A influência japonesa na cultura pop dos jogos atuais

Jogos, Secretos

Por Kevin

O Artigo a Seguir é Patrocinado! Não reflete as Opiniões do Autor do site! Nem incentivamos!

Há mais de 40 anos, o mercado japonês de jogos segue entre os mais influentes do mundo, com Sony e Nintendo no topo até hoje. A prova disso é que, mesmo com as novas tecnologias, conceitos de games e consoles que foram implementados pelos japoneses na década de 1980 continuam servindo de inspiração para a indústria contemporânea de diferentes formas.

Diante muitos fatores que justificam tamanha influência, é válido ressaltar que diversos títulos japoneses em consoles da era 16-bits, por serem caracterizados por um estilo visual específico que ditou toda uma tendência durante décadas, fizeram com que muitas das vezes a questão gráfica fosse deixada um pouco de lado para dar prioridade à diversão.

Hoje, a influência da cultura pop japonesa de jogos pode ser vista por todos os lados no mercado. E o mais importante, com papel relevante não só no quesito inspiração para novos games, mas também atuando como protagonista na concorrida área global de consoles, como veremos a seguir.

A influência japonesa na cultura pop dos jogos atuais

Protagonizada pela Nintendo, a fusão do portátil com os consoles de mesa está a todo vapor

Desde 1989, quando foi lançado o primeiro console desse tipo da Nintendo, o Game Boy, a fabricante japonesa é a principal responsável pelo sucesso da mescla entre o videogame de mesa e o portátil no setor. 

Hoje, mesmo com consoles de última geração equipados com hardwares poderosíssimos, como o PlayStation 5, da também japonesa Sony, os portáteis seguem firmes e vão na contramão da indústria de gráficos impecáveis e realistas.

A prova disso é que a Nintendo, em seu último projeto, resolveu focar todas as suas energias no Nintendo Switch. A estratégia funcionou muito bem e trouxe a empresa de volta para a primeira prateleira da indústria, colocando-a em condições de brigar de igual para igual com a Sony e a Microsoft, que durante alguns anos dividiram o protagonismo do mercado.

Lançado em 2017, o Switch já vendeu mais de 125 milhões de unidades no mundo, tornando-se o terceiro videogame mais vendido na história — atrás apenas do PlayStation 2 (155 milhões) e do Nintendo DS (154,02 milhões).

Além de explorar personagens lendários da marca, como o icônico Super Mario Bros, a Nintendo fez com que o Switch se tornasse o console preferido de muitos jogadores que procuram por títulos divertidos e com gráficos multicoloridos.

Nesse caso, podemos tomar como exemplo os jogos com temática de doces e guloseimas. Formato que faz muito sucesso na indústria de cassino online há muitos anos, como o popular caça-níquel “Sugar Rush” e as suas famosas balinhas açucaradas com potencial de vitória de 5.000 vezes a aposta, ele acaba chamando a atenção do mais variados públicos que buscam o entretenimento em jogos divertidos.

Além disso, a sua fácil jogabilidade se encaixa muito bem para multiplataformas populares, como PCs, smartphones e tablets. Logo, se Sugar Rush aparece como o principal destaque desse gênero na indústria iGaming, jogos como “Candy Jump featuring Frosty” e “Explosive Candy World” exploram muito bem essa “adocicada” proposta temática no Nintendo Switch, com balinhas e guloseimas de características variadas; elevando o nível da experiência de entretenimento do público que aprecia o tema.

Saindo do forno? Nintendo promete que seu novo portátil será “surpreendente” e “encantador”

Com o Switch há seis anos no mercado, muito já se comenta sobre quando será o lançamento de seu sucessor. Sem revelar muitos detalhes, em março de 2023 o presidente da Nintendo of America, Doug Bowser, disse à Associated Press que o novo modelo irá “surpreender e encantar” os jogadores.

Segundo rumores da imprensa estadunidense, o próximo portátil deverá ser lançado no último trimestre de 2024. Mas, enquanto isso não se confirma, as vendas de novos jogos do Switch seguem de vento em popa.

O game “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, por exemplo, foi lançado em maio de 2023 e vendeu dez milhões de cópias nas primeiras 72 horas. Dessa maneira, ele caminha a passos largos para ser um dos maiores sucessos da Nintendo.

Significado e Definição: kawaii
Significado e Definição: koori