APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Diferenças entre a Suástica Budista e Suástica Nazista

Muitos ocidentais não sabem que a suástica não é algo exclusivo do nazismo. Existem vários tipos de suástica e cada uma com seu significado. Você sabe a diferença entre a suástica nazista e a suástica budista?

No ocidente, a suástica ganhou um aspecto bastante negativo devido a sua popularização por meio da bandeira do Partido Nazista que governou a Alemanha entre 1933 e 1945.

Os nazistas usaram esse símbolo em sua bandeira para representar a identidade da Raça Ariana e, como resultado, esse símbolo foi estigmatizado na Europa e nas Américas sendo considerada um símbolo de racismo e ódio.

No entanto, antes mesmo dos nazistas utilizarem a suástica, esse símbolo já era utilizado na Ásia por mais de 5.000 anos. Ela era utilizada principalmente na Índia, na religião Hindu. Também foi utilizada no Jainismo e no Budismo.

A suástica era tão popular que já foi usado na cultura Nórdica representando a energia do martelo de Thor. Já foi usado até mesmo em catedrais e roupas ornamentais para representar a Cruz de Cristo. Ela já foi usado até mesmo nos EUA por tribos indígenas.

Qual a origem da Suástica?

Não se sabe qual o povo que usou a suástica pela primeira vez, mas sua origem é bastante antiga e remete a 3.000 antes de Cristo. Sendo considerado um dos símbolos mais antigos do mundo. Esse símbolo foi encontrado em diversas partes do mundo sendo usado tanto no sentido horário como no anti-horário. Todos tinham significados positivos!

O nome “suástica” é derivado da palavra sânscrito (língua ancestral da Índia) “Savstika“, que basicamente significa “bem-estar”.

Na Ásia, a suástica sempre teve ligação com as religiões indianas e, o uso desse símbolo se espalhou pela Ásia graças ao budismo visto que representava fortuna, longa vida e, inclusive, era uma representação do próprio Buda.

Nessas ocasiões, a suástica tem um outro significado. No budismo, o símbolo da suástica é considerado uma pegada auspiciosa do Buda. É um símbolo anicônico para o Buda em muitas partes da Ásia e um homólogo com a roda do darma. A forma simboliza o ciclismo eterno, um tema encontrado na doutrina samsara do budismo.

A intenção do artigo é justamente explicar que a suástica não teve origem no nazismo e que ela já tinha um significado antes mesmo do nazismo existir. No Japão esse símbolo é chamado de Manji (万字).

Suástica nazista e suástica budista - diferenças

Manji - A suástica no budismo

No budismo, a suástica é quase sempre no sentido horário. Significa auspiciosidade e fortuna, bem como as pegadas do Buda e o coração de Buda. A suástica budista é dita para conter toda a mente do Buda e muitas vezes pode ser encontrada impressa no peito, pés ou palmeiras de imagens de Buda.

O manji representa o equilíbrio dos opostos, harmonia universal, boa sorte e eternidade. Cada eixo da suástica budista significa uma coisa:

  • Eixo vertical - Representa a junção do céu e da terra;
  • Eixo horizontal - Representa a conexão do yin e do yang;
  • Quatro braços - Representam a interação, movimento e a força giratória dos elementos;
Suástica nazista e suástica budista - diferenças

O símbolo da suástica budista é comum nas tradições esotéricas do budismo, juntamente com o hinduísmo, onde é encontrada com teorias de Chakra e outros auxílios meditativos. O símbolo no sentido horário é mais comum, e contrasta com a versão anti-horária comum na tradição tibetana Bon e chamada localmente yungdrung.

É também o primeiro dos 65 símbolos auspiciosos na pegada do Buda. A suástica também foi usada para marcar o início dos textos budistas. Na China e no Japão, a suástica budista foi vista como um símbolo de pluralidade, eternidade, abundância, prosperidade e longa vida.

Se você acessar o Google Maps do Japão vai encontrar esse símbolo em vários lugares identificando a localização de um Templo Budista.

Suástica nazista e suástica budista - diferenças

A suástica budista é usada como uma marca auspiciosa nos templos budistas e é especialmente comum na Coréia. Muitas vezes, pode ser visto nas bordas decorativas em torno de pinturas, panos de altar e banners. No budismo tibetano, também é usado como decoração de vestuário.

Além dessa definição, o símbolo quando virado para a esquerda também representa amor e misericórdia. E quando virado para a direita representa força e inteligência. O mais comum no Japão é encontrar o sinal virado para esquerda.

A suástica no nazismo

A suástica foi amplamente utilizada na Europa no início do século XX. Ele simbolizava muitas coisas para os europeus, com o simbolismo mais comum sendo de boa sorte e auspiciosidade. Em meio ao uso popular generalizado, na Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial, o recém-criado Partido Nazista adotou formalmente a suástica como símbolo do Nazismo.

A suástica nazista foi adotada como um símbolo ariano que indica a pureza racial e a superioridade. A suástica nazista costuma ser preta, virado em 45º para direita com os cantos apontados para cima.

Suástica nazista e suástica budista - diferenças

O Partido Nazista adotou a suástica em 1920, o vermelho da bandeira representava o socialismo, enquanto o branco representava o nacionalismo. É incrível como os Nazistas sujaram o nome de um símbolo com mais de 5000 anos em apenas 30.

Também pode haver uma conexão com as conexões mágicas da suástica. Hitler e outros líderes nazistas eram interessados no ocultismo. A suástica nazista é no sentido anti-horário. O pior é que fica fácil associar a suástica encontrada no Japão quando lembramos do Nazismo.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Diferenças entre a suástica budista e suástica nazista
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

A suástica escrita em japonês

Ao longo do artigo podemos ver diversas diferenças entre as duas suásticas, mas para ser um pouco mais técnico, vamos estudar um pouco a escrita em japonês?

No idioma japonês qualquer suástica é chamada de manji sendo a tradicional referida como hidarimanji [左卍] e a invertida como migimanji [右卍]. Vale lembrar que nenhuma das duas é nazista.

Na verdade, a Suástica Nazista não representa nada negativo, apenas a suástica invertida girada levemente num angulo de 45 graus que se torna nazista.

A suástica nazista é chamada de Hakenkreuz [ハーケンクロイツ] ou Kagi-juuji [鉤十字]. Os japoneses não costumam ter o estigma, mesmo eles tendo participação no nazismo, para eles é simplismente um símbolo religioso comum.

O estigma pós-Segunda Guerra

Devido ao seu uso pela Alemanha nazista, a suástica desde a década de 1930 tem sido amplamente associada ao nazismo. Após a Segunda Guerra Mundial, foi considerado um símbolo de ódio no Ocidente, ou de supremacia branca em muitos países ocidentais.

Como resultado, todo o seu uso é proibido em alguns países, incluindo a Alemanha. Por causa do estigma anexado ao símbolo, muitos edifícios que usaram o símbolo como decoração tiveram o símbolo removido.

Hoje em dia é difícil não ver a suástica budista no Google e não lembrar do nazismo. Como um símbolo de paz pode ser capaz de nos lembrar de em algo tão sombrio?

Suástica nazista e suástica budista - diferenças

A má interpretação do ocidente quanto ao uso da suástica

Desde o final do século 20, a confusão ocorre quando os bens de consumo que traziam os símbolos jainistas, budistas ou hindus tradicionais foram exportados para o Ocidente. Eventualmente foi interpretado pelos consumidores como tendo um símbolo nazista. Isso resultou em vários desses produtos tendo sido boicotados ou tirados das prateleiras.

Quando um garoto de dez anos de idade em Nova Iorque, comprou um conjunto de cards do Pokémon importados do Japão em 1999, dois dos cartões continham a suástica budista virada para a esquerda. Os pais do menino interpretaram mal o símbolo como a suástica nazista e apresentaram uma queixa ao fabricante.

A filial americana da Nintendo anunciou que os cards seriam descontinuados. A filial explicou que o que era aceitável em uma cultura não era necessariamente assim em outra.

Em 2002, bolachas de Natal contendo pandas de brinquedos com suásticas foram retiradas das prateleiras após reclamações no Canadá. O fabricante disse que o símbolo foi apresentado no sentido tradicional e não como uma referência aos nazistas.

Ainda hoje pessoas podem interpretar de forma errada esse símbolo. Foi cogitado até mesmo trocar o símbolo usado no Japão para não confundir as pessoas nas Olimpíadas de 2020, mas resolveram manter um símbolo e deixar avisos explicando seu verdadeiro significado.

Você conhecia o verdadeiro significado da suástica? O que achou do artigo? Se gostou compartilhe com os amigos e deixe seus comentários.

O Significado do caractere 卍 nos mangás e escritas

É comum encontrarmos o caractere 卍 escrito em diálogos dos mangás ou em outros locais. Qual o significado da suástica budista na escrita?

Na maioria das vezes, é uma gíria usada por adolescentes que basicamente não significa nada, sinônimo de yabai que também não significa nada.

Um exemplo popular está na frase frase maji-manji [マジ卍] que é praticamente a mesma coisa de majiyabai que serve como uma exclamação usada quando se encontra algo incrível, emocionante ou até terrível, usada geralmente por garotas do ensino médio.

Diferenças entre a suástica budista e suástica nazista

A suástica está mais presente na cultura japonesa do que você imagina. Recomendamos ler abaixo o artigo que mostra a suástica na cultura japonesa, animes e mangás.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?