreender, acaba sendo uma batalha interminável. Não queremos colocar brasileiros como racistas, para mim existem 2 tipos de pessoas, as normais e as racistas.

Como está o racismo e preconceito contra japoneses atualmente? Polecamy przeczytać nasze inne artykuły:

Przeczytaj więcej artykułów na naszej stronie.

Dziękujemy za przeczytanie! Będziemy jednak bardzo zadowoleni, jeśli spojrzysz na inne artykuły poniżej:

Przeczytaj nasze najpopularniejsze artykuły:

Czy znasz to anime?