APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Otaku – Realmente significa viciados em Anime?

Você já ouviu falar da expressão Otaku? Sabe o seu verdadeiro significado? Como esse termo surgiu? Neste artigo, vamos fazer uma análise profunda na palavra Otaku e nas pessoas que ganharam esse apelido tanto no ocidente como no Japão. Vamos ver também a influência da comunidade otaku no Japão e no ocidente.

A palavra Otaku [オタク] é um termo japonês utilizado para referir-se a pessoas viciadas em alguma coisa. Com o tempo essa palavra começou a ser utilizada com frequência para se referir aos fãs de animes, mangas, novels e jogos. Prepare-se para mergulhar no verdadeiro significado de Otaku, para ajudar vamos deixar um sumário abaixo:

O que dizer daqueles viciados em cultura japonesa ou coreana? Aqueles fissurados no Japão são chamados de Weeaboo. Já os viciados na Coreia e no K-POP são chamados de fenômeno Hallyu.

Recomendamos ler:

O significado da palavra Otaku

Originalmente a palavra otaku (お宅) era um tratamento respeitoso (sonkeigo) usado na segunda pessoa, para se referir ao seu lar, casa, pessoa ou família. Essa palavra também já foi usada para se referir ao marido e a organizações.

Exemplo: Vou ligar na sua casa amanhã

明日お宅に伺います
Ashita otaku ni ukagaimasu 

O ideograma da palavra original é Taku [宅] que significa literalmente casa. Com um tempo essa palavra começou a ser utilizada de forma negativa para referir-se a pessoas que vivem em casa assistindo animes, jogando, navegando na internet, etc.

Otaku é uma das principais alternativas japonesas as palavras Geek e Nerd, porém, mais pejorativa. No dicionário, ele é descrito como uma pessoa com um profundo interesse por certos hobbies, mas carece de conhecimento e sociabilidade em outros campos

Otaku também pode ser usado como sufixo para pessoas que gostam de determinado hobby por exemplo: Tetsudou-otaku [鉄道オタク] que significa algo como viciado em trens (ferroviários) ou Mekaotaku [メカオタク] que significa viciados em Meka.

Leia também: Meka – Animes de Robôs Gigantes – Origem e Curiosidades

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

A Origem da Palavra Otaku

Na década de 1980 Akio Nakamori e outros autores de destaque começaram a usar o honorífico otaku para se referir aos criminosos e assassinos em séries, viciados em animes, hentais e coisas do tipo. E como os japoneses são supersticiosos, eles pararam de usar essa palavra no dia a dia, se tornando então uma palavra ruim.

Com o tempo essa palavra começou a ser usada para se referir a pessoas com obsessões por algo. Não só animes e mangas, mas qualquer coisa, carros, futebol, games, computadores, etc.

Suponhamos que alguém goste de futebol, têm camisetas do time, idolatra o time, está presente em todos os jogos, coloca futebol como primeiro lugar na vida. Ela pode ser chamada de otaku.

No Japão é possível encontrar milhares de pessoas viciadas em animes e games, que são consideradas otaku, e elas levam esse estilo de vida a sério, fazendo cosplays, torrando dinheiro com produtos, vivendo uma vida normal e divertida, fazendo o que gostam.

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

Por que Otakus são excluídos da sociedade?

Em 1989, o assassinato de uma jovem na região de Saitama foi sensacionalizando, como o criminoso era colecionador de vídeos, todo caso foi ampliado, distorcido e divulgado na mídia, colocando o nome otaku como uma pessoa perigosa que comete crimes.

A campanha negativa foi feita em grande estilo. Até hoje pessoas jugam otakus por causa da influência da mídia naquele incidente. Claro que esse não é o único motivo que faz alguns otakus serem desprezados tanto no Japão como no ocidente.

A mídia culpa os otakus pela queda de natalidade do Japão. A TV japonesa costuma afirmar que os otakus não querem relacionamentos reais, e são bastante antissociais e Hikikomori.

Leia também:

Outra crítica contra os otaku, é o enorme consumo de conteúdo erótico em quadrinhos, jogos e animações, onde se encontra tentáculos, loli e outros. Sim, já encontrei diversos artigos em sites brasileiros que falam sobre esse assunto. O Japão é um dos países que mais se consome material do tipo, e mais da metade são animações.

As pessoas do ocidente também costumam culpar os animes e jogos por diversos problemas no Japão e na comunidade Otaku do ocidente. Poucos percebem que o problema não está nas animações e jogos mas sim no vício.

Uma pessoa pode ser viciada em qualquer coisa como filmes, séries e livros. Otaku mesmo é usado para se referir a qualquer tipo de pessoa viciada em alguma coisa como carros, brinquedos, trens, computadores, etc.

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

Por que esse pensamento é errado?

O problema é que nem todo Otaku é anti-social, eles costumam ser relacionar, vivem uma vida normal, trabalham e possuem outros sonhos. O fato da pessoa ser viciada em algo não era para ser necessariamente ruim.

No Brasil muitos são viciados em alguma coisa, alguns vivem na academia, outros vivem bebendo, muitos escolhem diferentes prioridades em sua vida e se diverte com o que gostam. O fato da pessoa gostar de algo não determina seu comportamento.

Japoneses são tímidos e antissociais por natureza, a cultura do país pressiona muito a sociedade a seguir regras a risca. Muitos acabam se tornando não apenas otakus mas hikikomori NEETs que são jovens isolados que vivem preso dentro de casa.

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Otaku - realmente significa viciados em anime?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Otaku no Ocidente

No ocidente a palavra não tem a mesma conotação do Japão. Aqui ela costuma ser usada apenas para identificar pessoas que gostam de animes. Os Otaku do Brasil também costumam usar a expressão Otome para referir-se as mulheres que são fãs de anime, mas vale lembrar que otaku não é uma palavra masculina, mas sim unissex.

A quantidade de otakus fora do Japão está aumentado bastante. A população do ocidente não está preparada nem acostumada com esses tipos de pessoas que se chamam otaku, eles não entendem o motivo de se fantasiarem e gostarem deste tipo de animação. Algo compreensível, já que até hoje fans de HQ são tachados como nerds, e criticados por se fantasiarem.

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

Os otaku são criticados no ocidente pelo preconceito de achar que animações são coisas de crianças ou são infantis. Eles não conhecem a profundidade de uma história escrita por japoneses e não percebem que a animação é apenas um estilo de arte assim como os mangás.

Já outros acham que animes são loucos, cheio de poderes, macumba, putaria, clichês, etc. Eles esquecem que existem gêneros e que os animes são criados em cima da cultura japonesa, feito para japoneses que pensam e levam um estilo de vida diferente dos ocidentais. Os Otaku do ocidente também costumam admirar e gostar da cultura do Japão.

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

O que envolve ser um Otaku?

Para pessoa se tornar um Otaku basta viciar em alguma coisa e colocá-la como prioridade em sua vida. É claro que tanto no ocidente como no Japão o termo Otaku começou a ser utilizado para pessoas que possuem gostos semelhantes. 99% dos Otaku provavelmente vai gostar de ao menos 5 coisas da lista abaixo:

  • Animes - Animações Japonesas;
  • Mangas - Quadrinhos Japoneses;
  • Light Novels - Livros de romance;
  • Visual Novels - Jogos de relacionamento, romance e conversas;
  • RPGs - Jogos de Interpretação de personagem;
  • Cosplay - Fantasia de personagens;
  • Musicas japonesas - Principalmente dos animes;
  • OST - músicas de fundo dos animes;
  • Action Figures - Figuras de ação dos personagens;
  • Games - Todo tipo de jogos em geral;
  • Japão - Otaku estrangeiro apreciam a cultura japonesa;
  • Series - Otaku também assiste series;
  • Computadores - A maioria vive nos computadores;
  • Maid Café - Café de empregadas;
  • Cosplay Café - Cafés temáticos;
  • Gatos - É raro alguém não gostar de gatos, algumas até se fantasiam;
  • Moe - Coisas fofas, fofura dos animes e personagens;
  • Coisas fofas - Pelucias, toucas, brinquedos de personagens;
  • Armas e acessórios - shuriken, Katana e etc;
  • Eroge - jogos e visual novels eróticos;
  • Hentai/Yaoi/Yuri (animações eróticas);
  • Doramas - Dramas/Series/novelas japonesas;
  • Dakimakura - Travesseiros de corpo com estampas;
  • Itasha - Carros com estampas;
  • Cards - Colecionam cards de animes;
  • Nico Nico - O Youtube dos otaku;
  • Akihabara - O centro dos otaku no Japão;
  • Waifu - A maioria dos Otakus tem uma waifu;

Essa lista até mostra algumas coisas consideradas questionáveis. O Ponto que queremos chegar é que, assistir animes não faz de você um otaku. Existem otakus loucos, e eles tem problemas, porém é um assunto que deve ser entendido e respeitado.

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

Conhecendo a vida otaku

Eu recomendo algumas animações e mangas, que retratam a vida de um otaku ou de algo relacionado, vou deixar uma lista aqui:

  • Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai
  • Shirobako
  • Renai Shimasen ka? (Manga)
  • Genshiken
  • Seitokai no Ichizon
  • Steins;Gate
  • Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken
  • Suzumiya Haruhi no Yuutsu

Assistindo os animes ou mangás citados acima, você pode entender mais um pouco sobre a vida de um otaku, e como ela pode ser interessante. Claro que existem pessoas loucas e obcecadas por hobby como no vídeo abaixo. Cuidado para não se tornar um desses.

O que eu penso sobre os Otakus?

Chegamos a conclusão que otaku não pode ser chamado de atoa, anti social, ou virgem, por gastar tempo comprando produtos, fazendo cosplay e assistindo animes. Existem muitas pessoas que fazem isso, e tem seus empregos, suas responsabilidades, e sua vida social.

Existem otakus loucos ao extremo, porém não podemos basear nossas críticas apenas neles. Otaku e uma palavra que se refere a pessoas que gostam muito de algo. Todo mundo tem uma paixão, isso é normal, basta ter controle, algo que os japas não costumam ter.

Opinião Pessoal: Bem, sou Kevin, e de certa forma, não me considero um otaku. Gosto de animes, tenho figures, mangás e vou em eventos. Já fiquei hospedado em Akihabara, e fui em um Maid Café. 

Leia também:

Eu aprecio alguns otakus japoneses, mas também questiono a maioria, eu acho que eles passam dos limites. Porém se eu tivesse dinheiro, meu quarto estaria cheio de figures, posters, vídeo games, etc. Não é por esse motivo que vou deixar de ter uma vida social.

Otaku - o que é? Qual verdadeiro significado?

Otome - O Feminino de Otaku?

Muitos Otaku erroneamente associam o termo Otome como uma versão feminina de otaku. No Japão a palavra Otome [乙女] significa na verdade “donzela”, no contexto de uma moça pura e virgem, nada relacionado com a palavra otaku.

Alguns Otakus ocidentais afirmam que esse termo se originou devido a uma rua chamada "Otome Road" em Tokyo onde existiam várias lojas de produtos destinados aos Otaku, mas era predominado por meninas.

Apesar de Otome se referir a garotas fãs de anime no ocidente, vale lembrar que no Japão a palavra Otaku é unissex. Para entender mais, leia nosso artigo abaixo:

Recomendamos ler: Otome não é feminino de Otaku! Como surgiu o termo?

Guia dos viciados em anime – o que significa otaku?

Vídeos sobre Otaku

Para finalizar o artigo vou deixar alguns vídeos falando mais sobre esse significado. Espero que tenham gostado do artigo. Se gostou compartilhe com os amigos e deixe seus comentários. Na sua opinião, o que é ser um Otaku?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?