APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Japoneses são frios e independentes?

Conceitos e ideias erradas costumam se espalhar como água. Às vezes as pessoas têm uma experiência e a espalham, fazendo assim com que as pessoas acreditem e tenham ideias erradas sobre determinado assunto.

Por causa dessas fofocas, brasileiros têm uma ideia de que japoneses são frios e independentes. Tive uma visão e experiência totalmente diferente na minha viagem ao Japão em 2016. Com minha experiência pessoal, de brasileiros e até mesmo japoneses, e depois de muitas pesquisas, escrevi este artigo para discutir o assunto.

Por que as pessoas têm essa ideia?

Existem muitos motivos para as pessoas chegarem a essa conclusão de que japoneses são frios. As diferenças culturais, os imigrantes japoneses que moram no Brasil, a influencia do Japão antigo e diversos outros fatores.

Um dos pontos que os brasileiros usam para dizer que os japoneses são frios é a falta de contato, aquele aperto de mão e abraços que acontecem entre os brasileiros. Mas tudo isso é questão de respeito e higiene, japoneses que possuem uma grande amizade e intimidade se sentem a vontade de se encostarem.

Outra coisa que pode levar a pensar que japoneses são frios é a falta de comunicação com pessoas desconhecidas. Se você entrar em um trem, dificilmente alguém vai puxar conversa com você. Mas isso acontece porque ninguém quer fazer barulho, ou devido a grande timidez que existe entre os japoneses, ainda mais se você for estrangeiro, isso acaba se tornando uma dificuldade maior para eles se comunicarem.

Claro que acontece algumas cenas no Japão e até mesmo com os imigrantes e descendentes que moram no Brasil. Isso acaba fazendo as pessoas terem essa ideia de que japoneses são frios. Mas tudo isso é levado de forma generalizada e acaba sujando o nome dos japoneses. O que me deixa mais triste é o fato de brasileiros falarem que japoneses são frios, dentro de tantos casos de frieza horríveis que acontecem dentro de nosso país.

Balançando

Claro que existem japoneses frios, assim como existem brasileiros frios. Um grande fato é que japoneses são reservados, evitam contato com desconhecidos, evitam se intrometer na vida dos outros, e principalmente incomodar os outros. Os japoneses possuem um sério problema de comunicação e de se socializarem, mas isso na maioria dàs vezes é devido a sua timidez. Isso também resulta na dificuldade de demonstrar emoções e carinhos.

Como são os japoneses?

O japonês é o oposto de frio e independente. Você sabe o que é uma pessoa fria? Uma pessoa fria não tem sentimentos, não chora, não demonstra sentir dor, medo, raiva ou tristeza. Agora assiste um Dorama ou Anime japonês para você ver o tanto de choradeira e drama que tem. Japoneses fazem o máximo para evitar que seus problemas afetem outras pessoas, por esse motivo eles evitam chorar, reclamar e demonstrar seus sentimentos e fraquezas, mas eles possuem tudo isso e quando isso estoura da para ver que japoneses são bem o oposto de pessoas frias.

Eu nem preciso comentar muito sobre a individualidade dos japoneses, porque o oposto é bem visível. Os japoneses são independentes e tentam resolver seus problemas sozinhos, mas eles sempre trabalham em equipes e fazem de tudo para ajudar o próximo. O povo japonês foi criado visando pensar sempre no próximo e não a si mesmo.

Os japoneses aplicam bem a “regra de ouro” ou “ética da reciprocidade” onde cada um deve tratar os outros como gostaria que ele próprio fosse tratado.

Não podemos dizer que japoneses são independentes apenas porque eles guardam seus sentimentos e problemas apenas para si. Na realidade eles sempre trabalham em equipe, o trabalho em equipe é levado muito a sério no Japão. As pessoas que querem ser independentes no Japão são vistas com maus olhos.

Enko

Minha experiência com os japoneses

Eu também pensava que o Japão teria um clima um pouco frio, e vi alguns sinais de individualidade e frieza. Mas também vi bastante o oposto, pessoas sorridentes, conversando e rindo o tempo todo. A educação é mil, eu cansei de ouvir sumimasen (desculpas). Toda hora, às vezes a pessoa nem encostava em mim e pedia desculpas. Sem falar no atendimento, as pessoas tinham total paciência e me atendiam com sorriso no rosto.

Deu para sentir a diferencia regional entre Tokyo e Kansai. Em Tokyo ninguém estranho falava comigo, mas ao subir uma montanha em Kyoto, todos os japoneses que passavam por mim me cumprimentavam, uma até me deu um chocolate. Enquanto isso todos os estrangeiros que passaram por mim não falavam absolutamente nada.

Eu também notei muita demonstração de afeto em publico. Eu vi japoneses se agarrando, beijando e sempre de mãos dadas, o oposto do que as pessoas falavam. Eu tive a oportunidade de ficar na casa de várias famílias japonesas e presenciei um ambiente maravilhoso, cheio de amor e carinho. Eu realmente não notei nada de frio no Japão, tudo foi lindo e caloroso. Claro que cada pessoa tem experiências diferentes, mas não tire conclusões por causa de algumas pessoas.

E lembre-se, não estou falando que a vida dos japoneses é perfeita e que todos são felizes e sorridentes. Mas eu notei que tem muitos japoneses que preferem sorrir e esquecer os problemas ao invés de ter uma aparência fria e distante.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Japoneses são frios e independentes?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

E agora? Japoneses são frios?

O simples fato dos japoneses não terem muito contato físico como aperto de mão ou abraço não indica frieza. O fato dos japoneses guardarem seus problemas e sentimentos para si mesmo, ou se manterem a maior parte do tempo sozinho, não demonstra independência. Muitos japoneses realmente acabam se isolando, e não compartilham seus sentimentos e problemas para os outros. Isso é um grande problema que pode acabar resultando em suicídios ou depressão.

Mas vale lembrar que sempre vai existir pessoas frias e independentes em qualquer lugar do mundo, e não são poucas. Por esse motivo jamais chegue a conclusão de que um país as pessoas são mais frias que outras. Leve em conta sua cultura e educação! E tente olhar para a própria trave do teu olho ao invés de olhar para o cisco do seu irmão.

Antes de chegar a conclusão de que japoneses são frios, tente rever o conceito do que realmente significa ser uma pessoa fria. Não gosto de fazer comparações! Mas dizer que o Japão é um país frio por causa da cultura de ser reservado e de alguns casos relatados, enquanto nosso país tem muito mais pessoas sem um pingo de amor, compaixão e respeito ao próximo, é uma grande hipocrisia!

Sendo assim, os japoneses quem não gostam de conversar ou ter contato fisico, preferem guardar seus sentimentos e problemas, ou têm dificuldades de se socializar, não são pessoas frias e sim reservadas. Pessoas frias são aquelas que não se importam com o próximo, que não tem sentimentos, compaixão ou piedade, que não respeitam o próximo. Ou seja, pessoas frias são ladrões, assassinos e mau educados, que é a triste realidade que domina nosso querido Brasil.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?