APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Unidade 731 – Lado Negro do Japão

Já ouviu falar da Unidade 731? Caso você tenha um interesse pela história do Japão e, já tenha pesquisado sobre, já deve ter ouvido falar da infame Unidade 731 que existiu durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937 - 1945).

A Unidade 731 (Nana-san-ichi Butai) era a unidade onde se situava o Departamento de Prevenção Epidêmica e Purificação de Água do Exército de Kwantung localizada no distrito de Pingfang, no antigo estado marionete de Manchukuo, nordeste da China.

No entanto, apesar do nome oficial, o Departamento que provia serviços em relação à saúde era, na verdade, uma fachada para esconder as reais atividades da Unidade 731, praticadas no subsolo do distrito.

As atividades baseavam-se em experimentos humanos em civis e prisioneiros de guerra chineses, russos, mongóis, coreanos e até mesmo Aliados. Além disso, outras cobaias eram selecionadas. Criminosos comuns, inimigos capturados e partidários antijaponeses. A unidade era comandada pelo general e cirurgião do exército de Kwantung, Shiro Ishii.

Lado negro do japão: unidade 731

Dentro da Unidade 731

As horrendas atividades da Unidade 731 incluíam:

  • Infecção de prisioneiros com doenças venéreas para estudo dos efeitos de doenças no corpo humano;
  • Vivissecção de prisioneiros sem anestesia para estudar o efeito de doenças nos órgãos;
  • Sujeição a estupros pelos guardas da unidade;
  • Expondo prisioneiros a teste de temperatura fria para estudar os efeitos do frio congelante;
  • Teste de armas de fogo como, granadas e lança-chamas e armas biológicas utilizando os prisioneiros como alvos humanos;
  • Privação de água e comida para determinar o tempo que os prisioneiros levavam para morrer;

Unidade 731 depois da guerra

Eventualmente, após o fim da Segunda Guerra e rendição do Japão, a Unidade 731 foi desativada, pondo fim às suas atividades. No entanto, os envolvidos nos experimentos não foram a julgamento pelos crimes de guerra cometidos e foram garantidos imunidade pelos americanos em troca dos dados coletados durante os experimentos feitos na unidade.

Assim sendo, a existência da Unidade 731 passou despercebida pelo público. Dessa forma, manteve-se longe do conhecimento popular até 1989, quando em Shinjuku foram descobertos restos humanos enterrados em fossas, por operários que trabalhavam ali.

Posteriormente, o governo japonês teve que admitir a existência da Unidade 731 e os experimentos feitos durante aquela época.

Deixamos um vídeo abaixo como complemento:

A Unidade 731 é mais uma das atrocidades cometidas pelo Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Assim sendo, o Japão teve de se retratar diante de seus vizinhos asiáticos. Isso é algo que ficará marcado na história do Japão.

Apesar da retratação oficial, países como China e Coréia ainda mantém uma relação de distância e desconfiança para com o Japão. Isso deve-se a abordagem inadequada de tais atrocidades cometidas pelos japoneses em época de guerra.

Você conhecia a Unidade 731? Qual a sua opinião sobre o assunto? Agradecemos os comentários e compartilhamentos, recomendamos ler também:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?