APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Houseki no Kuni | Review | Curiosidades | Spoilers

Houseki no Kuni (宝石の国 | em inglês Land of the Lustrous) é um mangá seinen escrito e ilustrado por Haruko Ichikawa lançado em 2012 na revista Gekkan Aftermoon. Em outubro de 2017 recebeu uma adaptação para anime de 12 episódios que impressionou a todos por usar o odiado CG, mas que dessa vez ficou excelente.

Essa obra criou muitas reviravoltas não pela sua arte em CG magnifica, trilha sonora ou história, mas pelas personagens que compõem a obra, que não são nada além de joias ou pedras e cristais. O anime conta basicamente a história de cristais que ganham vida em forma de garotas fofas e lutam contra arqueiros que aparecerem aleatoriamente no céu.

Esses cristais são imortais lutam contra os seres lunares a milênios. A personagem principal é uma garota chamada Phosphophyllite, um cristal bem valioso por sua cor verde, mas bastante frágil. Eu pensei que seria algo totalmente bizarro, como assim cristais? Por mais que pareça bizarro, a história consegue prender e te deixar ansioso com próximo episódio, mesmo parecendo ter um clima leve e tranquilo.

Houseki no kuni | recomendação | curiosidades | spoilers

O anime usa recursos simples no roteiro que causam sentimentos em quem assiste. O processo evolutivo da série, a existência dos cristais, sua luta e sua vida cotidiana causa sempre um impacto em quem está lendo ou assistindo. Todos os episódios conseguem ser diferente e terminar com um cliffhanger sem usar as mesmas formulas clichês.

Curiosidades de Houseki no Kuni

Os lunares que aparece atacando os cristais são referências diretas ao budismo. Sua aparência, roupas, acessórios, músicas, etc. O simbolismo budista e as imagens são definitivamente um fator importante no cenário geral da história e alude a aspectos da filosofia budista. Tanto que vemos o sensei meditando quase o anime inteiro.

Houseki no Kuni, fundamentalmente, é uma exploração fascinantemente imaginativa sobre o existencialismo, conforme entendido a partir da perspectiva da filosofia budista, taoistas e japonesa com ideais realmente profundas. A obra foi até mesmo nomeada no Manga Taisho (Um premio igual o Awards).

Houseki no kuni | recomendação | curiosidades | spoilers

As gemas não envelhecem e nem morrem. A mais antiga é o Diamante Amarelo, com mais de 3000 anos, e a mais novo é a Phosphophyllite que tem cerca de 300 anos. A personagem que vive isolada chamada Shinsha é um cinábrio que está associado ao mercúrio elementar líquido, portanto é perigosa.

Se você ainda não assistiu essa obra de arte, recomendo dar uma olhada e usar a regrinha dos 3 episódios. Caso queira adquirir o manga em inglês: A curiosidade abaixo contém SPOILERS: 

No budismo existem sete pedras preciosas (7 tesouros do sutra do lótus) que representam fé, perseverança, sensação de vergonha, evitação de erros, atenção plena, concentração e sabedoria. A Phos ao trocar suas partes por agate e ouro é uma referência direta a esses tesouros, até mesmo começa a pensar de maneira diferente e com mais sabedoria.

A Phos é única entre as Gemas que está mudando ativamente ao longo do tempo. A cada passo, ele está se aproximando do ideal da transformação budista, uma aceitação de si mesmo em todas as suas perfeições e imperfeições, como simbolizado pelos "Sete tesouros".

Spoilers de Houseki no Kuni

Muitos terminaram o anime na vontade de saber os segredos e as origens deste universo. Caso queiram acompanhar o manga, podem ler a partir do capítulo 33. Abaixo eu vou compartilhar a verdadeira história de fundo de Houseki no Kuni, já que uma segunda temporada é bem incerta.

É impossível saber com precisão toda a hístoria por de trás do universo de Houseki no Kuni, já que no final do anime a Phos está desconfiada do Sensei e quer saber a verdade que ele está escondendo sobre os lunares. Phos consegue ser capturada pelos lunares e vai finalmente parar na lua para descobrir a verdade.

Apesar de ser uma ação perigosa, o chefe da lua apresentar ser amigável e conta a real história por trás dos ataques as gemas na terra. Ele diz que os lunares são espíritos que estão presos na lua e querem ser libertados, mas para isso precisa que um humano faça orações. Kongo-Sensei foi criado para fazer essas orações e libertar os lunares, mas ele está se recusando a fazer isso.

Por esse motivo os lunares atacam as gemas que são preciosas para o Sensei, a fim de chamar atenção e fazer ele mudar de ideia. Tanto que naquela cena do cão Shiro o Sensei faz com que ele desapareça, provavelmente libertando seu espírito.

Houseki no kuni | recomendação | curiosidades | spoilers

Com isso Phos faz um acordo com chefe dos lunares chamado Aechmea para confrontar o Sensei, mesmo estando um pouco incerta se pode confiar totalmente nos lunares. Depois disso eu realmente não sei o que acontece, já que o manga ainda está em andamento.

A Phosphophyllite é mencionada para ter uma forte conexão com suas próprias inclusões, o que permite que suas memórias e personalidade sejam mantidas mais intactas, mesmo que elas percam partes de si mesmas.

Segundo a versão de Kongo-sensei

Seis meteoros visitaram o planeta no passado. Depois que o planeta foi destruído pelo sexto meteoro, seis luas surgiram. Não resta nenhum lugar além da terra onde eles vivem, então toda a vida fugiu para o oceano. O povo que vivia no planeta acabou morrendo e seus ossos viraram cristais que acabaram parando na praia e dando vida as gemas que conhecemos.

O que achou dessa história inesperada por trás do universo de Houseki no Kuni? Espero que tenham gostado do artigo, agradecemos os comentários e compartilhamentos. Recomendamos ler também:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?