6 Curiosidades sobre as Cerejeiras no Japão   

Sakura (桜) significa literalmente cerejeira e é um dos principais símbolos da cultura japonesa.  Existem mais de 600 tipos de Sakura espalhados pelo Japão, com flores rosadas, brancas, amareladas e com diferentes formas.  

Jugatsuzakura (十月桜) significa literalmente sakura de outubro, uma variedade que floresce no outono e inverno com flores pequenas e esparsas que combinam as cores do outono com a neve. 

Os samurais costumavam ser associados as cerejeiras, por causa do seu curto período de  floração, representava assim a vida curta de muitos samurais nos campos de batalhas. 

Existe uma Sakura com mais de 2000 anos de idade chamada de Jindai Zakura (神代桜) com mais de 10 metros de altura e 13 de circunferência na raiz.  Lendas afirmam que ela foi plantada pelo Imperador Takeru no Mikoto.

A flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança.  A transigência das flores, sua extrema beleza e rápida morte, foi frequentemente associada com a mortalidade. 

O nome Sakura é um dos mais populares entre as garotas do Japão (5º lugar).   – O ideograma de Sakura pode se referir tanto a flor, fruta ou árvore cerejeira.

Durante a Segunda Guerra Mundial eram usadas em propagandas para inspirar o “espírito Japonês”, principalmente por sua relação com os Samurais.