APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Ikebana – A arte japonesa dos arranjos florais

O Ikebana é uma arte milenar, criada e difundida no Japão no século VII, cujo objetivo baseia-se em arranjar flores, folhas e galhos naturais em plena harmonia com os vasos e assim dar vida a flor. Ikebana é uma arte bastante popular no Japão e no Brasil, por isso montamos esse artigo completo falando tudo sobre Ikebana.

Ikebana [生け花] significa literalmente flores vivas, uma arte japonesa focada em arranjo de flores. Ela também é conhecida pelo nome de Kadou [华道] que significa “caminho das flores“, se assemelhando ao nome de uma arte marcial.

A arte ikebana é conhecida pelo seu foco em caules e folhas, em vez das próprias flores. Criando assim um arranjo floral com harmonia linear, rítmica e colorida. Na arte ikebana, procura-se retratar o equilíbrio existente no universo, unindo o céu (shin), o homem (soe) e a terra (tai ou hikae) dentro de um mesmo arranjo.

Kadou é contado como uma das três artes japonesas clássicas de refinamento, juntamente com Kodou que aprecia incenso e Chado que envolve cerimônia do chá.

História e origem do Ikebana

O ikebana teve origem na Índia, onde os religiosos faziam grandes decorações para o altar do Buda como uma oferenda. Foram os japoneses que tornaram a prática conhecida no mundo, e estenderam-na como um tipo de arte praticada por nobres.

Documentos antigos registram Ikebana de Lótus sendo oferecidas ao Buda nas cerimônias do Templo Todai. Outro registro chamado Manyoshu, catálogou 166 tipos de flores como hagi e ume que são usados para fazer o Ikebana.

Outros dados afirmam que essa arte não tem apenas um símbolo religioso. Ikebana também servia como diversão para os moradores da casa imperial antes de coquetéis Zensai Awase na Era Heian.

Ikebana - a arte japonesa dos arranjos florais

No livro Manyôshû estão catalogados os nomes de 166 tipos de flores, como Hagi e Ume. Também há dados confirmando que o ikebana servia como um tipo de diversão para os moradores da Casa Imperial antes de coquetéis (Zensai Awase) na Era Heian.

O ikebana é sempre composto por todos as partes de uma planta, como caules, folhas, flores e ramos, que segundo os japoneses simbolizam o céu, a terra e a humanidade.

Como a maioria das artes tradicionais japonesa, aos poucos foi perdendo o espaço e sua tradição. Felizmente o Ikebana foi plenamente divulgado como uma arte decorativa de flores, ganhando força na decoração de lugares.

Estilos E Tipos de ikebana

No começo, Ikebana era muito simples, bastava alguns caules e ramos verdes para fazer um arranjo que era chamado de kuge [供華]. Com o tempo as famílias imperiais e seus retentores evoluiram a arte do ikebana, gerando assim diversos estilos e tipos que vamos listar abaixo:

  • Ikenobo – O estilo mais antigo, são arranjos com devoção aos deuses, e são decorados com galhos;
  • Sogetsu – Um dos estilos mais novos, sendo que até mesmo a Rainha Elizabeth II e a Princesa Diana frequentaram escolas para aprender essa técnica;
  • Ohara – Uma montagem de galhos e flores quase que empilhados;
  • Sanguetsu – Envolve não modificar os materiais usados (folhas, flores, galhos), criando assim um arranjo mais natural;
Ikebana - a arte japonesa dos arranjos florais - ikebana 1

Rikka [立花] – Reflete o esplendor da natureza e da sua exibição. Utilizada para decoração em festas e cerimonias. O nome rikka significa literalmente flores de pé. A chave para esse estilo são nove ramos que representam elementos da natureza.

Shoka [生花] – Consiste em três ramos principais que simbolizam o céu, o homem e a terra. Representa a perpétua mudança e renovação. Seu nome significa flores puras, seu objetivo é mostrar a beleza e singularidade da própria planta.

Moribana [盛花] – Significa flores empilhadas, que costumam estar num vaso raso ou suiban, fixado em um Kenzan.

Jiyūka [自由花] – Significa flores livres, consiste em um projeto criativo e livre sem regras refletindo o free style e o modernismo.

Nageirebana [投入花] – Um estilo não estruturado que levou ao desenvolvimento do Seika e Shoka.

Cada estilo segue um conjunto determinado de regras e de técnicas na hora de elaborar o arranjo floral.

As escolas de Ikebana

A arte é tão popular no Japão que acabou ganhando fama mundial gerando mais de 3 mil escolas de ikebana espalhadas pelo mundo com mais de 15 milhões de praticantes da arte de arranjo floral japonesa.

As escolas de ikebana geralmente são dirigidas por um iemoto, um sistema hierárquico rigoroso que muitas vezes é transmitido por membros da família para assegurar uma tradição particular, que infelizmente acaba sendo encarado como estático e restritivo.

As escolas geralmente estão relacionadas aos estilos. Algumas escolas tem seu estilo ou ajudaram a desenvolver certo estilo. Como por exemplo, ikenobo é um estilo desenvolvido do rikka, mas refere-se também ao nome da escola.

Ikenobo é a escola de ikebana mais antiga que remota dos anos 700 e marca seu ínicio juntamente com templo budista rokkakudo em Kyoto. Essa escola e estilo deu origem a diversas outras escolas como:

  • Higashiyama-Ryu
  • No-ryu
  • Enshiu-Ryu
  • Seizan-Ryu
  • Misho-Ryu
  • Saga Ir-Ryu;
  • Shōgetsudo Ko-Ryu;
  • Ryu-Ko;
  • Senzan-Ryu
  • Higashiyama-Ko-Sei-Ryu
  • Ryu-Higashiyama
  • Soami-Ryu
  • Nihonbashi Enshu
  • Shin Enshu
  • Ango Enshu
  • Miyako Enshu
  • Seifu Enshu
  • Asakusa Enshu
  • Sōgensai
  • Murakumo-Ryu
  • Toko-ryū
  • Shikishima-Ryu
  • Donin-Ryu
Ikebana - a arte japonesa dos arranjos florais - ikebana flores capa 2

Essas são algumas das escolas formadas aos longos dos anos desde 700 até 2000. Isso sem mencionar as inúmeras escolas pequenas ou que se espalharam pelo mundo de diversas maneiras diferentes, gerando assim diferentes estilos.

Caso procure algum curso de Ikebana, é póssivel encontrar no Brasil lugares que ensinam ikebana sanguetsu. A Aliança Cultural Brasil e Japão também oferece aulas de Ikebana nos estilos Ikenobo ou Sogetsu.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Ikebana - a arte japonesa dos arranjos florais
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Como se faz um arranjo floral japonês ikebana?

Para fazer um ikebana se utiliza um simples vaso, um kenzan (anel de metal para prender as flores), água, flores, ramos e caules e uma tesoura. Com essas simples ferramentas você pode criar seu próprio arranjo floral.

Recomendamos procurar ramos e galhos longos em linha reta e fina, com poucas folhas e brotos. Claro que tudo vai depender do estilo de ikebana que você deseja criar. Alguns são simples e delicados, outros são terrivelmente complexos e trabalhosos.

Ikebana - a arte japonesa dos arranjos florais

O Ikebana é um arranjo para ser visto de frente, então na maioria dàs vezes ele será colocado ao lado de uma parede. Eles costumam ser colocados em um hall de entrada ou na sala de visitas para acolher os visitantes e clientes.

Como as flores são frágeis, o máximo que um arranjo de flor dura é cerca de uma semana. Outro aspecto comum, mas não exclusivo presente no ikebana, é a ideia de minimalismo. Muita disciplina e paciência é necessária.

Caso deseja se aprofundar mais no mundo do ikebana existe uma associação no Brasil localizado na Liberdade – SP. Caso esteja no Japão, as escolas mais famosas são Ikenobo, Ohara e Sogetsu.

Vasos, livros e produtos de Ikebana

Talvez você esteja procurando algum livro sobre Ikebana, ou talvez queira comprar um vaso para seu ikebana. Pegamos uns links de sites parceiros e montamos um catálogo de produtos relacionados a Ikebana para você dar uma olhada abaixo:

Faça seu próprio ikebana

A arte japonesa de arranjo floral é praticada em completo silêncio e é pensado para refinar a paciência do praticante e seu senso estético. Como a arte é muito apreciada no Japão, é fácil encontrar eventos em cidade como Tokyo e Kyoto.

Muitos encaram a arte como um passatempo razoavelmente comum em todo o país. Sua simplicidade e complexidade ajuda e entender como o humano encara sua vida, a natureza a sua volta e sua interação com o ser divino e o transcendental.

E você o que acha dessa arte? Agradecemos aos comentários e compartilhamentos! Para finalizar vamos deixar um vídeo mostrando como fazer um Ikebana! Recomendamos ler outros artigos como:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?