APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Por que os japoneses usam o LINE ao invés do WhatsApp?

Quem já visitou ou mora no Japão, já notou que os japoneses usam um aplicativo diferente do WhatsApp. Eles usam o LINE ao invés do WhatsApp para se comunicar. Mas, por que eles usam esse aplicativo?

Do mesmo jeito que o Xbox não é popular no Japão, o WhatsApp também não é. Além do mais, o LINE é um aplicativo desenvolvido por japoneses. Assim como os consoles da Sony e Nintendo também são desenvolvido por japoneses. A mesma coisa é com automóveis.

Você não vai ver japonês andando de Chevrolet, Audi, Volkswagen ou Ford. Só verá carros da Suzuki, Mitsubishi, Subaru, Honda e Toyota. Por quê? Porque são marcas japonesas. (não olhe de forma generalizada...)

Por que os japoneses usam o line ao invés do whatsapp?

Em suma, os japoneses só costumam usar aquilo que é japonês. Pode ser receio de usar alguma marca estrangeira (apesar de que os japoneses também consomem produtos estrangeiros). Pode ser que os japoneses consomem marcas nacionais pois os produtos atendem aos requisitos e preferências deles. Não se sabe.

Mas, para não perder o foco, vamos falar do LINE:

A gigante Naver da Coréia do Sul foi responsável por criar o Aplicativo LINE em 2011 para servir de solução rápida para comunicação entre funcionários após o devastador tsunami japonês. Logo depois ele foi liberado para o púbico e dentro de 2 anos chegou aos 200 milhões de usuário.

Por que o LINE é tão popular no Japão?

A principal característica do LINE é a capacidade de criar grupos. Os japoneses usam o aplicativo principalmente para se comunicar com seus grupos internos. Apenas secundariamente se acostumam a se conectar a um indivíduo. Esta é a principal atração para o japonês.

Por que os japoneses usam o line ao invés do whatsapp?

Tudo bem que o WhatsApp também tem essa capacidade de criar grupos mas, os estrangeiros no geral, preferem se comunicar em particular com a pessoa.

Outro fator super importante é que você não precisa fornecer seu número de telefone para adicionar a pessoa. Você pode fazer isso por meio de um ID ou QR code. Você também precisa aceitar uma solicitação de amizade, evitando receber mensagens de desconhecidos.

A interface é inadaptável. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas na verdade, os japoneses estavam usando smartphones, ou pelo menos telefones celulares conectados em rede, muito antes de telefones semelhantes se tornarem populares em outros lugares.

A interface desses primeiros dispositivos era navegável pela pressão do polegar em um teclado. Enquanto o LINE opera em uma tela, o aplicativo é insensível ao polegar em comparação com outros aplicativos.

Por algum motivo, os japoneses parecem encontrar uma sensação de conforto em interfaces desajeitadas em seus dispositivos portáteis.

Por que os japoneses usam o line ao invés do whatsapp?

Como o LINE se tornou mais popular que o WhatsApp?

O aplicativo começou muito fraco. Até que eles começaram a incluir inúmeros "selos" para compra. Novamente, por razões inexplicáveis, os japoneses das gerações jovens gastam dinheiro nesses selos para "personalizar" suas mensagens.

Com provavelmente o maior número de designers gráficos per capita na história do universo, isso garante um fluxo constante de novos projetos, em um nível cultural nativo.

Sem contar que, as mesmas capacidades do WhatsApp já existiam no LINE antes mesmo de existir no WhatsApp.

Acredita-se que atualmente mais de 70 milhões de pessoas usam esse aplicativo no Japão. Essa popularidade existe no Japão antes mesmo de o WhatsApp popularizar. Em 2013, o LINE e WhatsApp tinha uma base de usuários relativamente igual.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?