APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Setsubun – Jogando grãos em Oni para entrar na primavera

Você sabia que no Japão existe um feriado onde pessoas se fantasiam de oni (demônios), enquanto outros tacam grãos de soja nessas pessoas? Hoje vamos falar sobre o festival de primavera chamado de setsubun.

Nessa época a mudança do clima costuma causar adoecimentos, por esse motivo os japoneses acreditavam que a causa poderia ser demônios, por isso os espantavam com sojas gritando “Oni para fora! Boa sorte para dentro!”. 

A passagem de estações do ano tem nomes: Primavera (risshun), Verão (rikka), Outono (risshuu) e Inverno (ritto);

O que é Setsubun?

Setsubun [節分] significa literalmente "dividir ou separar estações", trata-se de um feriado comemorado no começo de fevereiro para se despedir do inverno e entrar na primavera (costuma cair entre 2 a 4 de fevereiro).

Nesse dia acontece o Mamemaki  [豆撒き] um ritual conduzido pelo chefe da família ou membro que possua o signo chinês correspondente ao ano. Neste ritual se joga grãos de soja torrados, em alguém vestido com a máscara de Oni (ogro, demônio).

Durante esse ritual os membros gritam: “Fukuwa Uchi” (Bem vinda a felicidade, sorte, coisas boas) “Oniwa soto” (Fora os demônios, azar, coisas ruins). Esse costume foi introduzido pelos chineses ao Japão no oitavo século.

Em Japonês se escreve: 鬼は外 福は内

Origem do Mamemaki Oni

Como a maioria dos costumes, esse foi introduzido pelos chineses. No Japão esse ritual começou na cerimônia chamada Tsuina ou Oniyarai que, era realizada no final de inverno, na casa do imperador do período Heian (794 a 1185).

Na história os personagens representados são um Oni e uma mulher. Segundo uma antiga lenda, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de um velho. Porém a figura do velho era um disfarce do Oni (ogro) que tem o poder de se disfarçar de ser humano.

Quando o velho viu o roubo, acabou revelando sua verdadeira natureza de ogro. Com o susto, a velha apanhou a primeira coisa que viu pela frente: grãos de soja e atirou-os nele. Foi assim que surgiu a tradição de jogar grãos de soja mamemaki.

Este costume vem desde o ano 706 quando era utilizado na verdade “galho de pêssego”, apenas depois da história mencionada, começou-se a usar grãos de soja. O pêssego tem relação a fábula de momotarou que derrotou onis.

Setsubun - jogando grãos em oni para entrar na primavera

Por que grãos de Soja?

Os japoneses acreditam que os grãos de soja são um símbolo para purificar a casa e expulsar todos os maus espíritos e má sorte. E o setsubun da primavera foi e talvez ainda seja considerado por alguns o Ano Novo Lunar no calendário, ou seja, uma espécie de véspera de Ano Novo.

Essa data era acompanhada por um extenso ritual especial de purificação do mal do ano anterior e o afastamento de demônios que possam trazer doenças no ano seguinte.

Outro costume, é comer alimentos de soja, de preferência a quantidade de grãos de soja equivalente a sua idade para ficar com um ótimo estado de saúde. Dentre eles temos o natto, misoshiru e tofu, temos até um artigo de alimentos derivados de soja.

As pessoas também comem um sushi especial chamado Ehoomaki. Esse sushi não pode ser fatiado, pois cortar significa rupturas, separação e com isso pode-se cortar a sorte.

No festival, os templos ficam decorados com as cores branca e vermelha, onde acontece as celebrações, é costume jogar grãos especiais para os visitantes. Apesar do Setusbun ser comemorado em todo Japão, ele não é considerado um feriado nacional.

O vídeo do canal abaixo mostra um pouco mais sobre esse ritual Mamemaki praticado por estudantes de uma escola:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?