APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Os Festivais mais bizarros do Japão

O Japão é famoso por seus inúmeros festivais que acontecem durante todo ano. Alguns acabam extrapolando do limite e acaba se tornando algo bizarro e estranho para nós ocidentais, ou talvez até para eles mesmo. No artigo de hoje eu separei alguns festivais bizarros e estranhos para você ficar com vontade de participar.

Hokkai Heso Matsuri

Na cidade de Furano em Hokkaido, acontece o Heso Matsuri ou Festival do umbigo. Nesse festival os participantes pintam rostos em suas barrigas e usam trajes especiais que fazem o rosto na barriga ter um “corpo”.

Eles então dançam para concorrer a prêmios, embora talvez, os verdadeiros vencedores sejam os espectadores! Esta é uma brincadeira divertida e com cerca de 5.000 participantes expondo suas barrigas pelos dias 28 e 29 de julho de cada ano (foto de capa do artigo).

Kanamara Matsuri

O Kanamara Matsuri é um festival bastante popular no Japão e é conhecido internacionalmente. Realizado anualmente no primeiro domingo de abril, sacerdotes xintoístas levam ao redor do evento um suporte chamado mikoshi com um pênis de metal no topo de uma estrutura com forma de barco.

Nos dias modernos, muitas pessoas se reúnem para tirar fotos do membro metálico e comprar lembranças como pirulitos, bananas cobertas de chocolate e outras coisas um tanto quanto curiosas. Depois reclamam de dizer que o Japão é estranho e bizarro.

Festivais bizarros

Hitorizumo Matsuri (sumo)

Na prefeitura de Ehime, uma grande batalha para o destino da safra do arroz acontece todo dia 5 de maio, ou o Dia das Crianças. Essa luta é realizada no santuário Oyamazumi na ilha de Omishima. Essa batalha é travada por um lutador de sumô contra o espírito do arroz. Ou seja, alguém invisível. Como vamos saber se o lutadores de sumô não está trapaceando quando disse que ganhou a luta?

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Os festivais mais bizarros do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Hadaka Matsuri - Homens nus desesperados por um amuleto

Muitos que visitam o Japão, precisam se preparar para o nudismo em lugares públicos como onsen (águas termais) e sento (banhos públicos), lugares onde a modéstia é deixada na entrada. Assim não é nenhuma surpresa que há festivais que celebrem o nudismo.

No Hadaka matsuri os homens vestem nada além de um fundoshi (tanga). O mais famoso ocorre no Templo Saidaji, na prefeitura de Okayama. Neste festival, cerca de 10.000 participantes do sexo masculino ficam de tanga num local apertado se esfregando. Eles competem desesperadamente por amuletos da sorte chamados de shingi.

Festivais bizarros

O festival é realizado no terceiro sábado de fevereiro de cada ano, o clima é absolutamente congelante. Além disso, os participantes dão um mergulho em uma água fria! Você é corajoso o suficiente para enfrentar esse clima violento e cheio de testosterona?

Festival Nakizumo

Nakizumo é um festival com objetivo de trazer boa saúde para os bebês, mas para isso eles devem chorar. No tempo de Sesoji em Tokyo, cerca de 60 bebês são levados para um ringue de sumô, onde lutadores gentilmente agitam os bebês e ganha quem chorar primeiro.

Um arbitro fica a disposição gritando “NAKE, NAKE!” (“Chora,Chora!”) e se os bebês mesmo assim não chorarem, alguns voluntários com mascarás entram no ringue para assustar as crianças e acelerar o processo. As competições do Nakizumo, ocorrem em várias partes do Japão e dependendo da região o bebê que chora primeiro é o perdedor! Este ritual acontece a cerca de 400 anos, embora o evento no Templo Sensoji só foi iniciado em 1991.

Festival Pantu

Na verdade, existem duas versões deste festival, ambos praticados em Miyako na ilha de Okinawa. Ambos envolvem o Pantu, seres sobrenaturais que se encontram em algum lugar entre deuses e demônios e vagueiam pela cidade com uma procissão de sacerdotes para afastar os maus espíritos. Acredita-se que o festival esteja relacionado com festivais semelhantes na Indonésia e Micronésia.

O festival da área de Hirara Shimajiri é chamado de Pantu Punaha, e é o último dos três festivais realizados em diferentes momentos ao longo do ano, coletivamente chamados de Pantu Satupunaha. Uma das modalidades deste festival funciona com três homens cobertos de grama e lama andando em todos os lugares. Eles carregam pedaços de pau em uma mão e uma máscara assustadora na outra. As pessoas que for sujas pelo Pantu terão um ano de proteção. Os proprietários das casas também convidam o Pantu para abençoarem suas residências.

Festivais bizarros

Namahage Matsuri

Outro festival estranho, usado para assustar as crianças é o Namahage Matsuri. O Namahage é um demônio que usa uma mascará e sai assustando as crianças na cidade de Oga em Akita. Na véspera do ano novo, o Namahage anda na região dançando e gritando para as crianças preguiçosas e desobedientes.

Os pais os convidam para entrarem em suas casas, oferecendo mochi (bolinho de arroz) e sake em troca da promessa de boa saúde e boa colheita no ano novo. Mas esses “demônios” certificam-se de assustar um pouco as crianças desobedientes antes de irem para o próximo lugar. O vídeo abaixo mostra todo o processo, desde a purificação do Namahage.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?