APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Yakudoshi – Os anos calamitosos para os japoneses

Yakudoshi [厄年] significa literalmente anos críticos ou calamitosos. É um costume dos japoneses acreditarem que certa idade é considerara ruim, cheias de azar e ficam mais suscetíveis às desgraças, infortúnios ou doenças.

No budismo, os períodos calamitosos na vida são comparados aos nós de um bambu. Aquele nó duro no bambu é necessário para sua continuidade e manter sua resistência. Da mesma forma, os anos calamitoso são necessários para ganharmos experiências.

Essas idades são idealizadas segundo yin/yang chinês e pode ser considerado também idade de transformação e madureza.

Lista de anos calamitosos - idades ruins

Os anos de azar podem ser vistos na tabela abaixo, e podem variar de acordo com sexo e região. Os anos calamitosos são divididos em Maetaku, Honyaku e Atoyaku que se refere ao antes, durante e depois da idade crítica.

Honyaku significa literalmente: Grande Calamidade. Muitas pessoas também acreditam que o ano anterior Maeyaku e o ano após Yakudoshi (Atoyaku) também são calamitosos e tomam bastante cuidados.

Para os homens [男性] seus anos calamitosas são:

Maeyaku [前厄]honyaku [本厄]Atoyaku [後厄]
24歳25歳26歳
41歳42歳43歳
60歳61歳62歳

Para as mulheres [女性] seus anos calamitosas são:

Maeyaku [前厄]honyaku [本厄]Atoyaku [後厄]
18歳19歳20歳
32歳33歳34歳
36歳37歳38歳

Por que os japoneses acreditam no yakudoshi?

Por que os Japoneses acreditam nisso? Bem, vocês sabem que eles são cheio das superstições. Mas as explicações dele para cada idade são as seguintes:

  • 42 [四十二] pode ser pronunciado “shi-ni” [四二], que tem o mesmo fonema da palavra “morte” 死に. 
  • O número 33 pronunciado como “Sanzan” significa ”terrível “, ou “desastroso”;
  • Alguns defensores desta teoria, explicam que 25 é o fim da puberdade para os homens e 19 para as mulheres, e dizem que esses anos são sofridos cheios de desafios.
  • Da mesma forma 61 e 37 é o fim da vida adulta para eles. (estranho porque japonesas com 37 tem rosto de 20);

Bem, quem somos nós para questionar as crenças japonesas? É bastante estranho acreditar em tais superstições. Mas para fortalecer tais crenças, várias Coincidências acontecem, além disso a crença e o psicológico da pessoa faz ela acreditar que esta tendo mesmo dias ruins.

Leia também: Superstições Japonesas – Azar e sorte no Japão

Yakudoshi - os anos calamitosos para os japoneses

Como os Japoneses evitam esses anos?

Muitos Japoneses fazem várias coisas para não ter azar nessa Idade. Coisas como:

  • A família e amigos fazem uma festa para comemorar o aniversariante do azarado, e ele retribui no ano seguinte;
  • Alguns costumam visitar santuários como: Chiba Shrine, Nishiarai Daishi, Aoyagi Daishi, Myohoji e outros;
  • Alguns costumam usar amuletos e objetos para atrair sorte nessa idade;
  • Antigamente as pessoas praticavam um rito bebendo Sake debaixo de uma árvore de ameixa existente nos templos visando afastar as calamidades. Hoje em dia, porém, elas rezam com o Sake contido dentro de uma cabaça;
  • Quem se ia aos templos ganhava um amuleto chamado de Ofuda para ser colocado em sua casa a fim de protegê-la. Quando passasse o ano do Yakudoshi, elas os devolviam, agradecendo por nada de mau ter acontecido;

O Yakudoshi não era considerado apenas uma superstição, mas sim uma crença que fazia parte da vida cotidiana dos japoneses. Mas como a situação anda, quase todos os anos estão calamitosos.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Yakudoshi - os anos calamitosos para os japoneses
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Yakubarai - cerimônia para afastar o sofrimento

A cerimônia budista Yakubarai é realizada para afastar o sofrimento. A cerimônia pode ser realizada individualmente ou junto a outras cerimônias como Kannon Hõyo.

Yakubarai é realizado no ano do Maeyaku, de preferência nos primeiros meses do ano, e depois no ano do Atoyaku, como agradecimento pelo encerramento do período crítico. É comum realizar a cerimônia junto a amigos e familiares junto de uma festa.

De acordo com tal tradição, acredita-se ser de bom agouro que os homens no Honyaku visitem os templos e realizem cerimônias para pedir proteção e comemorem o aniversário com uma festa especial.

Não se sabe ao certo como essas superstições surgiram. O que você acha? Se gostou do artigo, deixe seus comentários e compartilhe com os amigos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?