APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Otome não é feminino de Otaku! Como surgiu o termo?

Você sabe o real significado da palavra Otome? Muitos otakus brasileiros erroneamente associam o termo otome como uma versão feminina de otaku. Nesse artigo vamos ver sua verdadeira origem, história e significado.

Muitos otakus brasileiros, ignorando a natureza das palavras, acabam usando termos sem saber o real significado. O próprio termo "otaku" em si já é depreciativo no Japão, vide a história da origem desse termo.

Outros brasileiros afirmam que otome significa princesa, e por esse motivo foi escolhido para ser o feminino de otaku no ocidente. Será que é só isso mesmo?

A palavra Otaku [オタク] é um termo utilizado para referir-se a pessoas que são viciadas em alguma coisa. Essa palavra começou a ser utilizada com frequência para se referir aos fans de animes e mangás. O vídeo abaixo fala mais sobre:

O Significado da Palavra Otome

No Japão a palavra Otome [乙女] significa na verdade "donzela", no contexto de uma moça pura e virgem. Não tem absolutamente nada relacionado com obsessão de mangás e animes, nem tem relação com a palavra otaku.

A palavra original otome [乙女] deriva dos ideogramas de mulher [女] junto com [乙] que significa último, duplicado, estranho, espirituoso. Porém sua origem vem do verbo antigo otsu [復つ] que significa tornar-se jovem.

Na verdade a palavra otome também pode ser uma versão coloquial alternativa de shoujo [少女] que significa garotinha; donzela; moça; mulher geralmente entre 7 e 20 anos de idade.

Otome não é feminino de otaku! Como surgiu o termo?

A palavra otome [乙女] também pode significa filha, menina e moça assim como shoujo. Existe também um ideograma único que tem uma de suas leituras como otome [嫮] no qual ele significa garota bonita.

Existem diversas palavras compostas de otome [乙女] que ajuda você a entender a essência e significado da palavra. Para isso vamos listar algumas dessas palavras abaixo:

JaponêsRomajiSignificado
乙女座otomezavirgem (constelação)
乙女百合otomeyurilírio de solteira
乙女男子otomedanshihomem afeminado
乙女心otomekokorosentimento de menina
乙女桜otomezakuraprímula
乙女チックotomechikkufeminino; menina

Algumas garotas não gostam de ser chamadas de otome por achar que significa virgem, mas isso não é o único significado da palavra. Na verdade existem até mesmo japonesas que levam o nome de otome com mesmos ideogramas.

Origem do termo Otome

Alguns Otakus ocidentais afirmam que esse termo se originou por causa de uma rua chamada Otome Road em Tokyo onde existiam várias lojas de produtos destinados aos otakus, mas que era predominado por meninas.

As lojas dessa rua eram famosas por vender mangás e animes Yaois. Na verdade o termo pode cair apropriadamente, já que otakus no Japão tem fama de não se relacionarem, remetendo a virgindade.

O termo otome também é utilizado em um gênero de jogos de visual novel de romance chamados de otome game. Esse termo é utilizado a muito tempo e pode ter uma leve relação a popularização de otome no ocidente.

Otome não é feminino de otaku! Como surgiu o termo?

Para os japoneses a palavra otome não é um insulto só por significado uma garota pura ou virgem. Na verdade essa é a imagem ideal dos japoneses nas garotas. Provavelmente um japonês já usou esse termo com sua amada.

O simples fato de otome ser usado como gênero de jogos de relacionamento, acaba que faz com que esse termo tenha bastante relação com as garotas viciadas em animes, mangás e jogos.

Como o termo se popularizou?

Por causa do grande número de meninas otakus que frequentam a Otome Road, o termo começou a ser usado erroneamente por fans de animes no ocidente para diferenciar os otakus.

Provavelmente algum estrangeiro ou um próprio japonês que morava no Japão espalhou esse termo no ocidente por meio de fóruns como 2chan e 4chan ou canal no youtube.

Otome não é feminino de otaku! Como surgiu o termo?

A Otome road fica localizada em Ikebukuro - Tokyo

Não dá para saber quando isso exatamente começou, qual foi a confusão feita e quem fez tal confusão. Eu só percebi o pessoal usando esse termo nas páginas e grupos do Facebook relacionados à animes/mangas.

Em meados de 2011/2012, haviam várias páginas de otakus no Facebook que, provavelmente, ainda estão ativas só que já não chamam tanta atenção como antes. Também, o alcance das páginas do Facebook diminuiu em 90%...

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Otome não é feminino de otaku! Como surgiu o termo?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Fujoshi já foi feminino de Otaku

Um termo mais apropriado para a maioria das garotas que frequentam a Otome Road deveria ser Fujoshi, já que elas amam yaoi e não tem nada de pureza. Espera, isso já aconteceu?

Você sabia que o termo Fujoshi já foi usado para referir-se as meninas Otaku. Na primeira vez que o termo apareceu na mídia japonesa, ela foi considerada um feminino de Otaku.

Tudo aconteceu em 2005 na revista japonesa Aera. Não sabemos se o termo pegou, mas geralmente faz sentido já que a maioria das otome gostam de Animes Boys Love.

Caso não esteja entendendo o que estou falando, o termo fujoshi refere-se a garotas fanáticas que gostam de assistir animes ou ler mangás com romances homossexuais de garotos.

Otome não é feminino de otaku! Como surgiu o termo?

Otaku ou Otome? Qual usar?

Otaku é uma palavra unissex. Ou seja, serve para ambos os sexos feminino e masculino. No entanto, ainda tem uma galerinha que fica forçando "HURR DURR QUER SER MINHA OTOME?" em pleno 2018.

Se alguém te corrigir falando que você deve ser chamada de otome, mostre esse artigo para ele. Não existe termo certo ou errado, no Brasil isso é apenas uma gíria, então não se aplica ao verdadeiro significado da língua japonesa.

Eu pessoalmente não gosto nem mesmo de ser chamado de otaku, hoje em dia até no Brasil esse termo se tornou depreciativo. Os otakus e otomes do Brasil estão sendo vistos iguais os do Japão.

Otaku no Japão é um termo pejorativo que envolve não apenas fans de animes mas pessoas viciadas em qualquer coisa. Você pode ler mais sobre o termo otaku nesse outro artigo.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?