APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Política do Japão – Como funciona o governo?

Pelo Japão ser uma monarquia constitucional, a política japonesa funciona de forma diferente da nossa política, por sermos uma república. Na monarquia, o chefe de estado (monarca), por ser uma função cerimonial que não tem controle sobre o governo, não é eleito. Nas eleições do Japão, se elege o chefe de governo (Primeiro Ministro) e os ministros de estado.

Caso você se pergunte como funciona a política e o governo japonês, qual o método governamental, quantos partidos existem, entre outras coisas, nesse artigo irei esclarecer como o governo administra o arquipélago.

Política do japão - como funciona?

Como funciona o Governo do Japão

O Japão é uma monarquia parlamentar constitucional democrática multi-partidária, onde o Imperador é o chefe de estado e o Primeiro Ministro é o chefe de governo e chefe do Gabinete do Japão.

O poder legislativo cai sobre a Dieta Nacional (que seria comparável ao nosso Congresso Nacional) que é composta pela Câmara dos Representantes e Câmara dos Conselheiros. O poder judiciário cai sobre a Suprema Corte e corte mais baixas e a soberania cai sobre o povo japonês pela Constituição de 1947.

Política do japão - como funciona o governo?

Assim como no Brasil, existem vários partidos políticos no Japão pois, ao todo, são mais de 30 partidos japoneses. No entanto, desde 1955, um dos partidos japoneses conhecido como 自由民主党 (Paritdo Liberal Democrata) tem dominado as eleições nas câmaras junto com o 民進党 (Partido Democrata).

Dos mais de 30 partidos, somente 11 partidos são representados na Dieta Nacional. Os outros partidos são representados pelas prefeituras/províncias locais.

Qual a participação do povo na política do Japão?

O Japão é uma nação com uma boa educação e preparação dos jovens ao mercado de trabalho. Mas, no que tange à política, o povo mais jovem tem pouco ou nenhum interesse em votar.

As mulheres não se vêem muito bem-vindas na política, dado o pequeno número de mulheres na política japonesa.

A parcela que realmente vota, são os homens de meia para terceira idade, a maioria sendo da terceira idade.

Política do japão - como funciona o governo?

Isso é algo que, ao mesmo tempo que é uma preocupação para os políticos em geral pois a massa idosa, em breve, vai falecer. Sobrará a massa jovem como curral eleitoral. Mas os políticos não estão muito preocupados em mudar a legislação em favor dos mais jovens. Praticamente, eles sustentam a aposentadoria dos mais velhos.

As mulheres encontram poucas oportunidades na política pois o Japão ainda mantém uma cultura bastante conservadora em relação às mulheres. No Japão, a mulher não consegue manter emprego e filho ao mesmo tempo. O que se espera das mulheres é o casamento e o papel de dona de casa.

Os jovens e as mulheres não vêem muita opção para eles na política. Como consequência de políticas favorecendo homens e aposentados, eles se afastam da política e se abstêm de votar.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?