Já pensou receber um prêmio pelo seu choro?! Isso, mesmo ! O Japão voltou a realizar tradicional campeonato de choro de bebês após quatro anos sem a competição.
“Não adianta chorar pelo leite derramado” ou “Quem não chora não mama”, com certezas não são frases que se aplicam para o caso. A competição chamada de “sumô chorão” , “sumo do choro” ou festival Nakizumo consiste em premiar o bebê que chorar primeiro ou o que chorar por último. A regra pode variar de lugar para lugar.
De acordo com a tradição japonesa, o choro alto garante vida saudável para as crianças. A competição é realizada no templo Sensoji, em Tóquio. Já na cidade japonesa de Aomori, região norte do país, a competição é aberta para crianças com idades de quatro meses a dois anos de idade. Os bebês são carregados por dois homens com roupas de sumô e colocados um de frente para o outro, ganha quem chorar mais alto.
Saiba como foi a cerimônia em 2023
Em 2023, a cerimônia de choro foi realizada no dia 22 de abril no Templo Sensoji em Tóquio e contou com a participação de pelo menos 64 bebês.
O evento havia sido suspenso por conta da pandemia, mas as flexibilizações sanitárias permitiram a volta da tradição.
A crianças se vestiram com aventais e foram seguradas pelos pais. Neste caso, a criança vencedora foi a que chorou primeiro. Para incentivar o “berreiro”, o juiz incentiva gritando “naki, naki, naki” que significa “chora, chora, chora” e funcionários com máscaras de “oni” ( demônio japonês), tentam fazer eles chorarem. Mas as máscaras são usadas só em casos em que a criança começa a rir ou então durma. O anúncio do vencedor é feito pelo árbitro de sumô trajado com uniforme tradicional que segura um leque de madeira para sinalizar a vitória.
O sumô chorão acontece em santuários e templos de todo o Japão e é permitido que pais e telespectadores estejam presentes para prestigiar o momento.
Origem
O festival Nakizumo, é realizado todos os anos geralmente no final do mês de abril. E integram o Golden Week, que é basicamente a junção de quatro feriados nacionais no final de abril a início de maio, que ocorre no Japão.
A festa do choro tem como base o provérbio japonês:“Naku ko wa sodatsu” ou “criança que chora, cresce”. Apesar de acontecer em várias cidades japonesas, o ponto principal é no templo Sensoji, em Asakusa, Tóquio.
A tradição possui cerca de 400 anos e parte da ideia de que a criança se fortalece e cresce saudável. Não tem informações sobre como surgiu a iniciativa.
E aí, o que achou dessa tradição? Teria coragem de levar o seu filho para participar?