APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

15 Tipos de Arte japonesa e técnicas culturais

As arte japonesa tem inspirado e chamado atenção do mundo inteiro. A arte no Japão pode ser expressa de várias maneiras, não apenas nas obras artísticas, mas até mesmo na vestimenta, culinária, arquitetura e urbanismo das cidades.

Ao longo dos anos tem sido desenvolvido métodos únicos que surpreende cada vez mais as pessoas. Neste artigo iremos falar um pouco sobre alguns tipos de artes japonesas. Apesar do artigo mencionar 15, provavelmente vamos citar dezenas delas.

Shodo - A arte japonesa da califagria

Shodo [書道] é a arte da caligrafia japonesa feito com um pincel. É altamente estilizado e muitas vezes quase ilegível. A arte evoluiu principalmente em templos e tem sido muito influenciada pelo budismo japonês.

Obras de Shodo muitas vezes são mais bem vistas que uma pintura de paisagem. A maioria dos japoneses aprecia essa arte que leva anos de dedicação. Às vezes a arte passa tanto do limite, sendo necessário escrever usando uma vassoura.

Leia mais: Shodo – A arte da caligrafia japonesa

Garota fazendo um shodo gigante!
Garota fazendo um Shodo Gigante!

Manga - Desenhos japoneses

Manga [漫画] são histórias em quadrinhos japonesas. É algo super valorizado no Japão e no resto do mundo, um estilo de desenho que pode ser visto tanto nos próprios mangas como em livros, jogos e animações de TV.

O manga surgiu por volta de 1760 e atualmente é responsável por quase todo entretenimento exibido no Japão, além da arte, suas historias e gêneros não tem limites. Milhares de mangás com historias diferentes são lançados semanalmente no Japão.

Não é apenas nos quadrinhos, você vai acabar encontrando uma parede pinchada ou um quadro negro da escola com uma arte estilo manga.

Recomendamos ler também:

Manga - a arte dos desenhos japoneses
Uma arte no estilo manga

Origami - A arte de dobrar papel

Origami [折り紙] é a arte japonesa de dobrar papel para criar uma arte decorativa. Com origami eles criam representações de determinados seres ou objetos com dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.  

O origami é algo clássico que todas as crianças da escola no Japão aprende é fazer a garça (Tsuru). Segundo o mito, qualquer um que fazer mil garças de origami é concedido um desejo. E tem gente que faz isso:

Recomendamos ler:

Origami - a arte de dobrar papel
O famoso 100 origamis tsuru feito para trazer alguma sorte e milagre

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

15 tipos de arte japonesa e técnicas culturais
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Kirigami - A arte de cortar papel

Kirigami [切り紙] (significa cortar papel) é como origami, exceto que o papel pode ser cortado para criar projetos mais elaborados. Kirigami são feitos a partir de um único pedaço de papel sem colagem.

Kirigami - arte japonesa de cortar papel
Uma arte japonesa em Kirigami

Amigurumi - A arte de tricotar

Amigurumi [あみぐるみ] é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Apesar da popularidade de bichos de pelúcia e bonecas, a técnica também é usada para objetos como utensílios domésticos e comida de características antropomórficas.

Leia também: Guia Amigurumi – Bonecos de Crochê Japoneses

Amigurumi - arte de tricotar
Mds, tricotaram o capeta! rsrsrs

Temari - Arte de Bolas de mão

Temari [手毬], significa "bola de mão", é uma arte popular em que é criado a partir de antigos Kimono de seda. São feitos para crianças brincarem, o exterior da bola é feito com um bordado bastante detalhado.  

Antigamente era comum os país colocarem papéis com desejos para os filhos no centro do temari.

Famosas bolinhas temari

Arte no Arrozal

São imagens feitas, com plantações de arroz de vários tipos diferente. É uma tradição relativamente nova, que começou na década de 1990 em Inakadate, uma pequena cidade do norte que estava procurando uma maneira de impulsionar a economia local. 

A cidade tem apenas 8.000 habitantes e mais de 1.000 participam na plantação desta arte. O Sucesso é tanto, que levou a arte no Arrozal para outras cidades.

Leia também: Gohan – Aprenda sobre o arroz japonês

Arte no arroz
Arte no Arrozal de Inakadate

Artes com Comida - Bento e Kaiseki

A criatividade e estética faz parte da culinária japonesa. Uma delas é o bento (marmita) os quais são preparados com o maior cuidado e ingredientes são selecionados não só por seu sabor e nutrição, mas também pela sua cor e forma.

As marmitas japonesas carregam um tom artístico, mostrando que a aparência das refeições também são importantes. Mesmo que o Obento não seja feito para parecer uma obra de arte, eles costumam ser organizados e geralmente possuem algum personagem.

A mesma coisa acontece no Kaiseki, conhecida pela sua meticulosa preparação e bela apresentação. É também uma das refeições japonesas mais caras. Essas refeições costumam ser divididas em até 14 tipos de pratos diferentes.

Recomendamos ler:

Marmitas japonesas bento
Um Bento tradicional, mesmo sem desenhos, ainda é artístico.

Artes Marciais Japonesas

Além das artes tradicionais, o Japão também é conhecido por suas inúmeras artes marciais. Já até escrevemos um artigo unicamente falando sobre as 10 artes marciais japonesas. Cada uma tem suas características distintas.

Podemos citar Judô, Kendo, Iaido arte da espada, Kyudo arte com arco, Yabusame tiro ao alvo no cavalo, Aikido, Karate, Ninjutsu e Koryu. Na verdade, ao ler o artigo você vai encontrar uma extensa lista com mais de 100 artes marciais japonesas diferentes.

Veja mais: As 10 Artes marciais japonesas + Lista

Kendo, uma arte marcial japonesa.
Trata-se de Kendo, uma arte marcial japonesa.

Ikebana - Arte dos Arranjos de flores

O Ikebana é uma arte milenar cujo objetivo baseia-se em arranjar flores, folhas e galhos naturais em plena harmonia com os vasos e assim dar vida a flor. Ikebana [生け花] significa literalmente flores vivas, uma arte japonesa focada em arranjo de flores.

A arte ikebana é conhecida pelo seu foco em caules e folhas, em vez das próprias flores. Criando assim um arranjo floral com harmonia linear, rítmica e colorida. A arte também tem diversos sub-estilos e categorias diferentes.

Recomendamos ler: Ikebana – A arte japonesa dos arranjos florais

Kintsugi - A arte de cicatrizar vasos

Kintsugi é conhecida como a arte japonesa de curar cicatrizes com ouro. Essa arte consiste em restaurar vasos e cerâmicas quebradas com ouro derretido. Às vezes essa restauração deixa o objeto tão valioso quanto o original.

Objetos laqueados [ligado, juntado] são bem tradicionais no Japão, existem diversas técnicas envolvendo laca que provavelmente deu origem a técnica. Kintsugi se tornou uma filosofia que consiste em aceitar o imperfeito e defeituoso. 

Leia também: Kintsugi – A arte de recuperar-se de cicatrizes e imperfeições

Kintsugi - a arte de cicatrizar vasos
Alguns vasos que aplicaram a técnica Kintsugi!

A arte Japonesa no Teatro - Kabuki e Bunraku

Os japoneses têm seu próprio estilo de arte quando se trata de teatros tradicionais. Temos o famoso Kabuki que consiste performances altamente estilizadas, figurinos e cenografias extravagantes onde homens geralmente se fantasiam de mulheres.

Também temos o Bunraku o único tipo de teatro de bonecas que utiliza ornando. O Bunraku também é o único tipo de teatro de marionetes a usar três titereiros para condução de uma única marionete. Isso sem mencionar outras formas de teatro tradicionais.

Recomendamos ler também:

15 tipos de arte japonesa e técnicas culturais
Teatro Bunraku

Chanoyu - A arte Japonesa de Tomar Chá

A cerimônia do chá japonesa é uma atividade tradicional na qual o chá-verde "Matcha" [抹茶] é preparado cerimonialmente e servido aos convidados num ambiente de simplicidade e boa vontade, envolto de paz, respeito, harmonia e pureza.

O praticante de cerimônia do chá precisa ter conhecimento das artes tradicionais, arquitetura, jardinagem, paisagística e artes florais. Incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, cerâmica, etiqueta e incensos. 

Leia também: Chanoyu – Cerimônia do chá Japonesa

Cerimonia do chá no japão
Cerimonia do Chá no Japão

Soroban - A Arte Japonesa de Calcular

Você provavelmente conheceu um ábaco quando era criança, mas o Soroban é totalmente diferente. Alguns japoneses levam a sério o aprendizado e manuseio do ábaco, chegando a ser mais rápido que uma calculadora.

Soroban não é apenas um brinquedo, é uma ferramenta que muitos dedicam anos de prática a fim de conseguir a habilidade chamada Anzan Soroban [暗算そろばん] ou Soroban mental, permitindo que a pessoa faça cálculos gigantescos sem o instrumento.

Leia também: Soroban – A arte de calcular com ábaco japonês

Ábaco japonês
Ábaco Japonês

Haikai - Arte da Poesia Japonesa

Haikai ou Haiku é a arte de dizer o máximo com o mínimo, que capta um momento de experiência, um instante em que o simples subitamente revela a sua natureza interior e nos faz olhar de novo o observado, a natureza humana, a vida…

Trata-se de um estilo de poesia tradicional que consiste em 17 sílabas japonesas. O Haikan valoriza a concisão e a objetividade, muitos poetas eram Zen-budistas, que expressavam seus pensamentos na forma de mitos, símbolos, paradoxos e imagens poéticas.

Leia mais: Haikai – As pequenas poesias japonesas

Haikai - poesia japonesa.
Um exemplo de Haiku composto por Oshima Ryota.

Caso queira saber mais sobre Arte Japonesa, leia os inúmeros artigos presentes em nosso site. Muito obrigado por ler nosso artigo, compartilhe e deixe seus comentários.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?