APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kitsune – Raposas na Cultura Japonesa

Kurama, a raposa de nove caudas, foi um marco na infância de muita gente. Quem nunca assistiu Naruto e sempre adorava quando ele entrava em modo “berseker”. Aliás, falando em Kurama, é sobre as Kitsune que discutiremos um pouco.

Neste artigo, vamos ver detalhes sobre as raposas no Japão, sua popularidade, lendas, folclore. Você sabia que no Japão existe até mesmo uma vila onde você pode ver as raposas na neve? Sim, raposas é de bastante interesse no Japão!

No Japão as raposas são chamadas de "Kitsune" [狐] e são conhecidas pela sua sagacidade e inteligência. As histórias tradicionais japonesas mostram elas como seres inteligentes e possuidores de habilidades paranormais.

Os contos de Kitsune

De acordo com Yōkai folclore, todas as raposas têm a capacidade de se transformar em forma humana. Quem não assistiu Natsume Yuujinchou, com o nosso nyanko-sensei. Se você não assistiu eu acredito que será uma boa experiência.

Em alguns contos populares falam de raposas empregando essa habilidade para enganar os outros. Já em outras histórias os retratam como guardiões fiéis, amigos, amantes e esposas.

Kitsune - raposas na cultura japonesa
Raposas na Vila da raposa

Raposas e humanos viviam juntos no Japão antigo, logo, essa companhia deu origem a lendas sobre as criaturas. Kitsune tornaram-se intimamente associada com Inari, um shinto kami, ou espírito, e servia como seus mensageiros.

Este papel reforçou o significado sobrenatural da raposa. Quanto mais rabos um kitsune tem o mais velho, mais sábio e mais poderoso é. Lembrando que eles podem ter até nove, forma esta que é a mais vista na cultura popular.

Por causa de seu potencial poder e influência, algumas pessoas fazem sacrifícios a eles quanto a uma divindade. Em contrapartida, as raposas eram frequentemente vistas como "animais bruxa". Especialmente durante o supersticioso período Edo, e eram consideradas duendes que não podiam ser confiáveis.

Kitsune - raposas na cultura japonesa
Raposas na Vila da raposa

Máscaras Kitsune 

As máscaras Kitsune têm uma aparência distinta, geralmente feitas de papel machê ou madeira e pintadas à mão com detalhes dourados ou vermelhos. A máscara representa o rosto de uma raposa e é frequentemente usada como parte de uma fantasia ou traje em apresentações teatrais, ou danças folclóricas.

Existem muitos tipos diferentes de máscaras Kitsune, cada uma com sua própria aparência e significado. Por exemplo, a máscara Noh Kitsune é usada em apresentações de teatro Noh, e geralmente tem uma aparência mais realista e detalhada. A máscara Okame Kitsune, por outro lado, é usada em apresentações de danças folclóricas e tem uma aparência mais caricatural.

As máscaras Kitsune são uma parte importante da cultura japonesa e são frequentemente vistas em festivais e cerimônias tradicionais. Além de sua aparência impressionante e simbolismo cultural, as máscaras Kitsune são um exemplo da habilidade artesanal japonesa e da rica tradição de artesanato do país.

Você pode encontrar alguns vídeos que ensinam passo a passo a fabricação de uma máscara de raposa ou comprar em sites japoneses, ou de produtos de anime e cosplay.

Recomendamos ler: 10 Máscaras Japonesas Famosas e seus Significados

Honne e tatemae – conhecendo as duas faces

Tipos de Kitsune

E para finalizar, uma informação um tanto interessante. Elas não é tudo igual, isso pode parecer obvio. Mas enfim, vamos identificar alguns tipos que existem na cultura.

  • Bakemono-Kitsune: É uma raposa má e espectral, muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo;
  • Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio;
  • Kiko: Espírito de uma raposa;
  • Kitsune: Termo geral para a palavra "raposa", podem ser retratadas tanto como boas ou más;
  • Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda e transmutação;
  • Koryo: raposa amaldiçoada;
  • Kuko: raposas do elemento Ar. Kukos são muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu, Goblin japonês;
  • Kyuubi: São as kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo. Também adquirem sabedoria infinita, a onisciência;
  • Reiko: Fantasma de uma raposa, não é má, mas definitivamente é perversa;
  • Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto boas como más;
  • Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas;
  • Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade. Normalmente nessa idade as kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para prata ou dourada;
  • Yako/Yakan: yako (野狐? literalmente, raposas maldosas)

Nogitsune: Kitsunes Selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as Boas e Más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune" para as Boas Kitsunes. E usam "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas.

Como podemos perceber, existem vários tipos, tanto boas quanto más. É comum nos animes vermos referências a esses animais. Nos animes como Natsume yuuchinchou, Pokemon, No Game No Life entre outras.

Kitsune - raposas na cultura japonesa
Como a Raposa é Bela

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Kitsune - raposas na cultura japonesa
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

A Raposa de Nove Caudas

Há muito tempo atrás, no início das coisas, quando havia apenas o Reino Celestial, a Deusa Criadora Izanami [伊邪那美命] deu à luz gêmeos, o Deus do Fogo Kagutsuchi [軻遇突智] e a Deusa do Sol Amaterasu [天照].

A Deusa Criadora Izanami foi gravemente queimada pelo nascimento dos Deuses do Fogo, o que causou sua morte definitiva. Os gêmeos nascidos foram rebeldes, cruéis e vaidosos, sendo levados por sua energia de fogo a desejar poder a qualquer custo.

Rejeitando o Reino Celestial de seus Pais, Izanagi e Izanami, a Deusa do Sol Amaterasu e o Deus do Fogo Kagutsuchi criaram o Reino do Demônio do Fogo Oni No Seka, para que eles pudessem governar sem pudor e separados do governo celestial.

A Deusa do Sol Amaterasu [天照] ansiava por beleza e poder, e ela nunca estava feliz com sua aparência. Então ela mudou de forma à vontade. Ela assumiu a forma da elegante e astuta raposa com seus raios de sol formando suas nove caudas esvoaçantes.

Assim se tornou a mãe de todos os Metamorfos caídos. Ela assumiu o nome Kyukon [キュウコン], que é uma combinação de kyū [九] que significa nove e kon [恨] que significa maldição, representando as nove caudas ou maldições que ela infligiria à humanidade.

Kitsune - raposas na cultura japonesa
Amaterasu a Deusa do Sol

Animes com Kitsune (Raposas)

A maioria dos animes que misturam mitologia japonesa, geralmente aborda algo relacionado as raposas, principalmente a deusa Amaterasu como no clássico Naruto. O que poucos desconhecem são animes focados nas raposas japonesas.

Você pode ver alguns desses animes nos nossos artigos de Animes Mitológicos e Animes de Animais. Claro que nosso principal objetivo é mostrar alguns desses animes abaixo:

Gugure Kokkuri - San

A história gira em torno de uma menina chamada Kohina que é convocada por um Kokkuri-san, um fantasma de baixo nível no folclore japonês. O Kokkuri-san que ela chama acaba por ser um homem jovem e bonito de cabelos brancos.

No começo ele tinha a intenção de simplesmente assombrá-la, mas logo ele se preocupa com seu terrível hábito de comer xícara de ramen para cada refeição. Mais tarde ele decide assombrá-la para protegê-la. O anime apresenta várias criaturas mitológicas do folclore japonês, incluindo raposas.

Kitsune - raposas na cultura japonesa

Kamisama Hajimemashita

Kamisama Hajimemashita é um anime shoujo de romance e comédia que tem um protagonista kitsune. O Anime conta a história de Nanami, uma garota despejada de sua casa devido a seu pai viciado em jogos, que a abandonou e fugiu com muitas dívidas. 

Enquanto vagava pelas ruas, Nanami encontra um homem que, ao saber de sua história, oferece a sua casa para ela morar, que na verdade é um templo abandonado na qual ela se torna divindade desse lugar.

Kitsune - raposas na cultura japonesa

Inu x Boku

Shirakiin Ririchiyo, atormentada pela bajulação e maus tratos que o nome de sua família infligiram à ela durante toda sua vida, decide se mudar e ficar sozinha, até que aprenda a ter confiança o suficiente para interagir com as pessoas sem ser rude ou machucá-las.

Seus pais só concordam com isso caso ela vá viver na Maison de Ayakashi, comumente conhecida como Casa Ayakashi, um condomínio luxuoso onde só aqueles que são selecionados, podem residir. Mas, a verdade é que essa casa esconde outro segredo.

Kitsune - raposas na cultura japonesa

Outros Animes de Raposa

Existem outros animes, filmes e OVAs com raposas que passam despercebidos pelo público. Vamos listar todos eles abaixo, começando dos melhores para os piores. Não assisti nenhum anime da lista para jugar, suas notas também não são altas.

The Helpful Fox Senko-sanTV2019
Black FoxFilme2019
Cheonnyeon-yeowoo YeowoobiFilme2007
Gingitsune: Messenger Fox of the GodsTV2013
Our Home's Fox DeityTV2008
GenbanojouFilme2017
Chironup no KitsuneFilme1987
KanokonTV2008
Voice of FoxTV2018
GongitsuneFilme1985
Namake GitsuneFilme1941
Kitsune no Home Run OuFilme1949
Kitsune to CircusFilme1948
Mang Nu Yu HuliFilme1982
Fox Wood MonogatariOVA1991
Kitsune to BudouOVA1998
Kogitsune no OkurimonoOVA1993
Kyuubi no Kitsune to Tobimaru (Sesshouseki)Filme1968

Zao Kitsune Mura - Vila das raposas no Japão

No Japão ja vimos coisas como Ilha dos gatos, Ilha dos coelhos e a cidade dos cervos. Existe também a vila das raposas. Isso mesmo, uma vila cheia de raposas andando sobre a Neve nas montanhas.

A vila das raposas está localizada próximo a Shiroishi na província de Miyagi, ela é chamada de Zao Fox Village ou Zao Kitsune Mura. Na vila as raposas andam livremente e os visitantes podem interagir com elas, alimentar e tirar muitas fotos.

As raposas são criaturas populares no folclore japonês, existe até mesmo um Santuário dedicado às raposas, pois dizem que as raposas são mensageiras da divindade Inari. Muitos visitam essa vila apenas para ver as belas raposas que vagam sobre a neve.

Zao kitsune mura - vila das raposas no japão

Além das raposas kawaii, há outros animais na aldeia como coelhos. Como qualquer lugar turístico, aqui você encontra restaurante e lojas de souvenirs com muitos produtos relacionado a raposas. Se você for passear em Miyagi, não deixe de visitar a Zao Kitsune Mura.

No local, há seis tipos de diferentes de raposas, que correm e interagem com os visitantes. Ao pagar a entrada, você recebe um pouco de comida para dar aos animais, porém, não se deve alimentá-los com as mãos, pois apesar de parecerem adoráveis e inofensivas, as raposas são selvagens.

Ao visitar a vila das raposas você vai pagar aproximadamente 1000 ienes para acessar. Tenha cuidado com os animais, elas podem morder se você se abaixar próximo demais. Como as raposas são animais territoriais, cuidado com os pertences e mochilas, elas podem tentar mijar neles.

Zao kitsune mura - vila das raposas no japão
  • Você pode ver mais detalhes sobre a vila em seu site oficial: Zao Kitsune Mura
  • Endereço: 〒 989-0733 Miyagi, Shiroishi, Fukuokayatsumiya, Kawarago−11−3‎
  • Telefone: +81 224-24-8812

Para finalizar o artigo, vamos deixar 2 belos vídeos para que vocês possam conhecer essa vila repleta de raposas.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?