APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Furoshiki – O charmoso embrulho japonês

Você conhece a técnica japonesa de embrulhar coisas chamada de furoshiki? Esse nomo refere-se a técnica japonesa de embrulhar, ou simplesmente refere-se a um quadrado de tecido utilizado para embalar diversas coisas.

Seu nome Furoshiki [風呂敷] pode ser literalmente traduzido como “furo” (banho) e “shiki” (abrir). Neste artigo, vamos conhecer todos os detalhes deste quadrado de pano e suas inúmeras utilidades.

Tradicionalmente o furoshiki é usado para transportar roupas, presentes ou outros bens. Ele é usado de infinitas maneiras por mais de mil anos. As técnicas de embrulho podem ser usadas em tecidos menores e até guardanapos.

Não existe um tamanho fixo para o furoshiki, eles podem variar do tamanho da mão ao tamanho maior que os lençóis. O grande tem cerca de 2 metros e o básico costuma ter de 34 a 37 centímetros.

Piquenique entre as flores

Seguindo a trilha das cerejeira, no mês de abril, em um vilarejo chamado Shirakawago, encontrei pela primeira vez o simpático Furoshiki. Trata-se de um quadrado de pano, no qual as pessoas embrulham tudo: presentes, caixas, garrafas, livros, obentos (marmitas) e outros.

Além de todo detalhe artístico que faz diferença no embrulho, ele pode ser transformado em um cantil, uma bolsa de mão ou a tiracolo. Um furoshiki pequeno, bem enroladinho pode imitar uma flor, enfeitando um mimo (presente pequeno).

Furoshiki - o charmoso embrulho japonês

Os presentes são embrulhados em lindos tecidos florais, de preferência em seda. Para uso familiar, um tecido mais simples serve. Ao embrulhar um presente com furoshiki, você está dando 2 presentes ao mesmo tempo.

Os japoneses capricham em tecidos elaborados com padrões adequados para cada estação do ano. Na primavera, por exemplo, flores e filhotes de animais são os preferidos. As cores remetem ao feriado ou eventos da época.

Coisas para fazer com os lenços furoshiki

A arte de embrulhar lenços e panos japonesa permite inúmeras possibilidades. O Furoshiki é frequentemente decorado com desenhos tradicionais ou por shibori (técnica de tingimento).

Com furoshiki é possível fazer uma bolsa de argola, garrafas, saco para colocar livros, cestas de frutas, saco para colocar objetos, embrulhar presentes, fazer uma bolsa de verão, criar um porta vaso, fazer uma lancheira, embrulhar presentes com laço e muito mais.

Veja abaixo diversas técnicas sendo aplicadas em um furoshiki:

Furoshiki - o charmoso embrulho japonês

A HISTÓRIA E ORIGEM DO FUROSHIKI

O furoshiki teve origem no período Nara (710 - 784) para transportar os bens do Imperador. Depois, no período Heian (794 - 1185) a nobreza utilizou amplamente esse recurso para acondicionar roupas. Nas casas de banho ou onsen, esse era modo usado para separar os pertences de cada um.

No século 20 o furoshiki diminuiu por conta da popularidade das embalagens artificiais e do plástico. Contudo, em 2006, o Ministro japonês do Meio Ambiente, Yuriko Koike, lançou uma campanha para promover o uso do origami de pano, outro apelido do furoshiki. O motivo é simples - seu uso é ecológico, além de evitar o desperdício de sacolas plásticas.

Qualquer toalha de mesa, guardanapo ou pedacinho estampado de chita, até mesmo uma canga de praia pode ser facilmente transformada em bolsa ou embrulhar um presente de forma especial utilizando essa tradicional técnica de dobrar tecido.

Fica o convite ao leitor para que conheça as formas, da mais simples até a mais elegante, de amarrar o furoshiki. Essa é uma maneira artística, elegante, original e simpática de carregar e guardar coisas.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Furoshiki - o charmoso embrulho japonês
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Vídeos e tutoriais sobre Furoshiki

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?