APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Crimes no Japão – Taxas de Homícidios e Roubos

Sempre que falamos no Japão as pessoas pensam em um país super seguro, o que é verdade. Ainda assim, crimes acontecem como em qualquer lugar. Nesse artigo vamos falar sobre as taxas de crimes e roubos no Japão.

Acredita-se que 20% dos japoneses já foram vítimas de algum tipo de crime alguma vez na vida. Seja um golpe, roubo nos preços, roubo de bicicleta, ataque de pervertido, surras e outros.

Felizmente o Japão continua diminuindo sua taxa de crimes em 2019, sendo o quinto ano consecutivo com a menor taxa de crimes depois da Segunda Guerra Mundial. Qual o segredo para tamanha façanha?

- - - - -
Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

Taxa de Homícidio no Japão

A taxa de homicídios no Japão é de 0.8 para cada 100.000 pessoas. Ou seja, a cada 117.000 pessoas, uma é assasinada no Japão. Em um ano cerca de 1.200 pessoas são mortas no Japão, a maioria por armas brancas.

No Brasil são 30 mortes a cada 100.000 habitantes, totalizando mais de 60.000 mortes por ano, grande parte por armas de fogo. A taxa de homicídios nos Estados Unidos é de 4.8 por 100.000 habitantes.

No Japão as armas de fogo são raras e praticamente extintas, tanto que poucos policiais chegaram a usa-las, alguns nem as carregam. Acredita-se que menos de 5 pessoas são mortas por armas de fogo em todo país.

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

Outras pesquisas afirmam que a taxa de homicídio no Japão seja de 0.31, com apenas 395 homicídios intencionais registrados em 2012. Entre 2000 e 2009 a taxa era cerca de 0.50, ou cerca de 600 homicídios por ano.

É difícil saber quais desses rankings e estimativas são mais precisas. Ainda assim, podemos afirmar que existem países mais seguros como Áustria, Noruega, Irlanda, Singapura, Alemanha e Hong Kong.

Lembrando que comparar estatísticas entre países nem sempre é muito preciso. As nações têm leis e métodos diferentes para coletar estatísticas sobre crimes. Ainda assim, Japão é um dos países mais seguros do mundo.

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

Os Crimes e roubos no Japão

No Japão não existem roubos a mão armada, assaltos e coisas do tipo. Raramente também as pessoas roubam às escondidas. Tanto que muitos perdem pertences caros e conseguem recuperar graças a honestidade japonesa.

Claro que o Japão não é imune de ladrões, são ocasiões raras devido a rígida lei e cultura japonesa. Ainda assim, malandros existem por toda parte, induzindo você a dar dinheiro ou roubando um pertence às escondidas.

Os mais populares são crimes de colarinho branco, como fraude em computadores e cartão de crédito. Outros causam roubos por meio de dinheiro falso e fraudes em seguros.

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

Há também evidências de criminosos estrangeiros viajando do exterior para aproveitar a frouxa segurança do Japão e o despreparo dos japoneses. Até mesmo quadrilhas internacionais já cometeram algum tipo de roubo no Japão.

Incrivelmente o Japão tem a capacidade de diminuir a taxa de crimes, roubos, assassinatos e suicídios a cada ano. Já tem décadas que os registros de roubos no Japão caíram de 2.800.000 em 2002 para 900.000 em 2017.

Esses registros tratam-se de violações do Código Penal, então geralmente não são sempre roubos e crimes como a maioria de nós imaginamos. Até porque, o maior problema do Japão são os roubos de bicicletas.

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

O roubo de bicicletas no Japão

Um dos maiores problemas criminais do Japão são os roubos de bicicletas. São cerca de 6.6 bicicletas roubadas por cada 100.000 habitantes. O Japão é o Segundo país com mais roubos de bicicleta entre os G20.

Felizmente 50% das bicicletas são recuperadas pela policia. Provavelmente a taxa seja ainda maior, alguns japoneses simplesmente roubam bicicletas por uma necessidade e às vezes eles mesmos devolvem ao dono ou no lugar onde estava.

Recomendamos ler também:

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Crimes no japão - taxas de homícidios e roubos
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Gangues e Yakuza no Japão

Muitos conhecem a Yakuza como os principais criminosos do Japão. Felizmente eles não são a maior ameaça, na verdade eles são até legais e seguem códigos de conduta semelhantes aos dos samurais.

Suas operações geralmente são unidas com uma relação familiar de pai e filho entre o líder e seus subordinados. Embora esse arranjo tradicional continue a existir, as atividades da yakuza são cada vez menores.

Atualmente existem grupos de gangues modernas que usam a força e do dinheiro como conceitos de organização. No entanto, os Yakuza geralmente se imaginam como salvadores das virtudes tradicionais japonesas.

Os membros da Yakuza costumam formando laços com grupos tradicionalistas adotando as mesmas visões e atraindo cidadãos não satisfeitos com a sociedade. Seus crimes geralmente são de estelionatário e cobrança de taxas por proteção de um estabelecimento.

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

Golpes e Estelionatos no Japão

No Japão o mais comum são crimes de estelionato, golpes e extorsão que na maioria das vezes disfarça de forma legítima e não tem como ser evitado. Donos de estabelecimentos às vezes tentar cobrar coisas que não existem.

Os estrangeiros que viajam aos bairros turísticos são as principais vítimas. Por esse motivo fique atento aos convites feitos por pessoas aleatórias para restaurantes e casas noturnas. Eles praticam valores irrealistas e cobram multas para extorquir todo seu dinheiro.

Até hoje lembro de uma loja querendo me cobrar 2.000 ienes em um chaveiro que poderia ser encontrado por 100 ienes em alguma loja aleatória. As mulheres simpáticas simplesmente me abordaram na rua tentando me vender lembrancinhas.

Existem japoneses que pedem dinheiro para ajuda humanitária em pontos turísticos, na sua grande maioria esse dinheiro vai para eles, o que chamamos do famoso scam. Isso pode ser chamado de um tipo de Golpe.

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

Como o Japão consegue diminuir seus crimes?

É impressionante como o Japão a cada ano consegue diminuir seus crimes, apesar da sociedade humana a cada ano ficar mais maluca. Além da cultura e educação rígida, quais outras meditas são tomadas para diminuir crimes?

Uma agência japonesa disse que a queda dos crimes são resultados da disseminação de câmeras de vigilância e dos esforços públicos e privados para prevenir crimes.

Para se ter ideia, os roubos caíram 9% no ano de 2019, ataques caíram 8.5% e os crimes de colarinho branco caíram incríveis 14%. Ainda assim, infelizmente os casos de assassinatos e estupro não diminuíram.

Crimes no japão - taxas de homícidio e roubo

A maioria das vítimas de crimes e fraudes são idosos. Tokyo e Osaka são as províncias com maior número de crimes do país. Akita foi considerada a província mais segura e livre de crimes do Japão.

O que você acha que ajuda o Japão a diminuir cada vez mais os seus crimes? Quero ver seu comentários e também seu compartilhamento! Muito obrigado e até a próxima.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?