APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kabuki – O Teatro japonês bizarro

Kabuki é uma forma de teatro japonês tradicional, que é conhecido por suas performances altamente estilizadas, figurinos e cenografias. O nome Kabuki  (歌舞伎) significa canto (ka) (歌), dança (bu) (舞) e habilidade (ki) (伎), sendo assim kabuki é a "a arte de cantar e dançar".

 porém esses ideogramas tem duplo sentido. Acredita-se, de fato, que o kabuki derive do verbo kabuku, significando algo "fora do comum", donde se depreende o sentido de teatro de "vanguarda" ou teatro "bizarro". 

Índice de Conteúdo

Origem do Kabuki

Sua origem remota foi no seculo de XVII, quando se parodiavam temas religiosos com danças sensuais. O Kabuki foi iniciado por uma mulher conhecida como Izumo no Okuni que ganhou destaque por suas performances inovadoras. Acredita-se que ela era uma Miko (sacerdotisa). Os primeiros anos de vida do Kabuki foi dominado pelo desempenho das mulheres. Mas o apelo erótico de algumas peças Kabuki, a prostituição descarada de algumas atrizes, fez o estilo ser uma afronta a moralidade da sociedade da época, levando o nome de yûjyo kabuki (kabuki das prostitutas). As performances ficaram muito selvagem, fazendo com que o Kabuki fosse proibido pelo Shogun em 1629.

Kabukis2

Para contornar a proibição, o espetáculo passou a ser encenado então por rapazes que interpretavam papéis femininos. Contemporaneamente, o teatro kabuki tornou-se um espetáculo popular que combina realismo e formalismo, música e dança, mímica, encenação e figurinos, implicando numa constante integração entre os atores e a plateia. Com o tempo a tradição dos homens que fazem papéis femininos se tornou uma das características definitivas do Kabuki.

Mas a mesma história se repete,  os rapazes nos quimonos travestidos de mulheres, viraram um sucesso. Causando fascínio irresistível sobre a platéia de admiradores masculinos e constituindo prelúdios para a homossexualidade e a prostituição. Novamente o governo proibiu jovens rapazes no palco, agora homens adultos tiveram que dar continuidade a este teatro bizarro.

Anos Dourados

O período de 1673 a 1841 é frequentemente citado como os anos de ouro do Kabuki. Se tornou a forma predominante de entretenimento no Japão durante este tempo. Performances começaram a ser feita todos os dias, comerciantes aproveitavam este teatro para lucrar com comidas e bebidas, as conversas giravam em torno de Kabuki, artistas faziam suas pinturas e retratações desse estilo de arte. Realmente eram anos dourados para o Kabuki.

Kabuki imagens

O declínio

No final do século 19 o Kabuki começou a perder a fama, por causa da ocidentalização na era Meiji. Durante a Segunda Guerra Mundial, o kabuki foi usada como uma ferramenta de propaganda nacionalista. Depois da guerra, os americanos proibiram o kabuki, provavelmente por despertar desejos homossexuais.

Mas com o tempo o Kabuki começou a ganhar fama novamente, aparecendo na mídia, em filmes, como parte da cultura tradicional japonesa. Hoje é possível encontrar algumas peças em alguns lugares do Japão, atraindo principalmente turistas curiosos...

Abaixo vamos deixar alguns vídeos para você ver esse teatro bizarro. E você? O que acha deste teatro bizarro?

O Vídeo abaixo mostra uma dança.

https://www.youtube.com/watch?v=4JjLuh4Ns7s

O vídeo abaixo mostra uma apresentação.

O vídeo abaixo mostra a preparação dos artistas, e uma apresentação moderna em Roppongi.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?