APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

O que faz o Japão ser um país tão seguro?

Você já se perguntou por que o Japão é seguro? Não apenas nas questões de criminalidade, mas em geral o Japão traz uma enorme sensação de segurança para quem vive nele. Mesmo apesar dos desastres naturais como tsunamis e terremotos, o Japão consegue se preparar para esses acontecimentos. Claro que nem tudo é 100%, mas podemos analisar o que faz com que o Japão seja bem mais seguro que muitos países ao redor do globo.

Você não acha o Japão Seguro?

Antes de criticar ou imaginar que estou falando coisas boas demais e deixando passar pontos negativos! Leia o tema do artigo! O artigo é para falar o que faz o Japão ser seguro! Vou falar apenas sobre essas coisas e tenham em mente que nem tudo é 100% e existe algo chamado relatividade!

Pessoas tendem a ler as coisas procurando discordâncias ou maneiras de criticar o assunto. É obvio que como em qualquer país, o Japão tem crimes, tem bullying, tem violência sexual e muitas coisas ruins que o ser humano é capaz de fazer.

Mas, em minha experiência, nada no Japão se compara com os índices de criminalidade e violência do Brasil ou até de países do ocidente como Estados Unidos. Eu mesmo tive a chance de ler diversos comentários de Americanos no Japão.

O que faz o japão ser um país tão seguro?
Alunos trabalham junto para cuidar da escola

Não estou falando apenas do Brasil, mas de países de primeiro mundo onde turistas que viajaram ao Japão ficaram impressionados de ver máquinas de bebidas na rua. Alguns até questionaram aos japoneses como isso era possível, os japoneses nem entenderam a pergunta.

Quando um japonês foi questionado de como é possível que os jovens não vandalizem, roubem ou comprem bebidas nas máquinas de venda, a resposta foi simples: "Porque eles sabem que não devem." (apesar de alguns menores comprarem cervejas em konbini).

Em todo mundo as crianças são ensinadas sobre o que devem ou não fazer, mas infelizmente na maioria dos países elas são atraídas a fazer o que é errado. Essa é uma diferença cultural que se destaca no Japão, e isso é inegável!

O que faz o japão ser um país tão seguro?
Isso me lembrou de um relato estranho que presenciei

A Mafia Japonesa torna o Japão Seguro

Parece um tipo de ironia essa frase, mas é realmente um dos pontos a destacar sobre a segurança do Japão. Sabemos que em todos os países existem criminosos, mas mesmo o Japão tendo a maior Mafia do mundo, ela colabora para segurança do país.

A policia coexiste com a Yakuza, infelizmente isso faz com que alguns crimes acabem não sendo solucionados ou divulgados. Mas geralmente a yakuza não comete crimes contra cidadãos cumpridores da lei, na verdade a yakuza já apareceu várias vezes fazendo caridades e salvando pessoas.

Geralmente a yakuza trabalha fornecendo 'serviços' que podem não ser considerados desejáveis ​​pela maioria da sociedade, mas geralmente eles são responsáveis pela segurança de diversos locais por alguma taxa mensal.

Apesar de às vezes resolverem as coisas de forma indelicada, talvez até violenta, você não vai ter nenhum problema com a Yakuza a não ser que procure. Eles não vão invadir sua casa para roubar, nem vão assaltar você na rua.

O que faz o japão ser um país tão seguro?
Yakuza participando de um Festival Japonês

A história do Japão colabora para segurança

O Japão nem sempre foi um país seguro e pacífico, ao longo de sua história o Japão foi recheado de guerras civis e guerras internacionais com muita violência de todos os tipos. Apesar disso, algumas coisas resultaram no Japão de hoje.

O Japão é um conjunto de ilhas com 127 milhões de habitantes. Apesar disso, 80% do Japão é inabitável por ser montanhas e campos verdes. O que joga grande parte da população em grandes cidades ou pequenas vilas espalhadas pelo país.

Apesar de tudo isso, não existe falta de espaço, cidades ficam fantasmas por falta de moradores, os japoneses aparentemente preferem ficar em grandes cidades ao invés do tranquilo campo. Isso coloca muitos em Tokyo e Osaka a morar em pequenos quartos.

Muitos desses quartos possuem paredes frágeis, algumas até de papel. Sempre foi assim, desde a época dos samurais, sem grades, muros e cercas. Geralmente os japoneses serviam em castelos, moravam juntos, aprendendo assim a conviverem.

O perigo apresentado no Japão feudal criou normas sociais de educação, honestidade, não-confronto e assim por diante se tornaram a realidade de hoje. Mesmo com a ocidentalização, a cultura da vergonha nunca foi embora do Japão.

O que faz o japão ser um país tão seguro?
Castelo de Osaka e Shin Sekai

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

O que faz o japão ser um país tão seguro?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Sem tolerância a coisas erradas

O Japão não tolera bêbados dirigindo, uso de drogas e nem permite armas de fogo. Enquanto a lei for cumprida, os números de pessoas que fazem coisas erradas vão ser bem menores. Imagine um Brasil onde todo criminosos pego é preso por um longo tempo...

O fato do Japão ser uma ilha ajuda na proteção contra importação de drogas e armas de fogo. O Japão possui uma lei pesada e forte, onde jogar lixo na rua ou dirigir bêbado pode resultar em prisão e 20 mil reais de multa.

O fato do Japão não tolerar coisas erradas faz com que a sociedade se acostume a fazer o que é certo! Todos temos uma força maior para fazer coisas erradas, felizmente a lei no Japão faz com que as pessoas pensem bem antes de cometer erros.

O que faz o japão ser um país tão seguro?

Até aqueles que insistem em cometer erros, fazem de uma forma leve, como furtar às escondidas, roubar calcinha ao invés de estuprar garotas e enganar para benefício próprio. Eles sabem que se forem pegos, sofrerão pelo rígido sistema penal japonês.

Enquanto alguns países acabam tolerando coisas erradas quando são feitos por celebridades ou políticos. O Japão impediu até mesmo a entrada de famosos no Japão por seus envolvimentos com drogas. Quando uma atriz ou cantora japonesa é pega em um escândalo elas vão na TV pedir desculpa nacional e cumprem sua pena.

Até mesmo políticos renunciam seus cargos quando são pegos cometendo roubo, mesmo que em pouquíssima quantidade. A lei é cumprida! Todos devem saber que a política de imigração no Japão é bem rígida, tornando o país ainda mais seguro.

O que faz o japão ser um país tão seguro?

A sociedade deixa o Japão seguro

O Japão valoriza o trabalho em equipe! Apesar da sociedade ser bastante individualista, quando se trata de trabalhar ou desenvolver coisas, essa individualidade leva ao fracasso. Cada um cumpre o seu papel e faz o que é definido, sem tentar alterar, maneirar ou acelerar. As engrenagens da sociedade japonesa costumam seguir seu fluxo corretamente.

Podemos ver isso nos compromissos cumpridos, eles nunca se atrasam, obedecem as regras e fazem como é ordenado. Os japoneses sentem prazer em fazer o que é certo, mesmo numa sociedade onde é mais fácil fazer o errado.

Enquanto achar dinheiro sem nenhuma identificação e entrega-lo a policia seria anormal no ocidente, os japoneses entregam! Tudo isso é resultado de uma educação e cultura ensinados em casa e durante a vida estudantil.

O que faz o japão ser um país tão seguro?
Postos policias espalhados pelos bairros japoneses

A pessoa que rouba ou comete crimes é burra! O fato do Japão ter 99% da população alfabetizada, vagas de emprego sobrando, uma economia estável e um poder de consumo alto, faz com que as pessoas não tenham interesse de cometer crimes.

Tudo no Japão é feito para facilitar nossa vida, as estações de trem, lojas de conveniência, máquinas de venda, atendimento e suporte. A policia está a disposição em pequenos postos chamados koban. Existe até mesmo achados e perdidos nas estações de trem.

Os impostos também são bem usados no Japão! Eles são feitos para proteger a população com pistas bem arrumadas, proteção contra desastres e meios de segurança, até mesmo para deficientes. O fato é que o Japão realmente se preocupa com a segurança de sua população!

O que faz o japão ser um país tão seguro?

A relação da influência e estilo de vida com a segurança

A cultura japonesa possui uma línguagem formal e educada, não existem muitas gírias de conotação sexual nem palavrões, e as que existem raramente são usadas em conversas do dia a dia. Tal vocabulário difundido na cultura ocidental influencia negativamente a pessoa a fazer coisas erradas.

Por experiência própria, eu acredito que as mídias e coisas que a pessoa consome e tem convivência é capaz de influenciar as atitudes e pensamentos das pessoas. Existe uma grande diferença entre o entretenimento ocidental e oriental.

O gosto ocidental é baseado em violência, basta olhar os jogos e filmes que fazem sucesso no ocidente. Claro que assistir coisas violentas não transforma ninguém em bandido, mas cria uma certa tolerância sobre o assunto.

O Japão também é autor de várias obras de ação, mas existe uma grande ponte cultural que os separa. O fato é que crimes acontecem porque a consciência não acusa antes do erro, deixar a mente tolerar essas coisas causam esses resultados.

O que faz o japão ser um país tão seguro?

De onde vem tanta agressividade e falta de paciência nas pessoas hoje? Brasileiro por pouca coisinha já quer brigar. Já os japoneses resolvem os problemas com paciência e sem agressividade, o que resulta em menos tragédias.

É realmente notável a diferença cultural do ocidente e do Japão em relação a influência das coisas. Basta andar nas ruas do Japão para notar! Se duvida do que falo, basta fazer uma comparação profunda na cultura japonesa com a cultura ocidental.

Outra coisa que eu percebo é que o Japão é aberto a opiniões diferentes. Nenhum japonês costuma se intrometer na vida alheia, nem mesmo sai perguntando da vida dos outros. Os japoneses seguem a regra de ouro: Eles tratam os outros como gostariam de ser tratados.

Despedir

Checklist - Coisas que tornam o Japão Seguro

O artigo foi cheio de textos, bastante explicativo e com bastante opinião pessoal. Talvez você esteja esperando um resumo de coisas que tornam o Japão seguro, por isso resolvi fazer a checklist abaixo:

  1. Dificuldade de achar armas de fogo;
  2. Cultura da Vergonha;
  3. Cultura da Humildade;
  4. Cultura de viver em grupo;
  5. Cultura do esforço;
  6. Poucos criminosos sem vergonha;
  7. Multa alta por dirigir bêbado;
  8. Poucas gírias e palavrões de conotação sexual;
  9. Diferença no tipo de diversão escolhida;
  10. Tolerância zero do país as drogas;
  11. Postos policiais espalhados pela cidade;
  12. Ensinados desde pequeno o que devem ou não fazer;
  13. Taxa de desemprego baixa ou nula;
  14. O país é economicamente estável;
  15. O custo de vida para os japoneses é baixo;
  16. Câmeras de vigilância desencorajam crimes;
  17. Sistema Penal desencoraja os crimes;
  18. Local para achados e perdidos nas estações;
  19. Estacionamentos tem guardas;
  20. Rígida política de imigração;

O que você acha? Lembrou de mais algum ponto? Detectou alguma coisa no Japão que colabora na segurança do país? Deixe nos comentários e compartilhe este artigo com os amigos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?