APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

10 curiosidades sobre os samurais que você não sabia

Samurais eram clãs japoneses conhecidos no mundo todo. Eram pessoas honradas, disciplinadas e corajosas, que inspiraram muitos filmes. Entretanto, o que as superproduções mostram não condiz muito com a realidade.

Apesar de os samurais serem lembrados como guerreiros, o termo que os denomina não se refere apenas ao seu trabalho, mas também à sua classe.

Alguns acreditam que os samurais eram guerreiros raros, mas, em seu período, cerca de 10% da população japonesa era formada por eles.

Mesmo assim, estamos falando sobre ícones históricos do Japão, que marcaram o período do sol nascente. Eram guerreiros que empunhavam suas espadas, lutando por fortunas e territórios para seus senhores.

Analisando essas breves características, podemos dizer que os samurais não eram muito diferentes dos guerreiros medievais da Europa. Mas apesar da semelhança, muita coisa os difere dos europeus.

E se você também se interessa pela história dos samurais e quer saber mais sobre eles, acompanhe este artigo até o final.

Aqui, vamos falar sobre como surgiram, sua função e a importância para a cultura japonesa, bem como vamos mostrar 10 fatos curiosos sobre esse povo que até hoje inspira muitas histórias. Vamos lá!

Bushido - 武士道 - o caminho samurai

Quem eram os samurais?

Os samurais foram os guerreiros japoneses mais famosos do mundo. Eles surgiram durante o período feudal japonês, devido às circunstâncias históricas do país naquela época.

O Japão sofria com constantes batalhas internas, devido à sua limitação territorial e sua divisão em feudos. Com isso, surgiu a necessidade do império e dos senhores feudais de protegerem seus territórios.

Eles vieram antes do período das carruagens que utilizam a quinta roda, muito usada até hoje em carros modernos. E quando surgiram, vieram da necessidade de proteger territórios contra senhores externos.

Portanto, mesmo sendo conhecidos como guerreiros honrados, o trabalho se limitava a defender os interesses dos senhores feudais e da aristocracia. Outra função dessas pessoas era coletar impostos pagos ao império japonês.

São, até hoje, muito importantes para a cultura japonesa, porque carregavam as marcas de um período muito marcante para o Japão. Eles começaram a surgir no século 7, e mais tarde se tornaram a classe militar no poder da mais alta classe social, no período Edo, de 1603 a 1867.

Eles utilizavam diferentes tipos de armas, como arco e flecha, lanças e, claro, a espada, que por sinal é um símbolo de sua existência.

Conduziam suas vidas de acordo com o código do bushido, que traduzido significa “caminho guerreiro”. Este enfatizava ideais como:

  • Lealdade;
  • Autodisciplina;
  • Comportamento respeitoso;
  • Ética.

Por isso, muitos samurais aderiram aos ensinamentos do Zen Budismo. E agora que você já sabe quem eles eram, no próximo tópico, vamos mostrar suas principais curiosidades. Acompanhe a leitura.

Yasuke - a história do samurai negro no japão

10 fatos curioso sobre os samurais

Tudo o que existe no mundo, como uma máquina pesadora, tem sua história, mas alguns personagens marcaram épocas, como no caso dos samurais.

Apesar de muitos filmes retratarem esses guerreiros, muitos fatos não são contados. Então, dentre os que mais despertam a curiosidade, temos:

1. Os samurais não eram apenas a elite

Muitas pessoas acreditam que os samurais eram uma força de combate formada pela elite japonesa, mas a verdade é que a maioria do exército era formada por soldados de infantaria, conhecidos como ashigaru.

São indivíduos que começaram de baixo, saídos de campos de trabalho em plantações de arroz. No entanto, os senhores da terra, conhecidos como daimyo, notavam suas capacidades e os treinavam para a luta.

O Japão possuía três tipos de guerreiros, sendo os samurais, ashigaru e os ji-samurai. Estes eram indivíduos que trabalhavam no campo a maior parte do tempo, servindo como samurais em algumas épocas.

É como se eles fossem reservistas do exército que trabalhavam no projeto de combate a incêndio, como acontece hoje em dia. Entretanto, eram chamados com muito mais frequência do que os homens de hoje.

Existia uma hierarquia entre eles, assim, os guerreiros podiam ser promovidos, ou seja, um ji-samurai assumia o posto de samurai em tempo integral e se uniam aos ashigaru, não sendo tão respeitados quanto os samurais verdadeiros.

Em algumas partes do Japão, as duas classes de guerreiros mal podiam ser diferenciadas, posto que assumiam responsabilidades e deveres semelhantes.

Tomoe gozen - a história da guerreira samurai

2. Samurais cristãos

Quando os jesuítas chegaram ao sul do Japão, alguns senhores daimyo se converteram ao cristianismo. Mas a maioria fazia isso por interesse, visto que uma vez convertidos, tinham acesso à tecnologia militar europeia.

Arima Harunobu, um daimyo cristão, por exemplo, utilizou canhões europeus em sua batalha em Okita-Nawate.

Por ter se tornado cristão, outro daimyo, conhecido como Dom Justo Takayama, foi impedido de atuar como qualquer outro guerreiro samurai na época de seu reinado.

E quando o Japão expulsou os missionários, forçou os cristãos japoneses a renunciarem ao cristianismo. Takayama, então, preferiu fugir com 300 fiéis, ao invés de renunciar à fé.

3. Recuo em batalhas

Os samurais lutavam até a morte para não terem de enfrentar a desonra. No entanto, os daimyos consideravam tirar o exército da batalha em algumas situações. Isso era muito comum no Japão, assim como em vários outros lugares.

O clã Shimazu, do sul do Japão, ficou conhecido por ser o primeiro a usar armas de fogo e por seu uso de forças, ao fazer uma falsa retirada, atraindo os inimigos em uma emboscada.

4. Nomeavam as espadas

Alguns itens do dia a dia, como as válvulas de segurança, possuem nomes, de acordo com seu tipo. Mas no caso dos samurais, eles acreditavam que as espadas incorporavam espíritos guerreiros e davam nomes a elas.

Uma das mais usadas era conhecida como “chokuto”, mais fina do que os modelos usados pelos europeus. Posteriormente veio a katana, que se tornou a espada samurai mais famosa.

As mulheres guerreiras usavam a naginata, uma espada de lâmina curva, entretanto, esta não era a única arma usada pelos samurais. Arco e flecha também faziam parte, e posteriormente vieram as armas de fogo.

5. Samurais piratas

A vida civilizada nos trouxe muitas facilidades, como o pigmento em pó, mas perto do século 13, uma invasão mongol levou o exército coreano para longe da costa.

O Japão teve uma colheita ruim, pouca comida e capital escasso, o que gerou uma supervisão fraca, que abriu espaço para a ilegalidade.

Os ronin eram soldados que seguiam os daimyo, e devido aos acontecimentos daquele século, deu-se início a uma pirataria asiática com líderes samurais.

6. Mulheres samurais

Samurai também se refere a uma classe, então, as meninas nascidas entre eles eram consideradas samurais. Elas eram treinadas e seguiam o código, e algumas optaram pela guerra.

Ficaram conhecidas como onna-bugeisha, e apesar de serem pouco retratadas nos livros de história, tiveram uma participação muito ativa nas batalhas.

10 curiosidades sobre os samurais que você não sabia

7. Exibiam cabeças cortadas

Em um mundo civilizado, que conta com recursos como calibração de instrumentos, não imaginamos que na época dos samurais, a cabeça de um inimigo provava um dever cumprido.

As cabeças dos inimigos mortos eram mostradas aos senhores daimyo, e depois expostas em suportes de madeira, com o nome da vítima e do assassino.

8. Iam além da luta

Além de aprenderem a lutar, os samurais eram bem educados e alfabetizados, sobressaindo-se, inclusive, aos europeus.

Isso porque o bushido exigia que os samurais se esforçassem para melhora em relação a muitos aspectos, aprendendo matemática, caligrafia, pintura e poesia.

9. Armaduras funcionais

Ao contrário das armaduras dos europeus, as dos samurais eram projetadas para dar mais mobilidade, mesmo assim, eram extremamente resistentes.

Desde sempre o Japão se destaca quando o assunto é tecnologia, seja na armadura dos samurais ou, hoje em dia, com esteiras curvas.

Conheça o museu dos samurais em tokyo

10. Máscaras protetoras

O rosto dos samurais era protegido por um pedaço de armadura que se fechava atrás da cabeça. Era uma forma de proteger os guerreiros de ataques por todos os lados, e acabou inspirando a máscara de um dos personagens mais conhecidos do mundo, Darth Vader.

Além disso, as máscaras também eram uma maneira de assustar os inimigos.

Bushido - 武士道 - o caminho samurai

Práticas de honra

Algumas práticas honrosas faziam parte da cultura dos samurais, como o caminho da espada, que se dava pela forja sagrada da principal arma desses guerreiros.

Eles também estavam sempre em busca de uma morte honrosa, visto que eram treinados para vencer o inimigo. Ao serem atingidos, deveriam cair de frente para o inimigo, como que os encarando até a morte.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

10 curiosidades sobre os samurais que você não sabia
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Conclusão

O Japão é um país de tecnologia avançada e tudo que fazem, como disco de alumínio, envolve muita presteza e dedicação.

E isso acontece desde sempre, como vimos ao longo deste artigo sobre os samurais. Eles marcaram um período importante para o país e são retratados até hoje. Então, neste artigo, você pôde conferir um pouco mais sobre eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?