Assim como no Brasil temos o dialeto caipira, baiano, nordestino e muitos outros. O Japão tem inúmeros dialetos regionais. Esses dialetos às vezes são difíceis de ser compreendido pelos próprios japoneses.
O Japão tem 47 províncias (estados), e tem uma natureza montanhosa, e ao longo da história do Japão seu povo vivia divido, com diversas regiões guerreando entre si. Assim a língua japonesa se desenvolveu de forma paralela em diversas partes do país.
Os dialetos se diferenciam entre eles pelo sotaque, a formação do verbo e adjetivos, o uso das partículas, o vocabulário e em alguns casos a pronunciação. Alguns também diferem nas consoantes e nas vogais, ainda que isto seja pouco comum.
Um dos maiores fatores para a diferença no modo de falar é a geografia. Em lugares mais isolados como ilhas, regiões distantes ou de difícil acesso, por muito tempo a presença de pessoas e informação vindas de outras partes era limitada.
Os Dialetos
Abaixo temos um mapa com nome da maioria dos dialetos encontrados no Japão, vale lembrar que em algumas pequenas cidades e ilhas, esses dialetos também podem ser um pouco diferentes.
Os dialetos podem ser divididos e classificados em 3 grupos:
- Kyūshū
- Satsugū
- Hichiku
- Hōnichi
- Ocidental
- Chūgoku
- Umpaku
- Shikoku
- Kansai
- Hokuriku
- Oriental
- Tōkai-Tosan
- Kantō
- Interior de Hokkaidō
- Tōhoku
- Costeira de Hokkaidō
- Hachijo (ilhas Hachijo)
Eu realmente prefiro escrever artigos separados sobre cada dialeto, visto que é algo bastante complexo ao ser abordado. Ao longo do tempo, em nosso site, iremos criar artigos sobre cada dialeto que você pode acessar na lista abaixo:
Vídeos
Com os vídeos abaixo você pode conhecer os dialetos e notar suas diferenças.