APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Parem com mimimi e tenha foco nos bons exemplos!

Ao longo dos anos eu me deparo com as mesmas reclamações, generalizações e o mesmo mimimi nas redes sociais e no cotidiano. Já escrevi diversos artigos tentando explicar as pessoas sobre generalizações, relatividade e sobre ter foco em coisas positivas, mas infelizmente parece que as pessoas não aprendem.

Eu também vivia reclamando da situação do Brasil, apesar de eu ter motivos convincentes, eu notei que realmente é uma perda de tempo e comecei a focar em coisas boas, apesar de ainda ter certo desgosto e medo do Brasil, mas por aspectos culturais. A questão é que dificilmente eu posso ler comentários de redes sociais sem alguém reclamar e discordar de forma generalizada e com pontos sem nexo.

Eu não quero perder meu tempo novamente falando sobre isso, o foco deste artigo é tentar mostrar exatamente que existem pessoas que não seguem o mesmo padrão, pessoas são diferentes então é normal as discordância como também o motivo da discordância. Quero tentar analisar como focar-se em cosas boas ao invés das coisas ruins vai melhorar sua vida em todos os aspectos.

De todos os países e pessoas do mundo, podemos tirar bons e maus exemplos, mas como esse site é focado no Japão e Cultura japonesa, vamos tentar usar exemplos relacionados ao Japão.

Parem com mimimi e tenha foco nos bons exemplos!

As pessoas não estão aceitando os bons exemplos

Existem diversas páginas no Facebook e sites que propagam bons exemplos dos japoneses ou de outros países, mas parece que alguns brasileiros ficam com dores por ver alguém elogiar outro país, ao invés de tentar copiar o exemplo ficam de mimimi, generalizando e procurando defeitos.

Um dos principais assuntos que esses mimizentos usam para discordar de uma publicação ou artigo é um exemplo que ele vivenciou. Eu cansei de falar sobre as coisas serem relativas, as pessoas precisam urgentemente parar de focar em um exemplo ou no exemplo da minoria.

Em certa postagem do facebook que falava dos exemplos de limpeza do Japão, ao lermos os comentários encontramos 3 tipos de pessoas:

  • Pessoas reclamando do Brasil não ser dessa forma;
  • Pessoas elogiando e falando sobre educação dos japoneses;
  • Pessoas falando que japoneses eram sujos, nojentos e que a postagem era ficção;

Não acho errado reclamar da situação cultural do Brasil em relação a limpeza pública, caso não façamos isso, vai continuar como está. Só que alguns levam a sério demais a ponto de acabar com Brasil, e agora quando olho pro passado vejo que fazia a mesma coisa. Também não acho que as pessoas devam imaginar um Japão perfeito, porque está longe de ser.

Só que essas argumentações de que japoneses são sujos e porcos para tentar diminuir o problema de limpeza em nosso país chega a ser hilário. Alguns levam até a questão do suicídio para tentar minimizar a situação do Brasil na postagem. Ironicamente a postagem em momento algum fala do Brasil ou coisa do tipo. Desde quando elogiar um país é o mesmo que criticar o Brasil?

Parem com mimimi e tenha foco nos bons exemplos!

Os mimizentos não estão errados, mas não estão certos

É obvio que existem japoneses sujos e porcos, muitos e principalmente hikikomori não cuidam da limpeza interna de sua casa e vive de aparências. Não apenas relacionado a limpeza ou Japão, mas onde tem pessoas boas também existem pessoas ruins, as pessoas não são iguais!

É claro que culturalmente falando a grande maioria vai seguir certo padrão, e realmente os japoneses seguem os padrões rígidos de educação e honestidade. Em momento algum significa que não vai existir pessoas que fogem desse padrão tanto publicamente como às escondidas. Acho que ninguém está acostumado a seguir regras ou fazer algo que não gosta.

Voltando a postagem sobre limpeza. Depois de comentários falando que a casa de um japonês era imunda, alguma pessoa esperta comentou:

A diferença entre brasileiro e japonês está exatamente aí. Japonês não se importa em morar em uma casa suja ou desorganizada. Pois não atrapalha ninguém. A sujeira é dele. Da porta para dentro, o problema é dele. Já os brasileiros, são o contrário. Se minha casa estiver limpa, lá fora que limpem.

Esse pensamento também se aplica perfeitamente na conversa que estamos tendo neste artigo. Podemos tirar os aspectos da limpeza e refletir o tipo de pessoa que devemos ser, visando sempre o próximo e não a nós mesmos.

Parem com mimimi e tenha foco nos bons exemplos!

Tanto os aspectos positivos e negativos de cada país precisam ser equilibrados em uma balança. Mesmo o Brasil sendo um dos países mais corruptos do mundo, ainda assim existem brasileiros honestos e humildes. E da mesma forma que o Brasil tem fama de ser caloroso uns com os outros, é fácil encontrarmos o contrário, porque nem todas as pessoas são iguais!

Ao ver alguma postagem elogiando o Brasil ou algum país estrangeiro, tente refletir no conselho ao invés de tentar reclamar! Caso você veja uma pessoa reclamando loucamente usando argumentos generalizados e ideias erronias e parciais, tente compartilhar este artigo para essa pessoa refletir. Recomendamos ler também:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?