APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Bukatsu – Clubes escolares no Japão – Atividades extracurriculares

Se você tem o costume de assistir animes deve lembrar que nas escolas japonesas existem clubes escolares. Neste artigo, vamos falar diversas curiosidades sobre os clubes escolares no Japão conhecidos como bukatsu ou simplismente kurabu.

Esses clubes proporcionam toneladas de experiências e memórias inesquecíveis! Os clubes escolares são levados a sério porque funcionam como treinamento para sua carreira e vida adulta. Em algumas escolas é obrigado fazer parte de um clube. 

O que são Kurabu e Bukatsu?

Os clubes escolares chamados de kurabu (クラブ) são matérias extracurriculares que os alunos mesmos elaboram e organizam, também é comum usarem o termo bukatsu (部活 - atividade do clube) no ensino médio. 

Cada clube geralmente recebe sua própria sala ou instalação, ele precisa de um conselheiro (professor) para supervisionar e aconselhar o clube e também de um presidente (kaicho). Algumas escolas exigem que clubes tenham um número mínimo de membros (geralmente 5).

Muitos não gostam da ideia de clubes porque pode tomar muito tempo dependendo do clube que você faz parte. Alguns ficam até à noite na escola, outros precisam participar de encontros até em fins de semana.

As atividades dos clubes escolares acontecem depois do período da escola e duram até cerca de 5 a 7 horas, às vezes você precisa se reunir até antes da escola.

É por isso que alguns alunos acabam criando e juntando-se a um clube que não faz praticamente nada e com poucas obrigações de presença, como o clube de leitura e até clube da soneca.

Clubes escolares no japão - como são? Como funciona?

É muito comum os alunos ficarem estressados na hora de entrar ou escolher um clube, porque aquilo vai determinar o seu rendimento acadêmico e as amizades que serão feitas entre todo o koukousei (ensino médio).

Muitos clubes fazem campanhas para recrutar novos membros, já que existe o perigo do clube fechar por falta de membros. Você pode sair e entrar em um clube a qualquer momento. Os clubes tem por principal objetivo, não só estimular atividades como esportes, jogos, artes, música e outros; mas também promover uma intensa socialização.

Como funciona os clubes escolares no Japão

Algumas escolas exigem a participação das atividades do clube. Já outras não obrigam ou depende do clube que você pertence, muitos alunos no ensino médio possuem um trabalho parcial, atrapalhando um pouco a presença em clubes que exigem bastante dedicação como clubes esportivos. 

Os alunos que não pertencem a nenhum clube ou faltam as atividades do clube são chamados de kitakubu (帰宅部). São infinitas as possibilidades para criar um clube. Existem clubes esportivos, de arte, culinária, kendo, manga, animação ou qualquer outra coisa que os alunos tenham interesse em fazer. 

Para montar um clube basta ter o número necessário de membros, um conselheiro, uma proposta e objetivo e às vezes um patrocinador ou voluntário da faculdade.

Bukatsu - clubes escolares no japão - atividades extracurriculares

Os limites e regras para criação e administração de clubes são definidos em cada escola. Às vezes o conselho estudantil fica responsável por aprovar e monitorar a criação de um clube.

O nível de compromisso exigido para o bukatsu é notoriamente rigoroso. Alguns estrangeiros criticam a ideia por causa das tendências e tempo que os estudantes gastam.

Nos clubes escolares além dos laços entre os estudantes, também é aplicado a cultura de senpai e kouhai. Muitos novatos que entram em clubes esportivos esperam até anos para participar de competições entre escolas.

Alguns membros desenvolvem suas habilidades para o nível profissional, e algumas escolas têm equipes que se tornam nacionais. Alguns participam de clubes apenas como um hobby ou para estar com os amigos. 

Hoje em dia, ao entrar no ensino superior, muitas vezes você consegue crédito por realizações em clubes escolares. Em algumas escolas não existe o limite mínimo de membros, mas costuma ter um limite máximos.

Às vezes alguns membros são removidos do clube devido a falta de experiencia ou por ter entrado por ultimo.

Curiosidades sobre os clubes escolares do Japão

Se utiliza o sufixo -bu (部) para se referir a clubes como clube de baseball (yakyuubu). Já outros prefere usar o sufixo -kai que significa associação ou sociedade. Vamos ver mais alguns termos abaixo:

  • undou-bu - 運動部 (clubes esportivos);
  • bunka-bu - 文化部 (clubes culturais);
Clubes escolares no japão - como são? Como funciona?

Os clubes esportivos são clubes que exigem atividades físicas, os clubes culturais envolve qualquer clube que não exige atividades físicas. Até mesmo esportes como shogi ou música clássica ficam na categoria cultural.

Os clubes escolares japoneses realmente não são supervisionados? Se você assistir animes deve perceber a pouca importância dos conselheiros ou professores que patrocinam ou são responsáveis pelo clube. 

A realidade é que muitas escolas japonesas querem permitir que as crianças aprendam a ser autônomas, tomar suas próprias decisões, fazer a papelada, administrar o dinheiro e ganhar a habilidade de liderança.

  • Os clubes escolares também estão disponíveis na faculdade;
  • Membros dos clubes costumam realizar viagens para atividades durante as férias;

Vamos listar alguns clubes escolares?

  • Basquetebol, dança, badminton, handball, rugby, baseball, natação, atletismo, ping pong;
  • Artes (teatro, cinema, fotografia, pintura, dança, literatura);
  • Artes tradicionais japonesas (kimono, chá, arranjo floral, caligrafia japonesa);
  • Relações humanas (história, filosofia, política, sociologia) comum nas faculdades;
Clubes escolares no japão - como são? Como funciona?

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Bukatsu - clubes escolares no japão - atividades extracurriculares
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Animes sobre clubes escolares

Todos os anos são lançados diversos animes que mostram atividades dos clubes escolares. Praticamente todo anime que se passa em uma escola mostra os kurabu ou bukatsu. Fazer uma lista de animes sobre isso é algo improvável. Vamos mencionar agora os melhores animes que mostram a vida de um estudante em um clube escolar no Japão.

  • Suzumiya Haruhi (SOS);
  • Kuroko no Basket (basquete);
  • Ace of Diamond (baseball);
  • Haikyuu (volleyball);
  • Free! (natação);
  • Charlotte (conselho Estudantil);
  • Hyouka (literatura clássica);
  • Love Live! (Idol);
  • K-on (música leve);
  • OreGairu (serviços);
  • Chihayafuru (Karuta);
  • Haganai (clube da aproximação);
  • Kokoro Connect (pesquisa cultural);
  • SKET Dance (clube de ajuda);
Clubes escolares no japão - como são? Como funciona?

Você já participou de algum clube? Tem algum clube que gostaria de fazer parte? Lembrou de algum anime sobre clubes escolares no Japão que não foi mencionado nesta lista? Gostaríamos de seu comentário e compartilhamento! Obrigado! Recomendamos ler também:

Os Clubes Escolares são obrigatórios?

No Japão, os "clubes escolares" (ou "bukatsu" em japonês) não são estritamente obrigatórios, mas eles desempenham um papel importante na vida dos estudantes e na cultura escolar. A participação em clubes é fortemente encorajada e altamente valorizada, tanto pelas escolas como pela sociedade japonesa em geral.

Algumas escolas podem obriga-lo a escolher uma atividade extracurricular, mas caso não queira ficar grande parte do tempo na escola, ou ir nos finais de semana, existem clubes que não exigem tanta dedicação.

Exigência de Tempo

A exigência de tempo e esforço varia de clube para clube, e alguns clubes podem ser menos exigentes do que outros. Geralmente, os clubes que envolvem atividades mais recreativas e casuais tendem a exigir menos dos estudantes em termos de compromisso de tempo e esforço, enquanto os clubes altamente competitivos e especializados podem demandar mais dedicação. Alguns clubes que normalmente exigem menos dos estudantes em comparação a outros incluem:

  1. Clubes de Recreação: Clubes de jogos, clubes de passatempos, ou outros clubes que se concentram em atividades recreativas costumam ser menos exigentes. Isso inclui clubes de xadrez, fotografia, culinária, etc.
  2. Clubes Culturais: Clubes que se concentram em cultura, língua, ou atividades artísticas, como clubes de teatro, música, dança, ou poesia, geralmente oferecem um ambiente criativo e, embora possam exigir prática e ensaios, podem ser menos competitivos em termos de tempo.
  3. Clubes de Voluntariado: Clubes de voluntariado muitas vezes têm horários flexíveis e permitem que os estudantes participem de atividades de voluntariado em seu próprio tempo.

Lembrando que a disponibilidade de clubes e a intensidade da participação podem variar entre as escolas e dependem da demanda dos estudantes. Portanto, é aconselhável verificar as opções de clubes disponíveis na sua escola específica e conversar com os líderes ou orientadores dos clubes para entender os requisitos e expectativas de participação.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?