APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Por que os japoneses não usam o whatsapp?

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens que ganhou muita popularidade nos últimos anos, sendo que é bastante difícil encontrar uma pessoa que não utilize ou que já não tenha utilizado o aplicativo, um conceito que os japoneses não concordam tanto.

Por isso, o texto de hoje abordará o motivo pelo qual os japoneses não utilizam o WhastApp, e porque preferem o Line, os motivos que englobam essa preferência quase que majoritária , além de algumas curiosidades sobre a cultura japonesa.

Seja uma pessoa comum ou uma empresa de calibração, a verdade é que o aplicativo do WhatsApp se tornou muito popular, primeiro pela quantidade de funcionalidades que, hoje em dia, ele tem, além do fato de ser um aplicativo totalmente gratuito.

Na época em que lançou, ele competia diretamente com grandes operadoras de telefone que cobravam para enviar mensagens de texto a partir do celular. Então, um aplicativo que oferece o mesmo serviço, precisando apenas de uma conexão com a internet foi o ideal.

Hoje em dia, boa parte do mundo utiliza o WhatsApp, seja para enviar uma foto de teste de vazão ou para puro lazer e entretenimento, manter o contato com amigos e pessoas próximas, tendo até mesmo funcionalidades puramente comerciais.

Seguindo essa linha de raciocínio, seria normal que os japoneses também achassem sensacional tal aplicativo e utilizassem da mesma forma que o restante do mundo. Mas a verdade é que não é bem assim que as coisas funcionam.

Sendo assim, fica a seguinte dúvida no ar: por que os japoneses não usam o WhatsApp? O que eles usam no lugar? A resposta dessas e de muitas outras perguntas serão respondidas no tópico a seguir. Confira!

Por que os japoneses usam o line ao invés do whatsapp?

WhatsApp vs. Line: entenda as diferenças

Primeiramente, seja uma pessoa comum ou uma empresa de climatização, todos entendem que a comunicação é ideal para o ser humano, desde questões meramente sociais até no meio de trabalho atuante de cada um.

Isso significa que assim como todos, os japoneses também precisam se comunicar de forma rápida e eficiente. Portanto, o WhatsApp é utilizado no Japão, porém, em sua grande maioria, são estrangeiros que o utilizam.

Claro que, em uma situação de emergência, um japonês pode baixar o aplicativo do WhatsApp e se comunicar com um estrangeiro, mas na maioria das vezes isso só acontece se for muito necessário ou se o estrangeiro não tiver nenhuma outra forma de comunicação.

Mesmo as mais diversas soluções em internet não mudam essa linha de raciocínio que, no país, é extremamente normal e bem aceita. Sendo assim, cabe a você conhecer outro aplicativo muito utilizado por eles, e que tem diversas funcionalidades: o Line.

Assim como o seu rival direto, o Line possui algumas funcionalidades que são:

  • Ligações entre celulares e computadores;
  • Trocas de recados e mensagens;
  • Adesivos personalizados;
  • Recursos encontrados em redes sociais;
  • Jogos.

Muito provavelmente, apenas de ler os elementos acima citados, você já pode ver e compreender alguns dos motivos do porquê os japoneses preferem o Line ao WhatsApp.

Isso tem muita relação com o patriotismo e as tradições japonesas. Não diretamente ligada à cultura oriental, mas sim porque eles têm o costume de consumir tudo que é feito e criado por lá, evitando ao máximo funcionalidades estrangeiras.

Tal atitude pode variar de algo simples, como um contador de fluxo, até algo mais complexo, como tecnologias e estratégias de mercado. E, obviamente, com o Line não seria nada diferente, principalmente por ele ser tão bom quanto o WhatsApp.

Por que os japoneses usam o line ao invés do whatsapp?

Conheça algumas funcionalidades do aplicativo

Assim como o WhatsApp e o próprio Telegram possuem peculiaridades em comum, o Line também oferece uma vasta quantidade de possibilidades para todos aqueles que buscam utilizá-lo. Mas a verdade é que o Line sempre esteve um passo à frente dos concorrentes.

Algumas funcionalidades que hoje são comuns entre os usuários, como as famosas figurinhas, o Line tem há muito tempo e de forma muito mais personalizada, mostrando imagens em ação que exemplificam uma situação ou evento.

Podendo também ser usado por empresas de tratamento de superfície ou de qualquer outro ramo, esse tipo de comunicação é bastante usada nos dias de hoje pelo WhastApp e o Telegram, sendo que muitos podem se enganar achando que o Line copiou a ideia.

Outra funcionalidade que é comum entre todos esses aplicativos é o de realizar ligações de um telefone para o outro através da internet, precisando apenas ter um o contato salvo ou número de telefone, ajudando muito a, inclusive, não gastar dinheiro com ligações.

Tal ação é bastante positiva para diversas pessoas e, dependendo da ocasião, pode ser uma grande vantagem frente a outras operadoras de telefone. Independentemente se a conversa é sobre tecnologia ou porta de enrolar, é um grande avanço.

A diferença é que o Line permite que você ligue para computadores através do smartphone, e do smartphone para os computadores, trazendo uma verdadeira vantagem frente ao WhatsApp que realiza chamadas de vídeos, porém, ligações apenas de um telefone para outro.

Isso possibilita diversas situações em locais onde não são permitidas a entrada de celulares, como operações de call centers ou locais onde a segurança digital é extremamente necessária.

Outro ponto positivo a ser citado entre o Line e seu concorrente é a segurança. Embora o WhatsApp seja sim muito seguro, já houveram situações onde foi colocada a segurança do aplicativo em cheque, causando alguns escândalos por assim dizer.

Assim como pessoas que trabalham com som se interessam por uma barreira acústica, boa parte das pessoas que se interessam por tecnologia gostam de praticidade e, o Line, além de permitir isso, também comporta diversos jogos dentro do aplicativo.

Imagine você jogando pelo mesmo aparelho que envia mensagens para os seus amigos? Isso tudo com diversos recursos de jogar em equipe e das redes sociais que são implementados ao sistema do Line.

Isso permite uma maior interação entre os usuários e seus contatos, permitindo também maior interação com a plataforma e, consequentemente, atraindo um maior número de pessoas e fazendo-as preferir o Line ao invés do seus concorrentes.

E por fim, porém não menos importante, ele abre a possibilidade de não utilizar o seu número de telefone, podendo passar para outras pessoas apenas o QR Code. Dessa forma, mesmo que vocês troquem contatos, é possível manter ainda a sua segurança.

O WhatsApp, por exemplo, utiliza o QR Code apenas para conectar o dispositivo do celular ao computador, para facilitar a vida das pessoas que precisam constantemente olhar as mensagens do celular de maneira rápida, sem se distrair o tempo todo com ele.

Apenas essas funcionalidades em si já são um ótimo motivo para os japoneses preferirem o Line ao invés do WhatsApp, mas podemos citar mais algumas razões que vão um pouco mais além do que apenas as funcionalidades tecnológicas de uma plataforma.

Como dito anteriormente, os japoneses têm uma cultura de consumir os próprios produtos e, embora consumam algumas coisas que vêm de fora, em sua grande maioria, diversos itens, aplicativos, máquinas e tecnologia são produzidas por lá.

São várias as gigantes no ramo de celulares e videogames que, por exemplo, têm suas origens e sedes no país, sem mencionar o ramo automobilístico. Não é nada estranho por lá encontrar carros que são apenas de marcas nacionais.

Se com algo tão impactante quanto maquinário e tecnologia eles já possuem esses hábitos, com algo como um aplicativo não seria diferente, fazendo assim com que o Line seja usado pela maioria esmagadora dos japoneses.

Portanto, quando for ao Japão, não estranhe esse tipo de atitude. Assim como nós, brasileiros, temos algumas manias e hábitos que podem ser estranhos quando vistos por estrangeiros, pessoas de outras raças, culturas e países possuem peculiaridades.

Por que os japoneses usam o line ao invés do whatsapp?

Considerações finais

O texto de hoje abordou alguns dos motivos do porquê os japoneses não utilizam o WhatsApp e preferem investir sem tempo no Line, além das funcionalidades de cada um, bem como comparando o que um possui e o outro não.

É importante entender que ambos são bastante bons e atendem as pessoas conforme as necessidades. No Brasil e em outros lugares do mundo, tornou-se comum o WhatsApp, pois ele já está enraizado em nosso modo de nos comunicar.

Assim como o Line já está enraizado nos hábitos e métodos japoneses, fazendo com que prefiram não utilizar o primeiro exemplo citado.

Independentemente do que for decidido, seja você uma pessoa comum ou uma empresa buscando por mais conhecimento, o importante é entender o que você precisa e qual atende melhor a sua necessidade, além de pensar e imaginar o que as pessoas a sua volta preferem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?