APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Muramasa – A espada amaldiçoada

Muramasa, pelo que se tem registro ele nasceu antes de 1501, mas não se tem noção de quando exatamente. Sim, este é um homem que foi amplamente conhecido, ou melhor, ainda é amplamente conhecido no Japão. Por quê?? Bem, vamos falar um pouco sobre ele e veremos.

Para começar, ele é vulgarmente conhecido como Sengo Muramasa [千子村正]. A razão para o Sengo [千子] associado no nome de Muramasa, é coberto de mitos. Uma crença comum declara que Muramasa Nasceu em um lugar chamado Sengo, mas na realidade não existe tal lugar perto de Kuwana.

Outra lenda popular diz que a mãe de Muramasa adorava o Bodhisattva Senju Kannon e assim ele foi chamado Sengo, uma forma abreviada de Senju no ko [の子] filho de Senju.

Ele era um famoso ferreiro que fundou a escola Muramasa. Antes de continuar, é preciso saber que ferraria é uma "arte". E assim como pintores, ferreiros também podem se afiliar e se basear em "escolas" dquele estilo.

Muramasa - a espada amaldiçoada

Nas pinturas por exemplo, tem Realismo, Cubismo, Impressionismo... Na ferraria do Japão, eles fundavam as escolas quando conseguiam desenvolver um estilo único de forjar.

E sim, Muramasa tinha um jeito único de fazer as suas obras e fundou a sua escola. Mas muitas escolas de estilo desse tipo no Japão já existiam desde muito tempo. Então, a escola Muramasa foi apenas mais uma...

Enfim, ele viveu durante o período Muromachi (séculos XIV a XVI) em Kuwana, província de Ise, Japão. (atual Kuwana, Mie).

Escola Muramasa

Muito parecido com a sua reputação única, Muramasa é conhecido por algumas características bastante incomuns em seu trabalho. Esses atributos são frequentemente chamados por termos prefixados com "Muramasa".

Muramasa-ba - A primeira característica particular da sua é o uso freqüente de um hamon em forma de onda. O hamon de Muramasa é categorizado como gunome-midare, ou seja, forma formas aleatórias semelhantes a ondas.

Muramasa-nakago - A outra característica facilmente identificável que se verá nas lâminas de Muramasa é a forma de barriga de peixe (tanagobara) do nakago.

Muramasa - a espada amaldiçoada

Embora a escola de Muramasa seja extremamente famosa na cultura popular, nenhuma de suas espadas é designada como Tesouro Nacional ou Propriedade Cultural Importante.

Myōno Muramasa é a única espada oficialmente designada como uma Obra Importante. A parte da frente contém um sinal de Muramasa e um signo de mantra myōhō renge kyō [妙法蓮華経].

Os alunos de Muramasa também fizeram excelentes armas. Por exemplo, Fujiwara Masazane, um discípulo de Muramasa, forjou Tonbokiri, uma das Três Grandes Lanças do Japão.

Masazane também forjou uma espada chamada Inoshishi-giri cujo nome veio de uma lenda que Sakai Tadatsugu matou um javali com esta espada ao acompanhar Ieyasu na caça.

Muramasa e sua má-reputação

Por causa de sua aguçada perfeição, as espadas Muramasa eram favorecidas especialmente pelos samurais de Mikawa (liderados por Tokugawa Ieyasu, o fundador do xogunato Tokugawa e seus ancestrais). Assim, é quase certeza que quando um infortúnio acontece no clã, relacionado as espadas Muramasa..

Por exemplo: Matsudaira Kiyoyasu, um avô de Ieyasu, foi erroneamente morto por seu próprio vassalo Abe Masatoyo com uma espada Muramasa. O pai de Ieyasu, Matsudaira Hirotada também foi esfaqueado com uma espada Muramasa por Iwamatsu Hachiya, que perdeu a cabeça por beber demais.

Quando o primeiro filho de Ieyasu, Matsudaira Nobuyasu foi forçado a cometer suicídio (seppuku), seu decapitador (kaishakunin) Amagata Michitsuna usou uma espada Muramasa. (A cerimônia de Seppuku não só é o suicíduo, tem alguém que decapita após o seppuku.)

Apesar desses infelizes incidentes, Tokugawa Ieyasu e sua geração pareciam apreciar muito as armas de Muramasa. O próprio Ieyasu possuía duas espadas forjadas por Muramasa e as deixou para sua família. Em 2013, a família Owari-Tokugawa ainda detém uma das duas como uma herança.

E assim começa a lenda da espada amaldiçoada...

Enfim, com tudo isso que aconteceu, é inevitável que as espadas Muramasa comecem a serem descriminadas. E assim aconteceu, gerações posteriores no xogunato, gradualmente passaram a pensar nas Muramasa como itens sinistros.

Arai Hakuseki, oficial burocrata-estudioso do xogunato, comentou que "Muramasa está associado a não poucos eventos sinistros". Até Tokugawa Jikki ja, o livro de história oficial publicado do xogunato, conta Kashiwazaki Monogatari [崎物語] 1787.

Samurai - artes marciais

Este conto é sobre uma lenda que Ieyasu considerava as espadas Muramasa como itens amaldiçoados e os baniu de sua família. O que é claramente história falsa. Afinal, o próprio Leyasu deixou duas espadas Muramasas como herança. Das quais, uma ainda hoje está como herança da família Owari-Tokugawa.

No período de Bakumatsu (1853-1868), as Muramasa foram consideradas de alguma maneira um portador de maldição contra o xogunato, e assim shishi (ativistas anti-Tokugawa) desejavam adquirir as lâminas de Muramasa.

Embora a escola de Muramasa não tenha um status exaltado ou prestigioso para ser usada pela família imperial em tempos comuns, uma Muramasa foi empunhado pelo Príncipe Arisugawa Taruhito, o comandante-chefe do Exército Imperial contra o Shogunato Tokugawa durante a Guerra Boshin (1868-1869).

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Muramasa - a espada amaldiçoada
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Lenda DE MURAMASA na cultura JAPONESA

Na cultura popular, as espadas de Muramasa têm sido frequentemente descritas como espadas amaldiçoadas com poderes demoníacos. Oscar Ratti e Adele Westbrook disseram que Muramasa:

"Era um ferreiro muito habilidoso, mas uma mente violenta e desequilibrada, as quais supostamente passaria para suas espadas. Acreditava-se popularmente que tinham fome de sangue e que impeliam seu guerreiro a cometer assassinato ou suicídio".

Muramasa - a espada amaldiçoada

Também foi dito que uma vez tirada, uma lâmina de Muramasa tem que extrair sangue antes que possa ser devolvida à sua bainha. E chega ao ponto de forçar seu portador a ferir a si mesmo ou cometer suicídio se não "beber" sangue.

Acredita NA LENDA DE MURAMASA?

Um fato que todos sabemos é que artes como dança, teatro, música e contos são altamente influentes. Eles conseguem passar ideias e ideais para o seu consumidor. Em um mundo com pouca diversidade de obras para competir em certos ideais, as pessoas são facilmente influenciadas.

A própria ideia de pensar que as Muramasa são amaldiçoadas, é um mito tão bem difundido e impregnado, que já faz parte da cultura japonesa. Mas isso não quer dizer que as espadas sejam de fato amaldiçoadas.

Muramasa - a espada amaldiçoada

Na minha opinião, lendas são um ótimo jeito de desenvolver uma cultura. Mas usar mitos para tentar descriminar algo, isso já beira a babaquice. Afinal, mitos sempre começam com rumores sobre determinado assunto. E nesse caso, foram rumores para descriminar e incitar medo sobre as Muramasa.

Mas como sou meio fã de mitos assim, não posso dizer que a situação atual seja ruim. Como dizem, tem males que vem para o bem. E sinceramente, o mito das espadas amaldiçoadas Muramasa são um dos melhores que eu já vi sobre espadas. Claro, só fica atrás de lendas como a Excalibur e da Durandal...

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?