APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Hebo Matsuri – Festival das Vespas e Larvas no Japão

O festival mais perigoso do mundo "Hebo Matsuri" é realizado em Kushihara da cidade de Ena, província de Gifu, no Japão, todos os anos, em 3 de novembro. Nele encontramos o peculiar prato de vespas e larvas chamado de hachinoko.

Os japoneses que vivem em áreas centrais do país têm comido insetos ao longo da história e este Festival “Hebo Matsuri” é um dos poucos restantes no qual se come insetos. Tudo acontece em um lugar cercado de colinas e montanhas na fronteira com a Prefeitura de Aichi, perto da cidade de Nagoya.

No Festival Hebo Matsuri você encontra à venda vespas e ninhos das vespas mais viciosas do mundo chamadas de kurosuzumebachi [くろすずめばち]. Lá você encontra diversos pratos com os insetos como tempura, sushi, takikomi gohan, kebab e yakitori.

Hebo matsuri - festival das vespas e larvas no japão

Tem sido comum que os japoneses que vivem perto de áreas montanhosas comam nozes e insetos como boa fonte de proteína por centenas de anos e que as pessoas criem festivais para homenagear os insetos que sacrificaram suas vidas por eles.

Os ninhos das vespas comestíveis são vendidos por cerca de 3.000 ienes por Kg ou mais. Algumas vespas só são comestíveis a partir do 5º ano de idade, já que larvas de 4 anos ou menos são pequenas, o processo de cultivo é difícil.

Além da comida, há também uma competição saudável de cultivo de vespas. Em um concurso, um juiz pesa os ninhos de vespas dos competidores, com o mais pesado levando para casa o prêmio principal.

Na TV o Hebo Matsuri é anunciado como Festival Mais Perigoso do Japão, As chances de ser picado são bastante altas, mas na realidade não é tão perigoso como as vespas mandarinas, a menos que você seja alérgico a abelhas.

Hebo matsuri - festival das vespas e larvas no japão

Hachinoko - Um prato de larvas e vespas

 O Hachinoko é uma especialidade da prefeitura de Nagano e Gifu, considerados uma iguaria durante o outono. Dependendo da região, os pratos podem variar, mas geralmente são compostos por larvas de abelhas ou vespas. Pode ser servido com gohan e acompanhar um saque.

Apesar de estranho, tal iguaria é muito apreciada e saborosa pelos turistas corajosos e moradores locais que afirma ter um sabor adocicado e crocante, além de ser rico em vitaminas e proteínas. Acredita-se que o costume tenha surgido pela escassez no passado.

Não é necessário esperar o festival do Hebo Matsuri para experimentar essas iguarias. Basta viajar pela região e procurar algum local que prepara esse tipo de prato exótico. O Imperador Hirohito costuma gostar de comer as vespas fritas com shoyu.

Você encontra diversos restaurantes Hachinoko em Nagano, Tsukiji e regiões montanhosas. Caso queira saber mais sobre os pratos e festivais, vamos finalizar o artigo deixando alguns vídeos abaixo:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?