APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

O que a educação japonesa tem a nos ensinar?

Através da educação, o Japão conseguiu alcançar patamares de excelência em diversas áreas, sendo hoje considerado modelo para outras nações. Mas, como se sabe, nada acontece por acaso. Então, cabe a pergunta: qual é o segredo por trás desse sucesso? E o que é possível aprender com a cultura nipônica? Abaixo, não só separamos uma lista de fatos curiosos sobre o país, como também explicamos quais resultados ele tem gerado ao longo das décadas e com altos níveis de educação.

Quer aprender inglês, espanhol ou química? A Preply é uma plataforma que a cada dia conquista mais professores e alunos do mundo todo. Acesse https://preply.com/pt/skype/professores--matematica.

Como formar cidadãos

Entre as diversas peculiaridade da cultura japonesa, nenhum outro ponto está mais evidente do que o amplo foco em educação comportamental. Desde muito cedo, as crianças são estimuladas a dominar os códigos de comportamento social, tanto que até por volta dos dez anos de idade o aluno não vai à escola para aprender outra coisa, senão a conviver em sociedade. Ou seja, a prioridade da escola nas primeiras fases é ensinar aos pequenos valores como generosidade, respeito, honestidade, autocontrole e responsabilidade. Quanto à aplicação de prova e testes de conhecimento, isso pode esperar. O mais importante é cuidar para que os ensinamentos sejam interiorizados e acompanhem os alunos por toda a vida, ajudando-lhes tanto em sua vida profissional e acadêmica, como pessoal. Tendo investido na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, o país consegue crescer com mais rapidez e manter sua economia estável, destacando-se internacionalmente.

O que a educação japonesa tem a nos ensinar?

Como por a mão na massa

No Brasil, a expressão popular “por a mão na massa” significa começar algum trabalho e é exatamente isso o que os alunos Japoneses fazem ao término das aulas. Uma vez que nas escolas não há profissionais de limpeza encarregados para limpar a sujeira acumulada do dia, os alunos se organizam em grupos e faxinam por conta própria desde suas próprias salas, até áreas de acesso comum como banheiros, corredores, escadas e pátios. Com isso, eles desenvolvem habilidades para trabalhos em equipe e cuidam mais do ambiente onde vivem, evitando sujar e gerar lixo, além de levarem para casa novos hábitos, tornando-se menos dependentes dos pais e dando mais valor ao coletivo.

O que a educação japonesa tem a nos ensinar?

Como unir um país através da tradição

Só é possível planejar um futuro conhecendo suas próprias raízes. Seguindo essa linha de raciocínio, não é de se surpreender que nas escolas japonesas haja aulas de poesia e caligrafia japonesa. O shodô é uma arte desenvolvida há centenas de anos no Japão, que se trata essencialmente da pintura de símbolos sobre um papel de arroz utilizando um pincel de bambu como instrumento de escrita. Juntamente com o tutor, o estudante aprende a história de seu país e os porquês da necessidade de proteger tradições centenárias como parte da conservação da própria identidade de um povo.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?