APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Speed Racer- Um dos primeiros animes no Brasil

Em abril de 1967, estreou no Japão o anime Maha Go Go Go (Speed Racer) da Tatsunoko Production, criado por Tatsuo Yoshida. A anime conta a história de um jovem piloto de corrida de dezoito anos que dirige o carro Mach 5, criado pelo seu pai. A produção, teve um orçamento bem limitado, mas mesmo assim, com uma ótima história, bons personagens e uma inesquecível trilha sonora, até hoje e considerado uns dos mais marcantes animes.

As corridas mostradas no anime eram sempre marcantes e entusiasmadas. Eram repletas de acidentes, ultrapassagens, estratégias e trapaças. Além de muitas equipes como a "Carro Mamute" e a ''Equipe Acrobática'', as corridas eram realizadas em selvas, vulcões, desertos e muito mais. E como muitas corridas eram perigosas e em terrenos acidentados, sempre eram projetados acessórios para ajudar os corredores.

Logo que lançou, o anime se tornou bastante popular, mas nada comparável à recepção que encontraria no lado ocidental. Quando foi exportado para os Estados Unidos em 1967, o título e nomes de muitos personagens tiveram que ser mudados. Foi então que nasceu o fenômeno Speed Racer, que se tornou sucesso no mundo inteiro e principalmente no Brasil.

Speed racer- um dos primeiros animes no brasil

Speed Racer no Brasil

O anime teve sua estreia na TV brasileira na Rede Globo em 1969, ficando na emissora até 1971. Anos depois seu nome foi até mudado para Capitão Meteoro, talvez em referência a letra "M" estampada no carro Mach 5. Novamente com Speed Racer, em 1975, foi apresentado na extinta TV Tupi no programa Clube do Capitão Aza. Lá ele se tornou o ponto alto de audiência do programa, permanecendo no canal até 1979.

Só deu suas caras novamente na programação brasileira na TV Record em 1981, mas ficando no ar por poucos meses.  Em 1994, era transmitido nas madrugadas da MTV, só que totalmente legendado. Toda a dublagem brasileira original  feita pela Telecine, foi perdida no incêndio da TV Record. Mas em 1996, a Cartoon Network transmitiu ele por dois anos seguidos. Trazendo uma nova dublagem, considerada até hoje como uma das melhores já feitas naquela época.

Em 1993 foi produzida uma série animada chamada The New Adventures of Speed Racer, criada para ser uma atualização do anime. Mas essa versão americana não agradou os fãs, não conseguiu o êxito esperado, durando apenas um temporada com 13 episódio. Em 1997 foi lançado no Japão outro anime da franquia, mas não alcançou o sucesso da seria clássica. Foi-se projetado 52 episódios, mas foi cancelada após 34. Mesmo assim foi lançada nos Estados Unidos com o nome Speed Racer X, e posteriormente no Brasil.

Speed racer- um dos primeiros animes no brasil

O memorável Speed Racer

Em 2008, os irmãos Wachowski, criadores da trilogia Matrix, dirigiam um filme baseado no anime. Mesmo sem a participação do estudo original da obra, o filme até que conseguiu uma boa recepção do publico. Visto que a obra Speed Racer é até mais popular no ocidente do que em seu país de origem. Mas o filme acabou com resultados bem abaixo das expectativas do estúdio, recebendo algumas críticas e arrecadando pouco mais de 130 milhões de dólares.

Mesmo com o passar dos anos Speed Racer sempre será lembrado como um dos primeiros animes a serem transmitidos e a fazer sucesso na TV brasileira. Muitos só lembram de Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco ou Yu Yu Hakusho, mas esquecem da  enorme importância e influencia que Speed Racer exerceu na época. Abrindo as portas para todos os animes e series nipônicas posteriores.

Você e da época que passava na TV? Sabia que Speed Racer é um anime ou só conhecia o filme? Deixe seus comentários e compartilhe o artigo com os amigos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?