APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Plagios acontecendo no Youtube e internet

Nessas últimas semanas alguns youtubers estão sendo desmascarados por copiar conteúdos na cara dura de outros youtubers gringos e sem adicionar créditos. Até ai eu acho que são coisas comuns que acontecem hoje na internet, mas alguns fatores que precisamos discutir.

Infelizmente plagios não acontecem apenas no youtube, existe uma página no Facebook Chamada Nihon Sekai que copia descaradamente as imagens que eu criei e posta sem dar créditos. Por causa de uma imagem minha que foi compartilhada em uma página grande, a página dele cresceu mais que a minha enquanto a minha fica presa nas 50.000 curtidas. Isso que me deixa mais enfezado! Eu poderia estar com esses 88.000...

Quando eu comecei o site eu admito que alguns artigos foram traduzidos de sites gringos, alguns foram até idênticos, mas eu não fazia a mínima ideia de como funcionava as coisas. Atualmente eu ainda pego de algumas fontes externa, porém eu apenas leio e escrevo com minhas próprias palavras e da minha própria maneira de diversas fontes externas, e sempre que possível, tento citar as fontes.

Plagios acontecendo no youtube e internet

O caso do Mateus Hwang

Voltando a falar de youtubers que copiam conteudo, o primeiro foi o Mateus Hwang. Diversos canais pequenos costumam copiar e re-upar o vídeo completo de outros canais, mas o Matheus tem 700.000 inscritos, e o pior que ele mentiu para os inscritos dizendo que toca instrumentos como piano, teclado e órgão.

O vídeo abaixo mostra as provas de que ele copiou descaradamente. Obviamente qualquer pessoa inteligente percebe que ele não mostra o instrumento ao se apresentar pela primeira vez, falando que não tem o instrumento. Depois aparece com diversos vídeos e cada um com um piano diferente? Ele é milionário para ter tantos pianos assim? Aonde já se viu Cover sem mostrar o instrumento?

O pior de tudo é a reação dele depois de ser desmascarado, ele faz um vídeo se auto destruindo de forma sarcástica. Depois faz outro vídeo tentando expor outra youtuber que copia conteúdo gringo para se ausentar da culpa.

O que me pergunto é por que um canal autodepreciativo com vídeos aleatórios sem conteúdo recebe 700.000 inscritos? Tudo bem se é engraçado ou o cara é gente boa, mas eu fico pensativo no que entra na cabeça dos brasileiros. Diversão e comédia é bom, mas falta bastante conhecimento pro Brasil evoluir!

O caso da Satty do Pense Geek

Na mesma semana, uma youtuber famosa com mais de 600.000 inscritos e que já fez participações em diversos canais e é famosa por fazer cosplay, é acusada de copiar quase que completamente o conteúdo de canais gringos para seu vídeo.

A jovem chamada Mariana Delveccio tem um canal relacionado a animes, ela basicamente copia todo roteiro e até a thumbnail dos vídeos de outros canais gringos de sucesso.

Eu vou ser sincero, acredito que todo mundo ou youtuber costuma copiar ideias ou ao menos títulos de vídeos gringos para viralizar, mas eles ao menos tenta mudar e fazer algo original, o que não foi muito o caso da Satty. O vídeo abaixo mostra mais a respeito disso:

https://www.youtube.com/watch?v=NiLiT4uG0MY

Seria bom se ela pedisse desculpas e desse os devidos créditos as fontes de inspiração. Só que ela ficou muito perdida (coitada), fez um vídeo resposta tentando se inocentar e inventando desculpas de que o conteúdo foi coincidência e inspirado em artigos de sites como goboiano e quora.

Depois de todo hater que ela sofreu, infelizmente ela parece que deletou os vídeos do canal e suas redes sociais e não deu mais nenhuma resposta. Deve ser um momento difícil para vida dela que faz todos nos refletirmos a respeito de Plagium!

O que fazer contra os plagios?

Eu não posso fazer nada com as imagens que o Nihon Sekai copiou de mim, já que eu mesmo não coloquei marcas d'água ou coisa do tipo.

Por esse motivo sempre coloque marcas d’água e cite as fontes de inspiração para evitar problemas. Muito cuidado com imagens, porque já levei multa por causa de uma imagem de maids, por isso pretendo o mais rápido possível ir para o Japão para usarmos nossas próprias fotos originais.

O que vocês pensam em relação a plagium e questões de direitos autorais? Se gostou do artigo compartilhe e deixe seus comentários.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?