APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Escada Rolante: saiba as diferentes orientações para usar no Japão

As escadas rolantes passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, pois é um meio de transporte bastante eficiente em shoppings, estações de metrô, lojas e aeroportos.

Elas fazem parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas, servindo como facilitadora de locomoção nos espaços.

Por se tratar de um equipamento grande e robusto, é muito importante que todos que utilizam as escadas rolantes estejam atentos e façam a coisa certa ao usá-las, para que qualquer tipo de acidente possa ser evitado.

Dessa forma, é preciso ter cuidado na utilização e na forma como esta ferramenta é tratada, por fazer parte da rotina de todos, a atenção para o uso deve ser ainda maior, evitando distrações, como os celulares.

Por isso, é necessário comando e sinalização, para que se tenha uma atenção redobrada e instrução durante o uso e para que as informações realmente se fixem e estejam sempre na cabeça de todos.

É normal não estarmos acostumados a pensar como a segurança desses equipamentos funcionam, mas no caso das escadas rolantes, existem botões vermelhos em suas extremidades que podem ser acionados em casos de emergência.

Ou seja,a própria escada rolante disponibiliza ferramentas de segurança para manter os usuários seguros, utilizando sua estrutura metálica resistente para proporcionar uma base segura e acessível.

As escadas rolantes podem ser utilizadas por todos, e se usadas corretamente, não representam nenhum perigo. No entanto, algumas pessoas não respeitam as regras estabelecidas pelas empresas de segurança e acabam se prejudicando neste dispositivo.

Sabemos que acidentes acontecem ao longo do dia e de forma contínua. Por isso, o uso de forma atenciosa e correta é necessária para que não coloque em perigo as demais pessoas.

O uso das escadas rolantes no Japão

Todo país tem diferenças de valores e costumes. As escadas rolantes não são uma exceção nesse quesito. Cada país tem regulamentos diferentes ao andar de escada rolante. Por mais que pareça um mecanismo simples, os regulamentos e regras se diferenciam.

No Japão, por exemplo, por ser um país muito movimentado e populoso, existem escadas rolantes em todos os lugares, além de regras para os usuários utilizarem as escadas rolantes em segurança.

Por exemplo, se você está em Tóquio, que é a maior metrópole do país, você tem que ir para a esquerda e para a direita, mas em Osaka é ao contrário. Ninguém, nem mesmo os locais, tem ideia de porque a etiqueta varia em todo o país.

Mas se estiver confuso, siga a pessoa à sua frente - ela saberá o que fazer. Não abrindo espaço para erros e conseguindo entender de fato o funcionamento e de como o local se adapta a este movimento.

Na capital Tóquio e em outras cidades japonesas, as escadas rolantes das estações de trem, metrôs e shoppings tradicionalmente ficam à esquerda, e quem quiser subir e descer precisa virar à direita.

As escadas rolantes são feitas de uma estrutura pré fabricada, não havendo mudanças consideráveis sobre a sua estrutura e forma, mas o uso e como as pessoas se comportam com a escada em sua rotina variam e tem maneiras diferentes para se utilizar.

Diante dessas regras, é preciso que as pessoas entendam o fluxo e façam parte deste envolvimento na rotina diária, conseguindo de fato estar habituado com os fluxos diários do local, escolhendo o melhor o lado conforme a necessidade do dia a dia.

Em Osaka e outras cidades vizinhas, no entanto, os costumes são o oposto, o que causa muitas vezes confusão entre os cidadãos japoneses e os turistas estrangeiros que visitam a região.

Por isso, as autoridades locais decidiram tomar medidas para mudar essa tradição, concentrando-se no maior número de turistas que esperam receber nos próximos anos e durante diversos eventos que já aconteceram, como as Olimpíadas de Tóquio de 2020.

Contando com uma engenharia de avaliações, para que tudo ocorra da melhor forma possível, o planejamento é para implementar leis e ir de encontro às principais facilidades para que esses eventos ocorram da melhor forma possível.

No entanto, a iniciativa foi apoiada pela empresa ferroviária regional JR West, que anunciou a criação de uma mascote chamada "Hidari-desse" ("Esquerda!" no dialeto de Osaka) para lembrar as pessoas de permanecerem paradas à esquerda enquanto deixam à direita livre para que as pessoas subam as escadas.

Ao implementar de uma forma ainda maior essas iniciativas e campanhas através destes meios, é possível conseguir de uma forma diferente e educativa, que as pessoas compreendam e respeitem as regras de utilização do meio de transporte.

Japão - escada rolante: saiba as diferentes orientações para usar no japão
escada rolante: saiba as diferentes orientações para usar no japão

Medidas que auxiliam a segurança

É preciso estar sempre atento aos perigos que envolvem o uso das escadas rolantes, pois muitas vezes as pessoas não percebem ou não acham que possa acontecer algum tipo de acidente com elas, e seguem o uso sem se preocupar.

Muitas vezes, por achar que tudo está muito distante, e que raramente acontece com quem está subindo e descendo escadas rolantes todos os dias, mostrando um menor cuidado e atenção por conta da rotina intensa ou simplesmente por costume.

Porém, é preciso utilizar as escadas rolantes de forma correta para evitar acidentes e atrasos na rotina das outras pessoas que precisam fazer um laudo elétrico das instalações ou chegar a tempo nos seus trabalhos.

Os avisos de segurança das escadas rolantes são claramente visíveis, mas muitas pessoas acabam não prestando atenção nela. No entanto, uma pequena distração pode acabar sendo fatal, ocasionando uma queda.

Como exemplo, podemos citar um local que possua um projeto combate a incendio, caso o incêndio aconteça, ou passe por alguma situação em que seja necessário, este alarme será acionado e as instruções serão seguidas.

Diante disso, é preciso seguir todas as orientações do local para um aproveitamento maior do produto.

Entre 2012 e 2016, 1.400 pessoas foram levadas a hospitais no Japão a cada ano por acidentes que aconteceram em escadas rolantes, e 60% delas tinham mais de 65 anos, segundo dados do Corpo de Bombeiros de Tóquio.

O movimento de subida e descida de escadas rolantes é tão comum que as pessoas acabam não percebendo que a gigante do aço também é um meio de transporte, e que pode ser perigoso.

Devido a estar em praticamente todos os locais, dificilmente as pessoas pensam em seus riscos, e todas as consequências que possam ser causadas através deste equipamento.

Para que as escadas rolantes sejam mais seguras, é essencial seguir algumas dicas são essenciais

- escada rolante: saiba as diferentes orientações para usar no japão

Dicas para melhor utilização das escadas rolantes

A maioria dos acidentes em escadas rolantes poderiam ser evitados ​​se os usuário entendessem corretamente o modo de utilização.

No entanto, muitas pessoas simplesmente ignoram as regras e acabam não levando a sério os riscos de sua utilização incorreta, seja no Japão ou em outras partes do mundo.

Por isso, é preciso seguir algumas regras de utilização geral, entre elas:

  • Preste atenção aos avisos ao lado das escadas e os respeite;
  • Evite tocar na borda fixa;
  • Nunca se sente nos degraus;
  • Não suba escadas correndo;
  • Tenha cuidado ao usar roupas compridas, pois elas podem ficar presas;
  • Use sempre o corrimão como apoio para evitar quedas;
  • Certifique-se de que seus pés estão no centro dos degraus;
  • Crianças menores de 10 anos devem utilizar o aparelho acompanhadas de adultos;

Além disso, os idosos, pessoas com carrinho de bebê, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência física devem utilizar o elevador, se disponível, contando com assistência elevadores para maior cuidado e vigilância destes meios.

Portanto, lembre-se: a segurança começa sempre com a manutenção preventiva dos equipamentos, seguida pelo cuidado e conscientização do usuário.

Levando em conta todos esses pontos, é possível entender a importância da conscientização e da forma de uso deste equipamento que é muito utilizado.

Só assim é possível de fato evitar transtornos que possam causar acidentes e interromper o fluxo de pessoas que utilizam as escadas rolantes para facilitar e agilizar as tarefas do seu dia a dia.

Seja em países muito populosos como o Japão, ou até mesmo em cidades menores do interior, as escadas rolantes são um meio de transporte, e assim como os carros e motos, também podem causar acidentes se as regras de utilização não forem respeitadas.

Embora existam diferentes regras dependendo de qual parte do mundo você está, a base para uma boa utilização é a conscientização e o respeito com os outros usuários que também utilizam essa ferramenta.

Assim como é preciso ter cuidado ao utilizar uma porta de enrolar elétrica, também é preciso ter cuidado ao utilizar as escadas rolantes, respeitando as regras de cada local e sendo consciente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?